Aracaju, 28 de março de 2024

SOBRE O PT APOIAR O PSB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Enquanto as notícias e especulações vagam em Sergipe, sobre afastamento do pré-candidato ao Senado Rogério Carvalho (PT) da base aliada, em Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, o também pré-candidato a senador Jackson Barreto (MDB) estava junto a ele (Rogério) no lançamento da pré-candidatura de Lula a presidente da República. Tiraram fotos juntos e tudo…

Segundo petistas aliados ao Governo, e que disputam mandatos proporcionais no pleito deste ano, “não há risco de Rogério convencer o partido a se integrar ao PSB, apoiar a chapa majoritária que tem Valadares Filho ao Governo, com participação do PT na disputa pelo Senado”. Já hoje essa informação circulou em um dos sites de Aracaju, com o tom de que tudo já estivesse decidido.

Claro que uma ala respeitável do Partido dos Trabalhadores se rebela contra o apoio à base aliada. Formada pela Articulação de Esquerda, orientada pela deputada Ana Lúcia (PT), esse segmento nunca foi de manter alianças com Governos, inclusive o do próprio PT, no período de Marcelo Déda.

É natural dissidência entre petistas, assim como é histórico, que depois da aprovação de alguma decisão a sigla abrace a causa sem mais contestação e a defenda como se jamais a tivesse reprovado.

Certo que a oposição – e até integrantes petistas – criem especulações para provocar a saída de Rogério. Mas está tudo sob controle e sem qualquer receio de incidentes que possam reduzir a unidade na base aliada. Embora, e não há como deixar de perceber, que Rogério não engole que prefeitos do MDB votem em Jackson Barreto e André Moura para o Senado.

Embora seja uma posição política incontrolável dos prefeitos, assim como a de petistas que não aceitam JB.

AÇÃO PARA AFASTAR ROGÉRIO

Há uma campanha explícita nas redes sociais, com o anonimato que o caso requer, para criar um problema entre Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT).

E, de alguma forma, isso está estremecendo a base aliada.

DE ONDE PARTE O MOVIMENTO

Essa campanha parte, lógico, da oposição que tem o interesse em desestabilizar o bloco adversário. Mas também tem setores do PT que estão inflando essa onda.

A tendência Articulação de Esquerda é radical e não vota em JB e Rogério juntos.

BELIVALDO TEM CONVERSADO

O governador Belivaldo Chagas (PSD) disse ontem que tem conversado com Rogério e Jackson. Sente que não há qualquer divergência entre os dois.

– Não sei por que essa onda toda, disse.

VIAGENS PELO INTERIOR

Belivaldo Chagas também contou que na semana passada viajou com os dois para cidades do interior e a convivência entre ambos é absolutamente natural.

– Não existe qualquer dificuldade para estarem na mesma chapa, admitiu.

SOBRE ALIANÇA COM PSB

Em viagem pelo interior e se mostrando animado com as chuvas, Belivaldo fez uma pergunta e ele mesmo respondeu em português, inglês e francês:

– Sabe quando PT fará composição com PSB? Nunca, never, jamais.

NOMEAÇÃO PARA A SAÚDE

Belivaldo Chagas informou que a nomeação do médico Valberto Lima para a Secretaria da Saúde foi uma escolha pessoal dele. Disse que Valberto ocupou bem a Pasta.

Alguns aliados de Belivaldo também torciam pela continuidade de Valberto.

ROGÉRIO ESTÁ EM MINAS

Rogério Carvalho está em Contagem (MG), onde participa de reunião do PT sobre as estratégias para as eleições de 2018 e lançamento de Lula para presidente.

Ouviu atentamente as orientações da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

HELENO SE DIZ TRANQUILO

Ex-prefeito Heleno Silva (PRB) disse ontem que o deputado André Moura (PSC) não tem nada a ver com Jackson Barreto há muito tempo, “estamos crescendo junto”.

André Moura e Heleno Silva são pré-candidatos ao Senado pela oposição.

MÚSICA PARA A CAMPANHA

O senador Valadares (PSB) apresentou ontem música de sua autoria para a campanha de Valadares Filho ao Governo do Estado.

Foi à surpresa maior da oficialização da pré-campanha.

DISCURSO COM EUFORIA

Valadares Filho fez um discurso animador para o grupo e falou da boa receptividade que a sua pré-candidatura tem por onde ele circula.

O PSB fez aliança com PPL, Pros, PRTB, PTB e PRP.

A QUESTÃO DO SENADOR

Apesar do clima de unidade sobre a pré-candidatura do PSB, havia uma pergunta que ficou no ar: Senador Valadares será candidato à reeleição?

Nisso o bloco está dividido: uma parte acha que sim e outra defende que não.

NÃO FALA SOBRE ISSO AGORA

O senador Valadares não pretende falar sobre isso agora. Acha que primeiro tem que consolidar a pré-candidatura de Valadares a governador e só depois tratar do Senado.

