Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

HORA DE ARRUMAR AS ABÓBORAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A base aliada ao Governo foi quem primeiro divulgou, em tom de oficialidade, a pré-chapa majoritária: Belivaldo Chagas (PSD) a governador, Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT) ao Senado. Não se contentou com o lançamento e fez com que todos os partidos vinculados fizessem manifestações de apoio. Já nos primeiro dias, um dos partidos apoiou a pré-chapa, mas o seu presidente fez uma previsão: “até julho muita coisa vai rolar”.

Lembrou que “declarar apoio não tem o menor problema. A política é dinâmica e mais à frente é que a gente avalia o que for melhor para o partido”. Bingo! O cara acertou em cheio. Hoje a composição da base aliada não está em uma gangorra, mas é a única que aparece na mídia como vulnerável às mudanças, por insatisfação em relação a apoio definido.

Todos os dias surgem notas em colunas, blogs, sites e grupos sociais, anunciando, especulando ou blefando sobre mudanças, exclusivamente na montagem da pré-chapa da base aliada. Ainda falam sobre a impaciência do ex-prefeito Fábio Henrique (PDT). Reconheça-se, com menor frequência. Mas o foco de todas essas informações é o pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT) que estaria trocando de grupo.

Rogério vive em absoluto silêncio sobre isso. Nem confirma e nem desmente. Joga ao ar a dúvida eterna em relação à sua decisão política. Alguns dos seus aliados confirmam sua absoluta insatisfação, principalmente com o seu provável companheiro de chapa, Jackson Barreto. O PT já tem grupo que defende eleição própria, distante dos demais partidos e sem bloco a apoiá-lo. Será um suicídio eleitoral, claro, mas é difícil abrir os olhos dos petulantes.

E assim segue complicado, sempre em dúvida com o futuro da coligação. Já está na hora de alguém puxar as rédeas e “arrumar as abóboras”, para que se tenha, definitivamente, a confiança do eleitor e a convicção de que a chapa está fixa e bem posta.

FÓRUM DE DIREITO ELEITORAL

Ex-ministro do TSE, Henrique Neves, participou ontem do Fórum de Direito Eleitoral, promovido pela Alese e tratou sobre a “corrupção eleitoral no Brasil”.

Lembrou que já no Império havia troca de favores.

NÃO CONTOU FATO NOVO

Essa tradição corrupta da política eleitoral no Brasil não é fato novo. A base eleitoral se constrói alicerçada entre mentiras, roubos e corrupções passiva e ativa.

Perdura até hoje sem uma ação eficaz do judiciário.

SEM RECEBER DENÚNCIA

Até o momento o TRE em Sergipe não recebeu qualquer denúncia do uso de ‘fake news’ no Estado. Qualquer pessoa que se sinta prejudicada pode denunciar.

A denúncia será apurada e pode ocorrer a prisão do autor.

O MAIOR PROBLEMA É LOCALIZAR

Um dos problemas que se enfrenta é identificar a linha de quem usou do crime de notícias falsas [fake news], porque [principalmente] o celular pode estar no exterior.

O autor da notícia envia para uma pessoa em Singapura e de lá será postada em Sergipe.

PODE HAVER ALGO NO AR

A mídia especula, com insistência, que o pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT), está se movendo para trocar de composição e ir à busca de melhor condição.

Rogério não fala sobre o assunto e deixa a especulação virar verdade.

O PT TAMBÉM DEIXA ROLAR

Os petistas também deixam essa especulação rolar e não têm preocupação em desmentir o que não seja verdade. O fato é que o campo é vasto para imaginações.

Dúvida, aliás, que a essa altura deveria não existir.

SOBRE A DIVISÃO DE VOTOS

Uma boa fonte da base aliada disse que Rogério Carvalho está chateado porque boa parte dos prefeitos do MDB vota em Jackson Barreto e André Moura ao Senado.

Só o prefeito de São Cristóvão vota em JB e Rogério.

O PT e Rogério cobram reciprocidade do MDB.

COLIGAÇÃO FORMAL COM PSD

A mesma fonte diz que o PT vai se aliar formalmente ao PSD, do governador Belivaldo Chagas, o que não evita cobrar reciprocidade sobre votação ao Senado.

Alguns partidos estão muito indecisos.

PT ANUNCIA CANDIDATURA

Dentro de todo esse barulho em torno da candidatura de Rogério, o vereador Dudu, de Estância, e o professor Joel, anunciam pré-candidatura a governador pelo PT.

O partido está dividido em sua base… Como sempre.

MUITA COISA PODE ACONTECER

Segundo o pré-candidato a deputado estadual Silvio Santos (PT), “até o encontro estadual do partido, que ocorre em julho, muita coisa pode acontecer”.

– Estamos naquela de ‘orai e vigiai’, brincou.

DESEMBARQUE DE BOLSONARO

Um deputado federal avaliou que Jair Bolsonaro (PSL), pré-candidato a presidente da República, foi recebido no aeroporto por aproximadamente 500 pessoas.

Muitas flores e dois ombros contratados para circular com ele pelo saguão.

GRITOS SOBRE A BANDEIRA

Seguidores de Bolsonaro, reunidos na área externa do aeroporto, gritavam palavras de ordem. Uma delas era: “nossa bandeira não será vermelha!”

