Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

INCRA CELEBRA NOVOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO EM SE

7

Novos acordos de cooperação entre Incra e prefeituras alavanca investimento em créditos em SE

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) consolidou nessa quarta-feira (13) a celebração de novos acordos de cooperação técnica com prefeituras da área de atuação da sua superintendência em Sergipe.

Somados a outros 11 municípios sergipanos, as cidades de Adustina e Pedro Alexandre, no estado da Bahia, também passam a ser contempladas pelas parcerias, que deverão garantir maior celeridade na aplicação de créditos em áreas de reforma agrária e territórios quilombolas. “Por meio desses acordos, as prefeituras irão disponibilizar profissionais para a elaboração dos projetos técnicos e produtivos. O Incra receberá e analisará esses projetos, para poder aplicar os recursos dos créditos Instalação e Fomento Mulher. É uma parceria que não traz custos à autarquia e que contribui de forma decisiva para que alcancemos a universalização na concessão de créditos, com a maior agilidade possível”, explicou Robervone Nascimento, chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra em Sergipe (Incra/SE).

Para a elaboração dos documentos, as prefeituras enviarão técnicos para os assentamentos e territórios quilombolas, para o levantamento de informações e a produção de projetos produtivos adequados à realidade de cada comunidade. “Nós sabemos da importância da elaboração de projetos bem estruturados e de como esse investimento é crucial para o desenvolvimento das famílias. Esse apoio das prefeituras e o empenho da equipe do Incra permitirá que esse trabalho seja feito com qualidade, atendendo a um número maior de famílias, num período muito mais curto”, analisou Gilson dos Anjos, superintendente regional do Incra/SE.

Ao todo, 31 técnicos enviados pelas prefeituras foram capacitados pelo Incra para executar o trabalho.

Até o momento, além dos municípios baianos, também celebraram acordos de cooperação com o Incra em Sergipe as prefeituras de Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Umbaúba, Cristinápolis, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. “Essas parcerias trazem grandes benefícios para o Incra e também para os municípios. As famílias recebem os créditos e, de forma direta e indireta, acabam injetando esses recursos na economia local. O retorno é garantido para ambos os lados”, afirmou dos Anjos.

A busca pela celebração de novos acordos de cooperação com as prefeituras foi intensificada pelo Incra a partir de abril e deverá prosseguir ao longo do ano. “Estamos abertos e disponíveis a qualquer prefeitura que queira informações celebrar essa parceria. Quanto maior essa rede de parceiros, mais rápido os recursos chegarão a cada um dos municípios”, explicou o superintendente.

Aplicação dos Créditos

Somente em 2018, foram contemplados com créditos nas modalidades Instalação e Fomento Mulher, na área de atuação da sua superintendência sergipana do Incra, 600 famílias.

Ao todo, o investimento realizado é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Por Daniel Pereira

Foto assessoria

Leia também