Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Educacenso: técnicos e gestores participam de capacitação

8

Por Lívia Lessa

Discussões sobre a importância do Censo Escolar e apresentação do sistema Educacenso marcaram esta quinta-feira, 7, durante a capacitação realizada no Auditório Professora Hermínia Caldas, no Complexo Pedagógico e Administrativo, em Aracaju. Participaram do encontro os técnicos das unidades escolares circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8).  As oficinas são realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Informação Estatística da Assessoria de Planejamento (Sines/Asplan).

A coordenadora do Serviço de Informações Estatísticas da Seed e do Censo Escolar 2018, professora Jucileide Aragão, destacou que é necessário que os gestores tenham atenção ao adicionarem as informações no sistema Educacenso. “O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desenvolvem políticas públicas educacionais com base nesses dados que são disponibilizados”, ressaltou.

Ainda de acordo com a coordenadora, todas as DREs participarão da capacitação. “Essas oficinas são ministradas por técnicos da Seed, que foram orientados anteriormente por técnicos do Inep”, adicionou Jucileide Aragão.

Para a secretária do Colégio Estadual José Sampaio, no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, Flávia Damacena, esse encontro é importante para esclarecer as dúvidas. “Todos os anos participamos da capacitação e como o sempre acontece alguma mudança, portanto, é necessária essa orientação. Além disso, compartilhamos com os colegas as nossas experiências”, frisou.

Segundo a diretora da Escola Estadual Zumbi dos Palmares,  Alecsandra Ribeiro, o treinamento permite ampliar os conhecimentos. “É um momento enriquecedor uma vez que os técnicos da Seed estão transmitindo as informações de maneira clara e objetiva. Dessa forma, facilita a compreensão acerca das especificidades do sistema e as principais mudanças”, salientou.

O oficial administrativo do Colégio Estadual Cecinha Melo Costa, no Conjunto Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, Luiz Gustavo de Souza, destacou que os técnicos da Seed prestam todo o apoio necessário. “O treinamento é importante, também, para cada vez mais nos familiarizarmos com o sistema Educacenso”, disse.

 Censo Escolar

Realizado anualmente, o Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados. Toda a legislação relativa ao Censo Escolar está disponível para consulta no portal do Inep.

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); Educação especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

As matrículas e dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.

Confira as datas das próximas capacitações

Data Local
08/6 Sede da DRE 4, em Japaratuba
08/6 Sede da DRE 9, em Nossa Senhora da Glória
12/6 Sede da DRE 2, em Lagarto
12/6 Sede da DRE 5, em Nossa Senhora das Dores
13/6 Sede da DRE 7, em Gararu
13/6 Sede da DRE 1, em  Estância
14/6 Sede da DRE 3, em  Itabaiana
14/6 Sede da DRE 6, em  Propriá
Foto Janaina Santos

Leia também