Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

“Bem me quer…mal me quer”! PT quer “chapinha” e aliados querem “chapão”!

 

Mais um dos inúmeros problemas que o governador Belivaldo Chagas (PSD) tem nas mãos para resolver: a acomodação dos aliados para a eleição proporcional, para deputado federal e, principalmente, para deputado estadual. Por enquanto, o consenso entre as partes parece muito distante e, para evitar conflitos, o chefe do Executivo preferiu “ganhar tempo” e deixar para resolver esta celeuma quando se aproximarem as convenções partidárias, entre o final de julho e início de agosto.

Este colunista há algum tempo já havia publicado sobre conversas que estariam acontecendo entre membros do PCdoB do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o Podemos, do ex-secretário Zezinho Sobral, no sentido dos dois partidos formarem uma “chapa proporcional” ao tradicional “chapão governista”. As tratativas logo foram repudiadas, publicamente, por alguns setores, em especial do PSD de Belivaldo e do MDB do ex-governador Jackson Barreto.

Agora é o Partido dos Trabalhadores quem ensaia “carreira solo”. Muitos petistas (não é unanimidade) defendem uma composição com Belivaldo e condicionam o nome de Rogério Carvalho (PT) como um dos pré-candidatos a Senado da chapa. Existe uma orientação dentro do PT para que o partido, na eleição proporcional, não participe de “chapões” por entender que, neste contexto, os demais candidatos, mais fortalecidos, terão mais vantagens, mais chances de êxito na eleição.

Líderes petistas estão insistindo na “chapinha” e, revoltados, ainda que nos bastidores, mas alguns governistas já deixam transparecer que nem vão votar e nem vão pedir o apoio de seus agrupamentos para não votarem em Rogério Carvalho. Neste caso o PT está certo em buscar melhores espaços para seus filiados e concorrentes, mas não há como negar que esse posicionamento incomoda outros aliados, divergências que, inclusive, já atrapalham a projeção do “galeguinho”.

Em síntese, alguns segmentos ameaçam, inclusive, o rompimento político em caso de os “acordos” não forem respeitados. Hoje PT e MDB, por exemplo, nutrem uma rivalidade nacional que até respinga em Sergipe, mas de uma forma bem menos contida. É um “abacaxi” que o “galeguinho” terá que descascar até meados de Julho. De um lado, aliados que não abrem mão do chapão e do outro os petistas condicionando a chapinha à adesão. É ver quem vencerá esta “queda de braço”…

Luciano Bispo I

Em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho, na MIX FM, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB), também defendeu que o PT participe do chapão na eleição proporcional, para deputado federal e estadual com o MDB e os demais aliados. “Não faço política impondo condições”.

Luciano Bispo II

O presidente da Alese confirmou que vai votar em Rogério Carvalho (PT) para o Senado após ouvir a orientação de Jackson Barreto, mas deixou seu recado: “não é justo que o PT venha dizer que não vai para o chapão! Temos condições de eleger os dois senadores, o governo está subindo nas pesquisas e uma boa bancada de deputados federais e estaduais”.

Veja essa!

O Governo do Estado anunciou a conclusão do pagamento dos servidores essa semana, mas muitos terceirizados que prestam serviços para o Executivo estão sem receber. O mesmo acontece com os jovens que recebem bolsa. E o pior: a administração não dá qualquer previsão. Lamentável…

E essa!

Para impulsionar a pré-candidatura à reeleição do governador Belivaldo Chagas, aliados tentam propagar uma grande evolução administrativa, deixando no ar que a gestão de JB teria sido algo “desastroso” e que o “galeguinho” está reconstruindo, como se tratasse de um novo governo.

 E o povo?