Crescem as apostas de que ele disputará a reeleição.

REUNIÃO SOBRE PRIORIDADE

O presidente do PPS, Clovis Silveira, teve reunião com o coordenador do partido no Nordeste, Regis Cavalcanti, em Maceió, para discutir questões eleitorais.

O encontro terá repercussão depois de reunião da Executiva Estadual.

VOLTADO PARA O FEDERAL

Clovis Silveira disse, ontem, que o PPS está voltado para a eleição de deputado federal e que a disputa pelo Governo e Senado passa a ser secundária.

Lembrou que candidatos a estadual do PPS têm que votar no federal da legenda.

FARÁ REUNIÃO DA EXECUTIVA

Reunião da Executiva Estadual do PPS será realizada na próxima semana, para anunciar essa decisão para que candidatos a estadual votem na legenda para federal.

Quem não assumir esse compromisso pode até perder a legenda.

BRENO CONFIRMA CANDIDATURA

Breno Silveira (PCdoB) confirma sua candidatura a deputado estadual. Desmente notas divulgadas de que ele teria desistido de disputar o mandato.

E mais: seguirá o partido em toda a chapa.

ALCKMIN VEM A ARACAJU

Pré-candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin chega a Aracaju amanhã e à noite viaja a Itabaiana para visitar a festa do Caminhoneiro em um tour político.

Na segunda-feira almoça e faz palestra na Acese.

GRAVA ALGUNS VÍDEOS

Também na segunda-feira pela manhã, Alckmin vai à sede do PSDB e conversa com políticos dos partidos aliados, junto a Eduardo Amorim.

Aproveita para gravar vídeos e áudios para a campanha eleitoral.

Notas

Processo posto em pauta – Ministro Celso de Mello, do Supremo, autoriza colocar em pauta processo que aponta corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a presidente nacional do PT, Gleici Hoffmann, e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo; será o segundo julgamento de políticos na Operação Lava Jato.

0x0

Bolsonaro cortará Ministérios – Pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, cortará pela metade o número de ministérios e defenderá diminuição do Estado se eleito em outubro, afirmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), um dos coordenadores da campanha do postulante ao Palácio do Planalto à agência Reuters.

0x0

Tesouro tranquiliza seu mercado – Depois de o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, anunciar que a instituição injetará mais US$ 20 bilhões na economia, o Tesouro Nacional deu, nesta sexta-feira (08) seu recado para tentar tranquilizar o mercado, em alta volatilidade nesta semana.

0x0

Caminhoneiros se reúnem – Desde a manhã de sexta-feira, caminhoneiros se reuniram na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, para discutir uma nova tabela de preços mínimos de frete. A discussão, porém, não resultou em uma nova publicação por parte do Governo Federal.

0x0

Sobre acordos de delação – O STF deve retomar na próxima quinta-feira o julgamento de uma ação que definirá as balizas dos acordos de delações premiadas fechados pela PF. A Corte começou a analisar o caso em dezembro do ano passado. Já há maioria formada (6 a 1) para permitir que a PF negocie termos com os colaboradores

0x0

Trabalho de apertar o botão – Mês passado, a Câmara dos Deputados assinou o quarto e último termo aditivo de contrato para a prestação do serviço de ascensoristas. O contrato, que vigora desde 2014, já custou R$ 13,3 milhões aos cofres públicos. Para que os deputados não precisem se dar ao trabalho de apertar o botão do elevador,

Conversando

Mais firme – Eduardo Amorim (PSDB) disse ontem que está cada vez mais firme na pré-candidatura ao Governo. “Uma disposição gigantesca”, disse.

A estadual – Rodrigo Valadares (PTB) é pré-candidato a deputado estadual. Quem disputa Federal pelo partido é Laurinho da Bomfim.

Reforma Agrária – O deputado federal André Moura (PSC) atua em assentamentos e prega a reforma agrária. Além de trazer recursos.

Região Sul – André Moura viabilizou recursos para o complexo de assentamento Nova Esperança, que abrange os municípios de Tomar do Geru, Cristinápolis e Indiaroba.

Causam danos – As chuvas caem intermitentes em Aracaju e já começa a provocar danos nas avenidas que receberam camada de asfalto recentemente.

Ainda sofrem – Alguns supermercados de Aracaju sofrem com o desabastecimento em vários produtos essenciais. Vai regularizar na próxima semana.

Sobre gastos – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) começa alertar aos municípios sobre gastos nos festejos juninos. Mas é preciso fiscalizar.

Daniel e Lula – O deputado João Daniel (PT) também esteve em Minas para o lançamento do nome de Lula à Presidência, junto a Rogério Carvalho.

Medidas duras – Apesar do momento político o governador Belivaldo Chagas vai tomar providências corretas em relação às finanças do Estado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também