Aracaju, 29 de março de 2024

Vacina contra gripe tem ampliação de faixa etária a partir de segunda-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
9

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, a partir da próxima segunda, dia 18, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) será ampliada para crianças de cinco a nove anos e para adultos de 50 a 59 anos. A ampliação da faixa etária foi uma decisão do Ministério da Saúde para atingir a meta de 90% de pessoas imunizadas.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca, os critérios para eleger estes grupos foram discutidos com o Comitê Técnico Assessor em Imunização, com o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do MS e a Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

“Foram definidos conforme a situação epidemiológica e de vulnerabilidade para complicações deste público, justificando-se pelo fato de que o grupo de 50 a 59 anos apresenta maior carga da doença, elevado percentual de risco e maior vulnerabilidade para o óbito. Já as crianças de cinco a nove anos apresentam melhor resposta à vacinação, e são um dos principais transmissores do vírus influenza na comunidade”, explicou.

Vacina em estoque

No entanto, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Tânia Nunes, essa ampliação só vai ocorrer nos locais em que houver disponibilidade de doses. “Somente haverá esta vacinação enquanto durarem os estoques, pois o MS não vai enviar novas remessas, uma vez que todas as doses disponíveis já foram distribuídas para os estados”, alertou.

Tânia disse que a vacinação contra a Influenza contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe. “Orientamos que cada Equipe de Saúde da Família (ESF) da capital promova estratégias para captar, intensificar e continuar a vacinação para crianças a partir de seis meses de idade, a fim de melhorar a cobertura nessa faixa etária”, informou.

Ação nos shoppings

Para auxiliar este processo de imunização, diversas ações têm sido realizadas, a exemplo da última, realizada nos dois shoppings da capital, no último final de semana. De acordo com a coordenadora, a estratégia de vacinação foi bem sucedida. “Foram imunizadas 988 pessoas. Ao todo, aplicamos 550 doses no Jardins e 384, no Riomar”, revelou.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também