Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Secretário da Defesa Social recebe medalha de Amigo da Marinha

7

Na manhã desta segunda-feira, 11, o secretario municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, recebeu a medalha de Amigo da Marinha. A honraria foi concedida pelo Comandante do 2° Distrito Naval, com a aprovação do Comandante da Marinha, e entregue pelo capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira, capitão dos Portos de Sergipe, durante a cerimônia militar alusiva aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

O secretário retoma o fato histórico que motiva as comemorações e ressalta a honra em se homenageado neste dia. “A data da Batalha de Riachuelo lembra a ocasião em que o Brasil, surpreendido por forças paraguaias, reagiu e foi vitorioso, sob a liderança do Almirante Barroso. É uma satisfação estar aqui prestigiando e também recebendo a medalha de Amigo da Marinha, o que para nós é motivo de muito orgulho”, destacou o coronel Luís Fernando Almeida.

O capitão dos Portos de Sergipe ressalta que essa vitória nos proporciona, hoje, o que entendemos por nacionalidade e por uma república federativa uníssona. “Nessa Batalha os heróis da nação nasceram e muitas pessoas deram a vida pelo país. Então, é dia de cultuarmos esses heróis da nação, além de ser uma oportunidade de interagir coma a sociedade local”, explicou o capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira.

Na ocasião foi entregue a medalha da Ordem do Mérito Naval, a maior condecoração da Marinha, além das medalhas dos Amigos da Marinha, e as medalhas de tempos de serviços e promoção dos militares. “A medalha Amigo da Marinha revela uma sociedade de pessoas que possuem afinidade com a Marinha e que hoje recebem o nosso reconhecimento”, enalteceu.

Prestigiou a solenidade, realizada na Capitania dos Portos de Sergipe, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana. “O secretário Luís Fernando tem uma folha de serviços prestados à Sergipe que é muito extensa, e agora recebe esse reconhecimento da Capitania dos Portos. Justamente por esses serviços que ele vem prestando ao estado e, particularmente, para Aracaju, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, é uma homenagem merecida. Eu fico honrado por estar aqui para prestigiá-lo”, declarou o secretário Jorge Santana.

Foto Sérgio Silva

Leia também