Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

ANÁLISE QUE VALE A PENA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Um ilustre analista da política sergipana, que se dedica há anos e faz previsões através do que acontece no dia a dia da arrumação de composições, diz que o PSB, ano que vem, se a carruagem continuar a rumar à direita, como ocorre hoje, será oposição ao Governo Federal. Acha que “Atualmente, é quase um partido nanico”.

Avalia que, para sobreviver e estar apto a disputar prefeituras em 2020, vai precisar de musculatura: fundo partidário e horário de rádio e TV. Isso se compõe pela bancada na Câmara dos Deputados. Caso Valadares vá à reeleição, pode até se reeleger, mas perde o partido. Indo a deputado federal faria talvez ele e um outro [certamente, Elber Batalha] – são 120 mil votos para eleger o primeiro e 190 mil para o segundo.

Ora, política é coisa do Diabo – reconhece – mas em se tratando de eleição, pensar no amanhã é tão importante quanto o hoje. Se ficar com a bancada na Câmara dos Deputados que hoje detém, o PSB corre o risco de em breve sumir. O senador vai pensar nisso, sem dúvida, até porque eleição é um jogo onde se pode ganhar. Mas também, claro, pode perder – e feio!

O pensamento do analista pode até ser severo, mas casa com o que pensam políticos de outros partidos, inclusive ligados ao PSB, em relação a uma posição do senador Valadares, para fortalecer a candidatura do filho e levar o seu partido a uma outra posição no ranking das legendas. Valadares prefere evitar o assunto, mas em nenhum momento exibe vontade de “recuar para vencer algumas dificuldades que podem vir naturalmente”.

O próprio Valadares sabe dos obstáculos para uma eleição do filho ao Governo, com a sua candidatura ao Senado, embora ele sinalize que agora trata da candidatura a governador, com o objetivo de consolidá-la. Só depois tratará sobre sua posição na formação da Chapa Majoritária. É esperar para ver…

ADEMA SOB NOVA DIREÇÃO

O advogado Gilvan Dias foi nomeado pelo governador Belivaldo Chagas, para presidir a Adema. Ele é indicado do Pastor Virgínio (DEM) e assume hoje pela manhã

Fausto Leite se mantém na diretoria técnica. Faz parte da cota pessoal do governador.

FAZ PARTE DE ENTENDIMENTO

A nomeação de Gilvan faz parte do entendimento de Belivaldo com o pastor Virgínio e pastor Joanan, pré-candidato a deputado estadual, com apoio da Assembleia de Deus.

Pastor Virgínio passa a integrar a base aliada ao Governo.

PESQUISAS INTERNAS FEITAS

Pesquisas internas entregues ontem para avaliação de candidatura de Belivaldo Chagas (PSD) ao Governo, mostram que ele está em terceiro lugar na grande Aracaju.

O que foi comemorado pela equipe de marketing.

COM PRESENÇA DE ELIANE

Pelo menos em duas cidades, quando foi colocado o nome de Eliane Aquino (PT) para vice, o percentual dobra favorável a Belivaldo Chagas.

Os outros dois pré-candidatos ficam em segundo e terceiro lugares.

A CONVERSA ESTÁ PRÓXIMA

A conversa entre Belivaldo Chagas e Eliane Aquino está prestes a acontecer. Pode até ter ocorrido ontem, mas não passará de amanhã.

Essa é a conversa que ficará cima de qualquer agenda.

O PT ACEITA NUMA BOA

O Partido dos Trabalhadores aceita o nome de Eliane Aquino para vice desde que preserve a vaga de Rogério Carvalho ao Senado na chapa majoritária.

A base aliada não discute Rogério para pré-candidato ao Senado.

MARCIO DIZ QUE DÁ ORGULHO

Marcio Macedo, que se divulga como ‘pré-candidato a deputado federal de Lula’, já avisou que o nome de “Eliane na vice nos enche de orgulho”.

E fala da alegria do PT em ter o nome dela como vice.

MENDONÇA JÁ SE PREOCUPA

Depois que Valadares Filho (PSB) oficializou a sua pré-candidatura, Mendonça Prado, também pré-candidato pelo DEM, despencou para valer.

Mendonça se diz com disposição para reagir.

ESPECULAÇÃO SOBRE APOIO

Em conversas, já tem gente falando que Mendonça (DEM) pode fazer aliança com Belivaldo (PSD) e apoiá-lo na disputa pelo Governo.

Fala-se também em coligação com Valadares Filho (PSB).

QUESTÃO SOBRE MANDATOS

Dentro do DEM tem quem analise que Mendonça Prado poderia se compor com o PSB, caso o senador Valadares saísse para disputar a Câmara Federal.

Nesse caso Mendonça seria o candidato ao Senado.

DE JACKSON SOBRE ANDRÉ

Em entrevista ontem a rádio em Carmópolis, Jackson Barreto (MDB) disse que não tem aliança com o deputado André Moura (PSC), de cor nenhuma.

– Nem branca, nem vermelha, nem preta, nem azul e nem roxa, concluiu.

