Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Parlamentares e representantes de órgãos fiscalizadores visitarão unidade do SENAI

5

Evento realizado em todas as capitais do país nesta sexta-feira, 8 de junho, mostrará unidades educacionais e de tecnologia em funcionamento. Alunos e empresários falarão sobre importância das instituições

Unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todas as capitais do País receberão nesta sexta-feira, 8 de junho, visita de parlamentares e de representantes de órgãos de fiscalização. O evento mostrará unidades de educação e tecnologia em funcionamento. Além disso, as autoridades poderão conversar com alunos, familiares e empresários, que falarão sobre a importância dessas instituições para suas vidas e para o Brasil.

Em Sergipe, o evento acontecerá na unidade do SENAI localizada na Avenida Tancredo Neves, 2001 no bairro Inácio Barbosa, ao lado do Teatro Tobias Barreto, a partir das 8 horas da manhã. Lá, os convidados e a imprensa poderão conhecer importantes ações tanto do SENAI quanto do SESI, demonstrando toda capacidade dessas duas instituições em desenvolver cidadania e prover profissionais para a indústria, através da educação. Uma visita às instalações está programada para as pessoas verem ‘in loco’ o trabalho realizado por essas entidades sempre em prol da comunidade sergipana.

Essas entidades, que estão presentes em 2,7 mil municípios brasileiros, têm avaliação positiva da população. De acordo com pesquisa Ibope de setembro do ano passado, 92% dos brasileiros aprovam a atuação do SENAI. Esse índice é de 89% para o SESI. Segundo Lucchesi, o Brasil não teria feito a revolução industrial que fez no século 20, com inclusão social, sem o amplo apoio dessas instituições.

Maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas, o SENAI formou ao longo de sua história mais de 73 milhões de trabalhadores. Anualmente, a entidade realiza mais de 2,3 milhões de matrículas na educação profissional. Reconhecida pela excelência de seu processo educacional, a instituição conquistou, em 2015, o primeiro lugar e, em 2017, a segunda posição na Worldskills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Equipes do SENAI ficaram à frente de equipes da Coreia do Sul, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Japão e França nesta que é considerada a maior competição internacional de educação profissional.

No Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) realizado em todo país, o SENAI Sergipe conquistou o primeiro lugar em três das quatro últimas edições. Além disso, um aluno de Estância representou o Brasil na competição mundial mais importante da educação técnica, a WorldSkills, que aconteceu ano passado, em Abu Dhabi. Atualmente são mais de 7 mil alunos matriculados só em nossas unidades fixas, entre cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem, dentre outros.

O SESI está entre as instituições com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, de acordo com estudos dos especialistas Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Naércio Menezes, do Insper, e Rubem Klein, consultor da Fundação Cesgranrio. Anualmente, a instituição beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas em educação básica, continuada e em ações educativas e mais de 4 milhões de pessoas com serviços de segurança e saúde no trabalho.

Em Sergipe, o SESI oferece serviços de educação, saúde e segurança do trabalho, promoção de saúde na indústria, dentre outros, que beneficiam milhares de trabalhadores todo ano. Para se ter uma ideia, somente nas cinco unidades escolares da instituição foram matriculadas até abril de 2018, 7.259 alunos. Fora as parcerias com entidades como a Polícia Militar que traz benefícios para toda a sociedade.

Transparência

Informações sobre a gestão do SESI e do SENAI estão disponíveis para toda sociedade nos sites de Transparência por meio dos links: www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/transparencia e www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia.  Nessas páginas, hospedadas nos sites das instituições, estão publicados dados sobre orçamentos, balanços contábeis, pareceres de auditores independentes, licitações, editais, relatórios de atividades e a infraestrutura existente, entre outros.

Essas instituições, que passam por várias auditorias e fiscalizações, são consideradas referências por órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), pela forma transparente e clara que disponibilizam dados e informações para a população.

Saiba mais sobre o SESI e SENAI em http://sempresesisenai.com.br/

Fonte e foto UNICOM/FIES

Leia também