Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Partidos em excesso

É exagerado o número de partidos (35) devidamente registrados no Brasil, sem contar os mais de 70 aguardando na fila para serem legalizados pela Justiça Eleitoral. Criar uma sigla política hoje é menos complicado do que abrir uma empresa. Graças a esta facilidade, todo político quer um partido para chamar de seu, fazer negociatas, disputar verbas e cargos públicos. Esta malandragem tem contribuído para aumentar os índices de abstenção, já que o eleitor se recusa a referendar as patifarias dos políticos, a maioria interessada unicamente em se eleger para roubar, fazer fortuna pessoal. Portanto, se a cláusula de barreira não “matar” boa parte das legendas, chegará o tempo em que no dia da eleição as sessões eleitorais ficarão às moscas, pois o povo trocará o dever de ir às urnas pelo mais singelo dos divertimentos.

Política machista

E a deputada estadual Ana Lúcia (PT) acha que os governistas têm uma visão machista ao defenderem que a petista Eliane Aquino seja candidata a vice. “Se ela é boa para ser vice, também é para ser governadora. Além de machista, esta posição mostra que querem secundarizar o PT”, reclama Ana. Homem, será?

De olho nos outros

A candidatura ou não do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) passa pelas pretensões eleitorais de Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC). Segundo Vavá, caberá ao PSB analisar até que ponto a sua tentativa de reeleição atrapalhará as candidaturas ao Senado de JB e André. Ou seja, a derrota dos dois é tão ou mais importante do que a vitória de Valadares. Aff Maria!

Dia de posse

O governador Belivaldo Chagas (PSD) empossa, nesta quinta-feira, ao advogado Gilvan Dias na presidência da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Indicado pelo pastor e suplente de senador Virgínio Carvalho, o causídico substitui o também advogado Francisco Dantas, exonerado com a ida para a oposição do PRB dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos. Quer dizer, a Adema saiu das mãos da Igreja Universal do Reino de Deus e caiu no colo da Igreja Assembleia de Deus. Amém!

Sinuca de bico

O parecer do ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal Federal, pela cassação de sete deputados sergipanos os deixou numa sinuca de bico. Acusados de fazer mau uso de dinheiro público, todos continuam fichas sujas até a conclusão do julgamento no TSE, devendo permanecer assim se o parecer de Fux for acatado pela maioria dos ministros do STJ. Estão nessa corda bamba os deputados federais João Daniel (PT) e Adelson Barreto (PTB), além dos estaduais Venâncio Fonseca (PSC), Augusto Bezerra (PHS), Capitão Samuel (PSL), Gustinho Ribeiro (SD) e Zezinho Guimarães (MDB).

Nem aí

Quase a metade do eleitorado ainda não sabe em quem votar para governador de Sergipe. Pesquisa do Instituto França mostra que 49,9% dos sergipanos estão indecisos ou pensam em votar nulo e em branco. Realizada entre os dias 5 e 9 deste mês, a consulta ouviu 1,1 mil eleitores em 30 municípios, tendo sido registrada no TRE com número SE-05454/2018. A margem de erro é de 3% e o índice de confiabilidade 95%.

Cabeça a cabeça

Publicada hoje pelo Jornal da Cidade, a pesquisa do Instituto França mostra três pré-candidatos ao governo praticamente empatados: Eduardo Amorim (15%), Valadares Filho (12,7%) e Belivaldo Chagas (11,3%). Também pontuaram Mendonça Prado (3,7%), Doutor Emerson (3,3%), Milton Andrade (1,3%), Márcio Souza (1,1%), Professor Dudu (1,0%) e João Tarantela (0,7%).

Verdade verdadeira

E o deputado estadual Georgeo Passos (Rede) não aceitou a pecha de mentiroso e promete provar que o governo não está repassando aos municípios os 25% do ICMS. “Vou aproveitar a presença do secretário da Fazenda na Assembleia para mostrar quem fala a verdade”, promete. Segundo Georgeo, o governo já deixou de repassar às prefeituras mais de R$ 40 milhões somente entre janeiro e abril último. O secretário Ademário Alves irá hoje ao Legislativo falar aos deputados sobre as finanças do Estado.

Unidos pela fé

A fé em Santo Antônio reuniu ontem na mesma procissão os pré-candidatos a governador, Belivaldo Chagas (PSD), a vice, Eliane Aquino (PT), e ao senado, Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT). A afinidade demonstrada pelos quatro, permite suspeitar que o santo casamenteiro não terá tanto trabalho para unir os quatro numa mesma chapa. Marminino!

Madalena arrependida

Após dizer o diabo contra os pastores e políticos Heleno Silva e Jony Marcos, acusando-os até de desonestos, o vereador Aracajuano Carlito Alves (PRB) pediu perdão a ambos. Com cara de Madalena arrependida, o parlamentar deu pra trás: “A bíblia ensina que não podemos falar aquilo que ouvimos sem pensar. Sei que fiz graves acusações, algumas até verdadeiras, mas quero pedir perdão aos irmãos Heleno e Jony”, penitenciou-se da tribuna da Câmara o também pastor Carlito. Crendeuspai!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 20 de outubro de 1907.

Resumo dos Jornais

Leia também