Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

AGORA, TUDO PODE ACONTECER

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As composições para disputar o Governo ainda não estão definitivamente montadas. A que aparenta melhor definição é a liderada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), que tenta a reeleição. Falta apenas uma conversa com a vice-prefeita Eliane Aquino (PT), para que se complete a chapa majoritária com ela para vice-governadora. É uma conversa que pode acontecer [ou talvez já tenha ocorrido ontem] a qualquer momento.

A chance de fechar tudo bem tem um percentual alto [99%]. Daí fica na pendência apenas a questão da ‘chapinha’ e ‘chapão’, onde se percebe discordâncias de partidos que integram a base aliada. Não será difícil contornar, mas dará trabalho à cúpula e virão ameaças de retirada. Isso não assustará, porque cada partido sabe perfeitamente a força eleitoral que detem.

O bloco liderado por Belivaldo Chagas ainda pode ver a saída do PDT, embora esteja apenas na base da especulação e do silêncio ‘ensurdecedor’ dos seus líderes. Trata-se de uma legenda forte no Estado. Não tanto pelo seu potencial de votos, mas pela estrutura que mantem no País e no Estado. Fábio Henrique é um nome que terá espaço garantido do lado que quiser, mas, nesse momento, dribla em excesso e não avança em direção ao gol.

A oposição também ainda não tem vice, embora queira a participação de uma mulher. E faz uma pré-campanha silenciosa e demasiadamente pensativa. Pode-se dizer que os candidatos ao Senado, André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB) se movimentam mais. Eduardo Amorim (PSDB), candidato a governador, tem um estilo discreto, que os seus aliados respeitam, mas pedem mais sal.

Enquanto isso Valadares Filho (PSB) conversa e aparece. Não tem composição firmada e nem chapa majoritária, mas deixa muita coisa no ar, “além dos aviões de carreira”. Um período que deveria estar efervescente, não sinaliza para o ‘esquenta’ de um pleito que deveria ser mais comemorado pelo eleitor. A impressão é que a qualquer momento pode acontecer surpresas, até mesmo de desistência de um majoritário de bom porte.

Nos tempos de mudanças e acomodações, tudo pode acontecer…

GUSTINHO JÁ PREPARA A IRMÃ

O pré-candidato a deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) já prepara a irmã, Polyana Ribeiro, para ser candidata em seu lugar, caso seja impedido de disputar eleições.

Gustinho está sendo julgado pelo TSE no processo de subvenções.

JÁ DEIXOU CARGO MUNICIPAL

Polyana Ribeiro, inclusive, se desincompatibilizou do cargo de secretária de Ação Social do município de Salgado, cujo marido, ‎Duilio Siqueira, é o prefeito.

A informação vinha sendo mantida em segredo.

REALIZA FESTA CAIPIRA

Gustinho Ribeiro, inclusive, vai realizar a tradicional Festa Caipira, no povoado Brejo em Lagarto no próximo domingo. E levará as lideranças que o apoiam.

Polyana também estará presente e pode apenas insinuar candidatura.

REUNIÃO DO PPS É DECISIVA

A executiva estadual do PPS reúne-se hoje para avaliar acordo firmado para composição com o bloco da oposição. Existem pendências a serem cumpridas.

Uma dela é a participação na chapa majoritária.

QUER VICE OU SUPLÊNCIA

O PPS, quando do fechamento parcial da composição, disse que pretendia a vaga de vice-governador ou de primeiro suplente de senador.

Sem o cumprimento do acordo, o PPS não fica no bloco.

VAI DAR PONTO FINAL

O PPS também vai resolver definitivamente a questão dos candidatos à Assembleia pelo partido, que querem votar em candidatos a federal de outras legendas.

Quem pensa em cometer a infidelidade não terá legenda.

CONVERSA COM SUKITA

O pré-candidato ao Senado, Heleno Silva (PRB), conversou ontem com o pré-candidato a federal, Manoel Messias Sukita, e sua ex-mulher Silvany, prefeita de Capela.

Os dois são do PTC e devem votar em Heleno para senador.

TRATARAM SOBRE POLÍTICA

Heleno, Sukita e Silvany trataram sobre a evolução da campanha. Sukita comemorou a ascensão do seu nome em todas as pesquisas para a Câmara Federal.

Mesmo que esse tipo de avaliação não seja confiável.

COLLOR NO SÃO PEDRO

O pré-candidato a presidente, senador Fernando Collor (PTC), participa dos festejos de São Pedro em Capela e será hospede do ex-prefeito Manuel Messias Sukita.

Collor chega ao sábado (30) e retorna no domingo (1º/07).

VAI À FESTA DO MASTRO

Fernando Collor vai participar da tradicional festa do mastro e à noite estará nos festejos do São Pedro, inclusive no camarote onde se realizam shows artísticos.

Terá encontros, também, com lideranças políticas do Estado.

PCDOB QUER CHAPINHA

O presidente estadual do PCdoB, professor Bittencourt, diz que o partido vai fazer o que for melhor para a legenda, em termos de viabilidade eleitoral.

Deixa claro que, a priori, o Chapão não favorece ao PCdoB.

CONVERSA COM ZEZINHO

Professor Bittencourt conversou com o presidente do Podemos em Sergipe, Zezinho Sobral, que deseja uma chapinha com o PCdoB e vê viabilidade eleitoral para Estadual.

