Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

VEÍCULO COLIDE COM POSTE E DERRUBA 7 VÃOS DE REDE ENERGIA

5

A colisão de um veículo com um poste, ocorrida na noite da última segunda-feira, 11, na zona rural do município de Nossa Senhora da Glória, deixou quase 6 mil pessoas sem energia. Por ser uma área distante da zona urbana, o impacto foi bastante significativo.

O condutor de um Ford Fiesta preto perdeu o controle da direção e colidiu com um poste, que veio a baixo e trouxe consigo outra estrutura. A queda dos dois postes ocasionou o rompimento de 7 vãos de cabos de energia elétrica no trecho.

O abalroamento – nome técnico dado a colisões de veículos – provocou a interrupção no fornecimento de energia para 1.426 clientes em Glória, mais precisamente nos povoados Tanque de Pedra, Mamoeiro, Fortaleza, Santa Maria, Gravatá e Macacas.

Populares que presenciaram a colisão afirmaram que os ocupantes do veículo sofreram lesões físicas e foram levados com vida pelo SAMU.

A Energisa, responsável pelo fornecimento de energia, mobilizou equipes logo após o evento, para restabelecer o fornecimento de energia. Os serviços de recomposição da rele elétrica foi finalizado apenas no início da tarde do dia 12.

Segundo a empresa, esse tipo de substituição de estruturas danificadas demanda um tempo considerável em razão da logística empregada para troca de postes, cabos e equipamentos da rede elétrica.

Para minimizar o tempo sem energia, a Energisa promove transferência de cargas por outras redes. A iniciativa faz com que os clientes voltem a ter o fornecimento normalizado em um curto espaço de tempo.

A Energisa também orienta que, em hipótese alguma, as pessoas se aproximem de cabos elétricos ou estruturas caídas, pois podem estar energizados. E, em casos de colisão, se alguém estiver dentro do veículo com cabos por cima, não se deve sair. A atitude correta é informar a situação à Energisa, no 08000 79 0196 ou pelo aplicativo Energisa ON, para que a empresa tome todas as providências necessárias.

De acordo com a Energisa, infelizmente, colisões em postes são ocorrências muito comuns. Em média, por ano, ocorrem cerca de 300 acidentes dessa natureza na área de concessão da empresa, que compreende 63 municípios sergipanos. São mais de 22 colisões por mês, quase 1 por dia.

Um dado alarmante: já são mais de 100 acidentes somente em 2018. A estatística da empresa aponta que o maior número de ocorrências se dá no fim da tarde de sexta-feira e madrugada da segunda-feira.

O uso de aparelhos celulares e de bebida alcoólicas figuram como as principais causas dessas ocorrências.

Caso os causadores do acidente sejam identificados, a empresa abre processo para que quem causou os danos nas estruturas arquem com todo o custo. Os valores variam de acordo com os danos causados à rede de energia.

Foto assessoria

Por André Brito

Leia também