Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

SAÚDE APLICA VACINAS CONTRA INFLUENZA NOS SHOPPINGS DA CAPITAL

Em alusão ao Dia Nacional da Imunização, comemorado neste sábado, 9, e para contemplar os usuários que têm dificuldade de acesso ao serviço durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou estandes nos dois shoppings da cidade para vacinar os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Os pontos aplicam as doses das 10h às 17h, e ficam em frente à C&A (Jardins) e ao GBarbosa (Riomar).

De acordo com a coordenadora de Imunização, Tânia Nunes, apenas as crianças não poderão receber as doses durante a ação. “Só não estamos vacinando as crianças pela necessidade de um maior acompanhamento do histórico, feito pelos profissionais de saúde. Como se trata de um público-alvo mais vulnerável, solicitamos aos pais que continuem levando-as para as unidades, onde poderemos não apenas aplicar a vacina contra a gripe, mas garantir outras imunizações que são essenciais para a uma boa saúde nesta idade”, justificou.

A enfermeira Mariana Costa foi ao Riomar Shopping com a mãe, a professora Maristela Costa, e as duas procuraram o estande. “Acho muito importante a imunização, por isso quando li a notícia na internet que estaria disponível aqui, chamei a minha mãe e viemos. Já vínhamos fazer compras mesmo e aproveitamos a oportunidade”, revelou.

A professora de Biologia, Glaucia Lima, viu o ponto de vacinação durante a ida ao Riomar para pagar algumas contas. “Achei ótimo, porque eu não tive tempo de ir a uma unidade de saúde para me vacinar. Aproveitei a chance e acho fundamental essa prevenção de doenças. Esta época do ano é muito propícia a gripes e resfriados, e eu não quero adoecer nem transmitir para os meus alunos. Assim eu fico mais tranquila”, declarou.

Grupos prioritários

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza devem procurar as Unidades de Saúde da Família para receber a imunização até o dia 15 de junho. A meta é imunizar 90% do público-alvo, o que ainda não ocorreu. Em Aracaju somente cerca de 70% deste público foi imunizado.

Para receber as doses da vacina, fazem parte desse grupo: pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menos de cinco anos; trabalhadores da área da saúde; professores das redes pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas); profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

A única contraindicação da vacina é para as pessoas que possuem alergia severa a ovo.

Leia também