Mostra que Bolsonaro é o candidato da direita e foca no PT.

CONVERSA COM JACKSON

Segunda-feira passada, o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) teve uma conversa definitiva com o pré-candidato ao Senado Jackson Barreto (MDB).

Avisou que vai permanecer na base aliada e que será candidato a Câmara Federal.

PESQUISA SOBRE À VICE

A deputada Silvia Fontes (PSD) colocou fogo na fogueira sobre a questão da vice. Ela chegou a sugerir uma pesquisa entre ela e Eliane Aquino para escolha da vice.

A pesquisa não foi realizada pelo grupo.

CHAMAR O FEITO À ORDEM

Depois de bater o martelo sobre a sua vice, Belivaldo Chagas fará uma reunião com todos os partidos da base aliada para acabar sobre especulações incômodas.

Belivaldo convidou Eliane Aquino para vice e ela pediu 15 dias para decidir.

AINDA PODE ACONTECER

Antes mesmo da desistência do médico José Hamilton (MDB) de assumir a Secretaria da Saúde, o nome do médico Darci Tavares já era bem visto e citado para a Pasta.

Inclusive por alguns assessores diretos do governador Belivaldo Chagas.

INICIANDO SUAS POSIÇÕES

O jornalista Ricardo Marques já está dando sinais de sua candidatura a deputado estadual. Pede aos leitores que denunciem o fisiologismo cruzado.

Trata-se da troca de parentes entre gestores de poderes diferentes.

ANTECIPA APOSENTADOS

Aposentados e pensionistas, que sempre foram os últimos a receber no Estado, não vão ficar para o final. Amanhã eles já terão dinheiro em conta.

Na terça-feira o pagamento será concluído com os demais órgãos e secretarias.

NINGUÉM VIU BOLSONARO

Estranho: Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente da República, passou despercebido

Em Sergipe. O noticiário das emissoras de TV não viram Bolsonaro passar.

Será que vai acontecer o mesmo com o chuchu Alckmin, na segunda-feira?

Notas

Intervenção para conter dólar – Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, anunciou ontem maior intervenção no mercado cambial para conter o dólar, que fechou em alta de 2,3%, cotado a R$ 3,926, o maior valor desde 1º de março de 2016. Até o final da semana que vem, serão realizados leilões adicionais de contrato de swap cambial.

0x0

Gilmar não concede habeas – O ministro Gilmar Mendes não concedeu, ontem, um habeas corpus. O ministro do STF decidiu manter a prisão de Roberto Rzezinski, investigado pela Polícia Federal na ‘Operação Câmbio, Desligo’. Ele é acusado de realizar operações ilegais que totalizaram R$ 12 milhões, entre 2011 e 2017.

0x0

Alckmin provoca Bolsonaro – O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, segue em investidas contra o pré-candidato ao Planalto do PSL, deputado Jair Bolsonaro (RJ). Nesta quinta-feira, o tucano publicou no Twitter uma mensagem provocativa contra o militar da reserva. Bolsonaro estava em  Aracaju.

0x0

Escolha de dois ministros – O presidente eleito em outubro deste ano, lembra O Antagonista, vai escolher dois ministros do STF, para as vagas de Celso de Mello e Marco Aurélio Mello. Ambos completarão 75 anos na próxima gestão presidencial, alcançando a idade da aposentadoria compulsória.

0x0

Impeachment para Gilmar – Depois de ter sido atacado no plenário do STF, quarta-feira, pelo ministro Gilmar Mendes, o senador Lasier Martins voltou a ocupar a tribuna para pedir o impeachment do ministro. “Esse é um anseio da sociedade, que exige transparência, honestidade e o fim da impunidade no país.”

0x0

Meirelles representa o Governo – O presidente Michel Temer disse ontem que o pré-candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, representa a continuidade das políticas do atual governo. “A população não quer a eliminação do que o meu governo fez e o Meirelles fez parte do governo”.

Conversando

Afeto público – A poucos dias do início da Copa do Mundo, o Itamaraty pede que os gays evitem afeto em público na Rússia.

Ter cuidado – É que na Rússia, existe uma lei vigente desde 2013 que proíbe manifestações LGBT em locais onde hajam crianças. Todo cuidado é pouco.

Queda no fundo – O Fundo de Participação Estadual (FPE) recuou em quase 30% este mês em Sergipe. Houve queda também no ICMS.

Violência amedronta – Tem que se admitir que a criminalidade estar conseguindo amedrontar a própria Polícia. Não há mais segurança para os próprios policiais.

Pelas mensagens – Ao ser entrevistado pela Jovem Pan, o pré-candidato a Governo Milton Andrade, seria eleito no primeiro turno, pelo número de mensagens recebidas.

Oficializa nome – Valadares Filho (PSB) oficializa nesta manhã a sua pré-candidatura ao Governo do Estado, em solenidade na sede do seu partido.

Muita confusão – Há muita confusão e dúvida nas composições anunciadas para disputar as eleições. O eleitor também ainda não se interessa pelo pleito deste ano.

Base aliada – Jackson Barreto e Belivaldo Chagas conversaram muito ontem e um dos temas foi à unidade política da base aliada.

Receita abre – A Receita Federal abre nesta sexta-feira a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2018.

Leia também