Aracaju, 16 de abril de 2024

Moradores da zona Norte comemoram investimentos em obras estruturantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
SONY DSC

Felicidade estampada no rosto, palavras de agradecimento ao poder público e um orgulho imenso de poder trafegar por ruas saneadas e em condições de fluxos. Estes sentimentos não se resumem a uma ou outra pessoa mas a toda população dos locais em que a Prefeitura de Aracaju executa obras estruturantes e investe para que esta população possa conviver em um ambiente bem mais urbanizado e dotado de saneamento básico. Três exemplos do compromisso da gestão em melhorar a vida dos aracajuanos podem ser comprovados na zona Norte da cidade, mais exatamente nos bairros Cidade Nova, Coqueiral e Japãozinho, locais que por muito tempo sofriam com a falta de infraestrutura e hoje passam por uma verdadeira revolução urbanística.

A história do loteamento Moema Mary, bairro Cidade Nova, será contada antes e depois da obra em andamento, com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, que contempla 12 ruas com sistema de drenagem, pavimentação, rede coletora de esgoto e construção de contenções nos locais que necessitam. O projeto inclui, também, o reforço da estrutura de um canal aberto, localizado entre a avenida A e a travessa B.

Quem vai fazer questão de registrar esta mudança para contar aos filhos é o comerciante Thiago Andrade, que está muito feliz com a obra. “Só quem vive aqui sabe o nosso sofrimento e, hoje, olhar nossas ruas e vê-las pavimentadas e limpas é algo surpreendente. Só tenho a agradecer aos gestores por tomar as providências e resolver estes problemas que afetavam até o meu comércio. De agora por diante, terei orgulho de informar onde moro e quero deixar tudo fotografado para que meus descendentes possam tomar conhecimento de como o Moema Mary já foi um dia, e como a Prefeitura trabalhou para mudar esta realidade. Só tenho uma palavra para este momento feliz para todos nós: obrigado”, agradece Thiago.

Sentimento semelhante ao do comerciante é o do pastor evangélico Vandson Dias. Morador do Moema Mary, ele diz que desde que vive no loteamento nunca tinha visto uma obra com esta dimensão e com os benefícios resultantes. “Era poeira no verão e lama no inverno. Esta triste rotina era vivenciada por todos nós e agora com estes benefícios quero até esquecer estas tristes lembranças e só comemorar e usufruir deste momento abençoado. É como diz na Bíblia, ‘para tudo há um tempo determinado’, e este tempo de grandeza chegou aqui na nossa comunidade”, ressalta Vandson.

Em outro ponto da zona Norte, outra comunidade também apresentava déficit estrutural mas, hoje, vive um momento de modificações urbanísticas que impactam na realidade social: o bairro Japãozinho. O testemunho do técnico em telecomunicações Daniel Ramos comprova o novo momento. Nas palavras do morador, a implantação e cobertura do canal serão essenciais para a qualidade de vida dos moradores. “Já temos melhorias: os insetos que tanto nos incomodavam não existem mais, a cobertura do canal vai possibilitar para quem é dono de automóvel estacionar e em suas residências e futuramente esta área pode ser melhor usada, inclusive para nossas crianças brincarem e se divertirem”, enfatiza Daniel.

Com o olhar no manuseio de peças de madeiras, mas sem deixar escapar o que acontece em frente à sua casa, o marceneiro José Francisco dos Santos, morador do bairro Coqueiral há mais de uma década, externa sua satisfação em comparar como eram as ruas do bairro até pouco tempo atrás e a intervenção positiva feita pela Prefeitura no local. “Às vezes fico até sem acreditar se realmente é verdade porque até para chegar em casa eu tinha dificuldades. Na frente da minha casa não tinha condições nem de guardar uma motocicleta e agora vê nossas ruas pavimentadas e sem o perigo de desabamento do morro é algo para comemorar por muito tempo”, revela o morador.

Investimentos

Os investimentos feitos pelo Governo Municipal na zona Norte já apresenta resultados positivos e estão tendo impactos significativos tanto na estrutura das localidades contempladas com as obras bairro, como na vida dos moradores, como ficou claro com os depoimentos. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, enfatiza os valores investidos nesta primeira fase da reconstrução da cidade. “Apenas em obras no Moema Mary, Coqueiral e Japãozinho estão sendo investidos mais de R$ 10,1 milhões em recursos conveniados. Parte destes recursos estavam prestes a retornarem e todo este trabalho que está em andamento seria inviabilizado. Mas graças aos esforços e parcerias com feitas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, está sendo possível executar as obras, melhorar a vida das pessoas e elevar a autoestima dos aracajuanos”, pontua o secretário.

Foto assessoria

Por Tirzah Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também