Aracaju, 29 de março de 2024

EMSURB IRÁ FISCALIZAR COMÉRCIO DE FOGUEIRAS NA CAPITAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Umas das principais tradições das festas juninas do Nordeste é acender a fogueira, em especial no dia de São João. Em Aracaju não é diferente. Com o intuito de fiscalizar e disponibilizar locais adequados para a comercialização do produto, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem atuando nos principais pontos de venda na capital.

“Solicitamos o registro da origem da madeira que será comercializada, bem como os documentos pessoais do interessado para, em seguida, conceder o termo de liberação do espaço público, mediante pagamento da taxa de ocupação, que varia de acordo com o tamanho da área requisitada”, explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Em Aracaju, esses locais se concentram na avenida Heráclito Rolemberg, no conjunto Augusto Franco, e na praça Ranulfo Prata (em frente ao Cemitério da Cruz Vermelha), no bairro Getúlio Vargas. Ainda segundo o diretor, a autorização em espaços adequados tem o objetivo de dar melhores condições de trabalho aos comerciantes e mais opções aos cidadãos, que procuram comprar a fogueira e os demais produtos dos festejos juninos. “Durante as semanas que antecedem o período junino, intensificamos a fiscalização para proibir a venda em locais inadequados, como calçadas e demais espaços públicos sem estrutura para esse tipo de comércio”, informou.

Comércio legal

Comercializando fogueiras há mais de dez anos no conjunto Augusto Franco, José Enaldo Santos, comentou sobre a importância de vender de forma autorizada e com produtos legais. “Todos os anos vou com antecedência até a Emsurb para solicitar a liberação do local onde vou vender minha mercadoria. Só trabalho com madeira permitida pelo Ibama, como o eucalipto e outras árvores frutíferas. Espero conseguir vender tudo até o São Pedro”, destacou.

“A organização do local nos ajuda a garantir boas vendas, pois os clientes preferem lugares com maior facilidade de estacionamento e que tenha outros produtos juninos por perto, como a Ceasa”, explicou, José Antônio Santos, que comercializa fogueiras na praça Ranulfo Prata há mais de 30 anos.

Foto Marcos Rodrigues

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também