Pela forma como se posicionam alguns governistas, até parece que Belivaldo recebeu a gestão das mãos de um adversário ou da oposição. Com todo respeito, ou é apostar que o povo tem memória curta ou é subestimar a inteligência das pessoas. Vivendo e aprendendo…

Sukita & Silvany

O ex-prefeito rompeu mesmo o relacionamento com a prefeita de Capela, mas politicamente os dois parecem bem afinados. Nessa quinta-feira (14), a gestora recebeu o “ex” e o pré-candidato a senador, Heleno Silva (PRB). Realmente, o que Deus uniu, nem a política é capaz de separar…

PPS

Há de se destacar o esforço e empenho do presidente Clóvis Silveira para estruturar o partido para as eleições de 2018. Está dialogando com o pré-candidato a deputado estadual Daniel Fortes no sentido dele votar com nas alternativas da legenda para federal. Trabalha para conseguir o mesmo com Dilson de Agripino, que também buscará um mandato na Alese.

Exclusiva!

Clóvis Silveira, em conversa com este colunista, confirmou que o projeto maior do partido em 2018 está em eleger um deputado federal e que a orientação passada agora pela Executiva Nacional é que os pré-candidatos a deputado estadual respeitem a fidelidade partidária e assumam o compromisso de votar nos pré-candidatos a deputado federal para ajudar a legenda.

 Bomba!

Clóvis disse ainda que existe um entendimento com o senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura, mas que “o acordo precisa ser plenamente concretizado”. Disse que não conversou com ninguém do PSB, mas não descarta uma aliança com Valadares Filho. “Estamos dialogando internamente e ajustando as coisas. Está quase tudo certo com André e Amorim, mas não está totalmente fechado”.

Nomes do PPS

Para deputado federal, o partido tem alguns nomes em destaque, como o de José Carlos Machado e do conselheiro da OAB, o advogado Kléber Nascimento; para deputado estadual, além de Dilson e Daniel Fortes, o partido conta com Samuel Carvalho, João das Graças, dentre outros.

Doação em ano eleitoral

Em meio ao julgamento dos deputados estaduais sobre o caso das subvenções, uma reflexão: se em 2014, a justiça eleitoral entendeu que os repasses beneficiaram os parlamentares eleitoralmente, o que dizer das “doações de veículos” que estão acontecendo agora em 2018, à beira da campanha?

 Estão de olho!

A coluna recebeu uma informação de que a Justiça Eleitoral tem acompanhado, em silêncio, casos como a doação de veículos pelo Ministério da Saúde, por exemplo, para prefeituras que, “coincidentemente”, votam com o “padrinho”. Em breve, ações eleitorais podem vir à tona…

 ICMS I

Em aparte ao pronunciamento feito pelo deputado estadual Georgeo Passos (REDE) sobre o suposto uso indevido dos recursos do ICMS dos municípios pelo Governo do Estado, o também deputado Capitão Samuel (PSC) se revelou solidário e questionou sobre a aplicação do Fundo de Combate à Pobreza.

ICMS II

Samuel parabenizou Georgeo pelo esforço em buscar dados técnicos que confrontem o que diz o governo do Estado. “Em todos os seus questionamentos aqui na Alese, foram apresentados dados técnicos, subsidiados por sua assessoria. Temos que ampliar esse debate sobre o ICMS dos combustíveis”.

Capitão Samuel I

“No Rio de Janeiro, que é muito pior que Sergipe, eles reduziram a alíquota do imposto pensando no pai de família que tem que pagar R$ 100 em um botijão de gás, que precisa abastecer o veículo para ir trabalhar ou no aumento perverso da tarifa do transporte coletivo que virá por aí”, completou Samuel.

Capitão Samuel II

O deputado ainda disse que o Estado do Mato Grosso fez o mesmo. “Quatro Estados da Federação estão avaliando se é possível reduzir a alíquota e compensar a arrecadação com o aumento do consumo. Acredito que Sergipe também possa fazer esse estudo”, defendeu.

Pobreza

Em seguida, Samuel lembrou do Fundo de Combate à Pobreza criado pela Assembleia Legislativa. O parlamentar questionou a aplicação dos recursos pelo Governo do Estado. “Temos 2% para o Fundo, o que equivale a quase R$ 80 milhões por ano e o que vem sendo feito? A pobreza aumentou por aqui, a desigualdade também, assim como o abandono dos dependentes químicos e das crianças!”.

