Aracaju, 29 de março de 2024

III Feira de Ciências movimenta Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Por Ítalo Marcos

O pátio do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba, esteve movimentado na tarde da última quinta-feira, 14, quando foi realizada a III Feira de Ciências e Tecnologia. O evento teve como objetivos introduzir os alunos ao mundo da pesquisa científica e passar para eles a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos.

Participaram da feira as turmas do ensino fundamental maior, ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O tema nesta terceira edição foi “Magia ou Realidade”, e a partir dele, os professores trabalharam com os alunos para criar e montar projetos científicos.

A diretora da unidade de ensino, Carla Maria Souza Santos, destacou o que esse evento traz de bom para todos os que estiveram envolvidos. “Estamos dando a oportunidade para que o aluno consiga fazer a ponte entre a teoria e prática, aliando o conhecimento à vivência deles. É uma oportunidade de construir o conhecimento e participar de todo o processo de ensino e aprendizagem através de projetos”, disse.

Experimentos

Distribuídas pelo pátio da escola, as turmas se dividiram em estandes, cada uma sobre um assunto diferente. Os alunos montaram maquetes e experimentos científicos sobre temas como eletromagnetismo, biotecnologia, corpo humano, gastronomia, musicoterapia, maquiagem cinematográfica, entre outros.

A aluna Lucilla Vieira e sua turma estavam no grupo que falou sobre alquimia. Ela disse que a feira de ciências é uma oportunidade de ver diversos assuntos diferentes. “Fizemos pesquisas e experiências para mostrar às outras turmas. Nós ensinamos às pessoas que não conhecem esse assunto, e aprendemos sobre outras temáticas que não conhecemos”, explicou.

A professora de química, Fabiana Oliveira dos Santos, observou os trabalhos apresentados, e disse estar satisfeita com a qualidade dos experimentos. “Essa feira trabalha com conhecimentos interdisciplinares e agrega conhecimentos, porque envolve vasta cultura, principalmente nas novas tecnologias, ciências, química, matemática. Vem facilitar a aprendizagem do aluno, tornando-a mais significativa, quando contextualizamos a teoria com a prática”, disse.

Alda Rodrigues, do 3º ano, estava bem empolgada com a Feira de Ciências e Tecnologia. “Com esse evento a escola visa unir os alunos diante da feira e aplicar conhecimentos de diversas áreas. Ano passado tivemos como tema a sustentabilidade, esse ano estamos trabalhando com as ciências. São assuntos bem interessantes”, declarou.

A mesma opinião foi compartilhada por seu colega João Vitor Santos Pinto. “A escola trabalha com vários temas envolvidos e junta os alunos, dando uma aprendizagem mais ampla sobre vários conteúdos importantes”, disse.

Clenilson Reis falou sobre o Magnetismo, e declarou que o evento científico é de grande importância para todos. “Com essas experiências a gente vai se informando mais para ter um futuro melhor. Estamos vendo assuntos que nunca trabalhamos antes em sala de aula. Fizemos pesquisas, experimentos e agora estamos explicando”, afirmou.

Foto Maria Odília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também