Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Maratona de criação de soluções tecnológicas acontece desta terça a domingo, 12 a 17 de junho

c8c77416-bdce-a520

Hackathon UFS: Maratona de criação de soluções tecnológicas acontece desta terça a domingo, 12 a 17 de junho

Desta terça a domingo (12 a 17), acontece o Hackathon UFS, uma das ações realizadas em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe. Promovida pela UFS (por meio do Gabinete da Reitoria, DComp/Departamento de Computação, PROCC/Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e pela PROEX/Pró-Reitoria de Extensão), em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a ação faz parte do projeto Smart UFS, cujo objetivo é a criação de um portal de conhecimento para a cidadania, inovação e transparência na difusão de serviços e produtos de software da UFS, que permitam a melhoria da qualidade de vida das comunidades nos seus campi e nos principais pilares de Cidades Inteligentes: Educação, Comunicação, Gestão Ambiental, Governança, Insumos (Água, Energia, Gás e acesso a Internet), Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança.

Hackathon UFS no HU de Aracaju – Consiste numa maratona cívica de programação e inovação que será protagonizada pela comunidade UFS: discentes, servidores técnicos e docentes ficarão enclausurados, desde a noite da sexta-feira, dia 15, até a manhã do domingo, dia 17, construindo soluções inovadoras para desafios que foram elencados previamente por meio do mapeamento de demandas junto à gestão de topo da UFS. Para este primeiro Hackathon UFS foram escolhidos 8 desafios.

Primeira etapa – As formações das equipes: será realizada uma formação prévia com os maratonistas do Hackathon UFS no auditório do DComp, terça-feira, dia 12, às 17h. Nesta etapa, todos os Maratonistas Programadores participarão de minicursos do II SES – Simpósio de Engenharia de Software – Caminhos Tecnológicos para as Cidades Inteligentes. Em paralelo, também serão divulgadas as classificações dos maratonistas inscritos e formados os times entre os Maratonistas Programadores e Multidisciplinares que cuidarão de cada um dos 8 desafio elencado.

Segunda etapa – A Maratona: os maratonistas ficarão enclausurados, desde a noite da sexta até a amanhã do domingo (de 15 a 17), na Biblioteca do HU Aracaju. Durante o evento, serão ministradas mentorias e palestras por professores doutores, mestres e membros de empresas juniores, da UFS, para auxiliar na conclusão dos projetos inovadores. Ao estilo Campus Party, serão montadas barracas de camping nas salas de aula acima da biblioteca, onde os maratonistas poderão descansar durante a madrugada.

Olimpíadas, Maratonas e Hackathons na UFS  – O DComp e o PROCC possuem uma vasta experiência na realização de competições na área das Ciências da Computação. Há mais de 10 anos a UFS sedia anualmente a competição regional da OBI – Olimpíada Brasileira de Informática e a Maratona de Programação da SBC – Sociedade Brasileira de Computação. O que já culminou com uma equipe do DCOMP/UFS classificada para a final mundial da competição de programação, realizada pela ACM – Association for Computing Machinery, com sede em Nova Iorque. Mais recentemente, o DCOMP e o PROCC realizaram os primeiros Hackathons – maratonas cívicas de programação e inovação do estado de Sergipe. Em 2016, em parceria com a IBM e a Apple foi realizado o HackaTruck, uma maratona realizada num caminhão itinerante da IBM. E em 2017, durante o FASC – Festival de Artes de São Cristóvão, foi realizado o Hackathon Carmelita durante 73h no Paço Municipal de São Cristóvão. Neste ano de 2018 estão programados 5 Hackathons UFS, os quais serão realizados nos Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto e nos campi de Itabaiana, Laranjeiras e Glória.

Mais informações estão disponíveis em: HACKATHON.Smart.UFS.br

Programação preliminar

Terça-feira, 12/06: Formação dos Grupos de Trabalho (GT) para cada desfio

15h – Participação obrigatória dos Maratonistas Programadores no II SES – Simpósios de Engenharia de Software: Caminhos Tecnológicos para as Cidades Inteligente (LOCAL: Auditório do DComp)

17h – Presença obrigatória dos Maratonistas Multidisciplinares para a definição dos Grupos de Trabalho (LOCAL: Sala de Seminários do DComp/PROCC – primeiro andar do prédio novo do DComp, ao lado do Espaço Vivência da UFS em São Cristóvão)

Sexta-feira, 15/06: Abertura (Local: Auditório do HU Aracaju)

20h – Cerimônia de abertura

20h20 – Apresentação do Projeto Smart.UFS.br e o HACKATHON UFS) / Análise Inteligente de Dados para Cidades Inteligentes / Criação, Inovação e Transferência Tecnológica em Cidades Inteligentes

21h20 – Início da maratona

Sábado, 16/06: Palestras mentores/consultores/professores

10h – Mentorias de Consultores sobre os Desafios 2, 3, 4 e 6

15h – Pitch: Como uma boa apresentação pode mudar seu futuro

15h20 – Vulnerabilidades no desenvolvimento de apps, segurança dos dados e soluções criativas em segurança;

15h40 – Apresentação dos métodos avaliativos utilizados

16h – Mentorias de Consultores sobre os Desafios 1, 5, 7 e 8;

16h – City Tours Inspiradores

Domingo, 17/06: Pitches, premiação e encerramento (Local: Auditório do HU Aracaju)

8h – Entrega dos Artefatos

9h – Apresentação e Julgamento dos Pitches

11h – Encerramento e Premiação dos Grupos de Trabalho

*Fonte: DComp/UFS

Leia também