A CHAPA DE BELIVALDO

Jackson também disse que os candidatos ao Senado da chapa de coligação de Belivaldo são Rogério Carvalho e ele: “trabalhamos agora o nome de Eliane para vice”.

– Falo de forma muito clara sobre essa composição para Governo e Senado.

FÁBIO E A DISPUTA ELEITORAL

O deputado Fábio Reis (MDB) acha que as previsões sobre o resultado do pleito para o Governo e Senado ainda estão muito incertas, mas acredita na reeleição de Belivaldo.

– Ele é ficha limpa, é simples e mostra que vai resolver os problemas do Estado.

SOBRE ÍNDICE DE INDECISOS

Fabio admite que o índice de indecisos ainda é muito alto, o que mostra a indiferença dos eleitores para com um momento em que eles são que mudam o País.

Acha que a mídia deveria esclarecer isso à sociedade.

AINDA NÃO CONVERSOU

O pré-candidato ao Governo pelo PSB, Valadares Filho, disse ontem que ainda não conversou com o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) sobre composição.

– Mas é natural que conversemos um pouco mais adiante.

REUNIÃO DO PPS NA SEXTA

PPS adiou a reunião que faria hoje para sexta-feira. A Executiva Nacional pressiona a Estadual para não aceitar ‘infidelidade’ de pré-candidatos a deputado estadual.

Com a infidelidade, o partido será ‘traído’ e pode não eleger nenhum federal.

VOTO EM FEDERAL DE FORA

Os pré-candidatos a estadual do PPS, Daniel Fortes e Dílson de Agripino vão trair o partido, votando em Gustinho Ribeiro (SD) e Pastor Antônio (PSC).

A posição dos dois estaduais prejudica o PPS, que pode não eleger ninguém.

PODE NÃO DAR LEGENDA

O PPS nacional força a barra para que o diretório do partido, em Sergipe, não dê legenda para os candidatos a estadual que não votarem no federal da sigla.

O PPS precisa eleger deputados federais este ano.

VISITA DECEPCIONANTE

Segundo tucano de bico forte, a visita de Geraldo Alckmin a Sergipe foi decepcionante. Principalmente a Itabaiana, onde só haviam três prefeitos.

Alckmin precisa melhor sua performance no Estado.

Notas

STJ nega recurso suspensivo – Ministro Félix Fischer, relator dos casos da Operação Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conceder efeito suspensivo ao recurso que o petista apresentou ao STJ. Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.

0x0

STF absolve deputado tatuado – A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) absolveu ontem o deputado Wladimir Costa (SD-PA). O processo apurou suposto desvio de salários de funcionários de seu gabinete na Câmara. A decisão foi unânime. Para os ministros, não há provas da prática do crime conta ele.

0x0

STF julga Gleisi e o marido – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

0x0

Gilmar defende Cabral – O ministro do STF, Gilmar Mendes, recomendou ontem a responsabilização de agentes que algemaram o ex-governador do Rio Sérgio Cabral em 18 de janeiro deste ano. Na ocasião, o político foi levado para fazer exames de corpo de delito antes de ser transferido para uma prisão em Curitiba.

0x0

Raquel recorre de decisão – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu à Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão do ministro Gilmar Mendes que soltou Oswaldo Prado Sanches, um dos presos da operação Câmbio, Desligo, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

0x0

José Agripino se torna réu – A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da União) contra o senador José Agripino Maia (DEM-RN). A decisão foi tomada ontem e torna o congressista réu por corrupção, lavagem de dinheiro e uso de documento falso.

Conversando

Subtenente Edgard – “Não espero decisões do STF, TSE ou STJ. Não votarei em candidato que já detenha mandato eleitoral ou esteja respondendo por corrupção”.

Apoio do pastor – O governador Belivaldo Chagas consolida o apoio do pastor Virgílio à sua pré-candidatura à reeleição.

País do futebol – Sergipe já decreta ponto facultativo para os dias em que a Seleção Brasileira esteja em campo. O país do futebol não é brincadeira.

Dia dos namorados – Deputados federais comemoraram o Dia dos Namorados em sessão plenária. Alguns deles chegaram ontem e podem retornar hoje.

Namora Sergipe – Pré-candidato a governador, deputado federal Valadares Filho (PSB) disse que está solteiro e que sua namorada é Sergipe.

Grupos locais – Fábio Reis (MDB) diz que acha bom a sua cidade, Lagarto, ter dois candidatos a deputado federal, porque se dará uma disputa de grupos locais.

Para retornar – Com o apoio de Valmir de Francisquinho (PR), o deputado Bosco Costa tem melhor condição de retornar à Assembleia Legislativa.

Imóveis usados – Os servidores públicos poderão financiar um valor maior ao comprarem imóveis usados por meio da Caixa Econômica Federal.

Fábio Mitidieri – “Ontem foi dia de celebrar mais um ano da fundação de Simão Dias! A cidade que nos deu cidadãos ilustres como Belivaldo Chagas e Marcelo Déda”.

 

Leia também