Não investe

“Criamos o Fundo de Combate à Pobreza, mas cadê os resultados? O povo pobre continua sendo humilhado e sofrendo. O Governo de Sergipe não investe um centavo no acolhimento dessas pessoas. Em Alagoas, a gestão usa os recursos para fazer a prevenção às drogas. E onde está esse dinheiro?

Desemprego

Ainda no aparte ao pronunciamento feito por Georgeo Passos sobre as finanças do Governo, Capitão Samuel alertou para o desemprego no setor de vigilância privada. “Quando o governo decide reduzir gastos é algo louvável, mas você não pode reduzir as despesas em cima do pobre, do cidadão que só tem aquele emprego para sustentar a família. De dezembro para cá já tivemos mais de 300 demitidos em empresas de vigilância”.

Empresas falindo

Em seguida, Samuel disse que tem empresas que estão, praticamente, fechando as portas, por conta da crise. “Empresas do setor de vigilância estão falindo, fechando as portas. Temos que mais de dois mil vigilantes percam seus empregos e passem para a linha de pobreza. Se quer economizar, que reduza os jetons, os cargos comissionados e outras despesas. E não tirar o emprego das pessoas. As empresas estão demitindo e vão demitir muito mais”.

Assaltos a ônibus

O número de assaltos a ônibus em Aracaju e região metropolitana caiu 62,3% comparando o mês de maio deste ano com o do ano passado. Este percentual acompanha a queda que já vinha acontecendo nos meses anteriores. O acumulado entre janeiro a maio de 2018 comparando com 2017 mostra que a redução do número de assaltos foi de 52,86%, e, comparando 2018 com 2016, a queda foi ainda maior, de 67,41%. De janeiro a maio foram 758 casos em 2016, 524 em 2017 e 247 em 2018.

Policiamento integrado

Segundo o Setransp, essa redução de assaltos é decorrente das ações das Polícias Militar e Civil, junto com a Guarda Municipal, que têm abordado os veículos durante os trajetos das linhas com frequência e solucionado casos com prisões de meliantes em menor espaço de tempo após cada ocorrência. Isso com o apoio das empresas de ônibus na agilidade para troca de informações sobre os casos e encaminhamento das imagens das câmeras internas dos ônibus.

Aposentadorias I

Em decisão unânime, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4544) proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, proibindo assim, o pagamento de mais de R$ 30 mil mensais para ex-governadores do Estado de Sergipe, que estava previsto no art. 263 da Constituição do Estado de Sergipe.

Aposentadorias II

Na decisão, o relator do processo, ministro Roberto Barroso, afirmou que o Supremo tem derrubado essas normas por violação ao princípio de igualdade, ao princípio republicano e ao princípio democrático. “Já é uma matéria pacífica”, explicou Barroso. Autor de um Projeto de Emenda a Constituição (PEC 01/2017) que pretende extinguir o artigo da constituição estadual que garantia esse pagamento, o deputado estadual Georgeo Passos, Rede, comemorou a decisão do Supremo. Saiba mais:

Rodrigo Valadares

O ex-prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, em parceria com outras lideranças da região, organizou uma palestra a respeito da importância do debate sobre políticas públicas no município. O palestrante principal do evento foi o presidente e pré-candidato a deputado estadual do PTB, Rodrigo Valadares. Um bom público da cidade prestigiou a exposição.

Mendonça Prado

O Partido Democratas anuncia para esta sexta-feira (15), em sua sede na 13 de Julho, a partir das 7 horas, o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado federal Mendonça Prado para o governo do Estado.

Coronel Rocha

O Coronel da Polícia Militar, Henrique Rocha, passou a fazer parte dos quadros de associados da Associação dos Militares do Estado de Sergipe. Oficial da reserva remunerada, o Coronel Rocha é militante ferrenho da garantia e do respeito aos Direitos Humanos dos profissionais de segurança pública de todas as forças policiais e de todos os graus hierárquicos.

Amese

“Com a inclusão de Rocha no seu quadro de associados, a AMESE passa a contar com um profissional de quilate para nos assessorar na luta pelo bem-estar e respeito dos servidores militares, além de colaborar na recente luta dos nossos reservistas e reformados que foram prejudicados com a implantação do subsídio”, destaca a entidade em nota.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também