A conversa foi rápida e os dois voltarão a debater o assunto.

SOBRE FORMAÇÃO DE CHAPÃO

O presidente do PCdoB também teve encontro com o deputado Zezinho Guimarães (MDB), que mostrou a mesma viabilidade eleitoral para o PCdoB com o Chapão.

O PCdoB, entretanto, ainda terá outras conversas, para fixar sua posição.

PRECISA POR PITADAS DE SAL

Dois integrantes de partidos da oposição, durante almoço ontem, acharam que “se deve por mais sal” na pré-campanha ao Governo do Estado.

Admitiram que é o estilo do senador Eduardo Amorim (PSDB).

FOCO NA SAÚDE E SEGURANÇA

O governador Belivaldo Chagas (MDB) administra com foco na Saúde e Segurança, tanto que ontem o secretário João Eloy [da Segurança] esteve no Hospital de Propriá.

Um jovem de 21 anos foi assassinado dentro do hospital.

ELOY JAMAIS ATUOU ASSIM

Como o secretário da Segurança João Eloy jamais foi avaliar a violência in loco, fica claro que atendeu a uma ordem do governador para agir e marcar presença.

Afinal, não dá para controlar a criminalidade de dentro do gabinete.

OUTRA NOTÍCIA QUENTE

O bloco da oposição já está trabalhando firme o nome da vice-governadora e mantém segredo sobre isso. Será anunciada depois dos festejos juninos.

O nome está entre duas mulheres influentes do interior.

INFORMAÇÃO REPETITIVA

Ainda não se deu o encontro do governador Belivaldo Chagas (PSD) e a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) para que ela seja a vice na chapa da base aliada.

Em toda composição, ninguém acredita que ela recuse.

Notas

Emilia diz que balão é de gás – A vereadora Emília Corrêa diz que recebeu ligação do delegado Alessandro Vieira. Disse-lhe que não falou que sua candidatura ao Senado seria balão de ensaio: “Não sei, portanto, o que aconteceu, mas o que importa mesmo é que está provado que o balão, na verdade, está se mostrando ser de gás.”
0x0
Só cabe gente honesta – Emília Corrêa diz ainda que o seu balão “está subindo rápido! Se alguém duvida, veja as pesquisas! E, enquanto ele sobe, vamos ensaiando né? Só mais uma coisa, nesse balão, só cabe gente honesta! Corrupto está fora”. (NP) – Sinceramente lamento. Não pela nota, mas pela negativa do delegado.

0x0

Sobre recurso de Lula – O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, decidiu ontem que um recurso do ex-presidente Lula da Silva será julgado na 2ª Turma da Corte e não mais no plenário virtual. Mas, se outro ministro tiver entendimento diferente, pode pedir julgamento presencial e a discussão pelo colegiado.

0x0

Ciro Gomes ataca o MDB – Em evento em São Paulo, Ciro Gomes voltou a atacar o MDB e disse que a legenda tem de ser destruída, mas “pelo mecanismo democrático”, relata a Folha. “O MDB está no poder, destruiu o projeto do PT, destruiu o projeto do PSDB e precisa ser destruído desta feita”, disse Ciro.

0x0

Lula comentará a Copa – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o início de abril na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), “comentará” a Copa do Mundo de 2018 para o programa do jornalista José Trajano na “TVT”, afiliada à rede pública “TV Brasil”. É isso aí, difícil de entender.

0x0

Efeitos da Lava Jato – O ministro do Supremo, Gilmar Mendes, falou com Roberto D’Avila, em entrevista exibida pela Globo News ontem à noite.  Disse que a Operação Lava Jato, “bem-sucedida” e “digna de elogios”, também levou “ao desaparecimento da classe política e dos partidos políticos”.

Conversando

Muito abatidos – Os deputados que estão com recursos no TSE sobre a questão das subvenções, estão muito abatidos e chateados.

Título de cidadão – André Moura (PSC), pré-candidato ao Senado, satisfeito por ter recebido ontem o título de cidadão aracajuano. A solenidade foi muito concorrida.

Presença na entrega – A prefeita de Capela, Silvany Sukita (PTN) participou da solenidade de entrega do título de Cidadão Sergipano ao deputado André Moura.

Ausência notada – O secretário Municipal da Fazenda (Semfaz), Jeferson Passos, não compareceu ontem à audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju.

Toma pé – O deputado federal Valadares Filho (PSB) tem circulado muito por Sergipe e sua ação faz a pré-campanha ao Governo tomar pé.

Muito forte – O que a ex-chefe de gabinete de comunicação do prefeito Padre Inaldo, de Socorro, Eliane [da Sopa] Cristina, diz nas redes sociais contra ele é muito forte.

Bateu forte – Cristina da Sopa desqualifica Padre Inaldo e o classifica como monstro, ignorante e prepotente, além de praticar fisiologismo na Prefeitura.

Aumenta prisões – Após o Supremo proibir as condições coercitivas, vão aumentar muito as prisões temporárias. Tudo será pior.

Troca de tiros – Muita gente ouviu a troca de tiros na Hermes Fontes, quarta-feira à noite. Como era dia de Santo Antônio imaginou que fossem traques.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também