Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

INTEGRE-SERGIPE TEM ENCONTRO MARCADO EM LARANJEIRAS

7

Municípios do Coletivo Turístico e Cultural: Integre-SE tem Encontro Marcado em Laranjeiras este Final de Semana

Os municípios integrantes do Integre-SE já tem encontro marcado neste sábado (16), na cidade de Laranjeiras. A segunda cidade mais antiga do Estado de Sergipe é uma cidade que mistura cultura, arte, modernidade com ares de interior. Localizada a 23 km da capital sergipana, entre igrejas seculares, repleta de cavernas, conta com um valioso conjunto arquitetônico tombado pelo IFHAN e com suas praças que dividem o espaço com ótimos museus, como o primeiro museu Afro do Brasil.

E é neste cenário que a segunda parte do projeto Integre-SE vai acontecer. A jornada do coletivo em Laranjeiras, contará com os municípios de São Cristóvão, Estância, Indiaroba e Canindé do São Francisco, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Secretaria do Estado do Turismo (Setur/SE), através do PRODETUR/SE e pretende reunir a comunidade e visitante no Centro de Tradições do Município que fica localizado na Avenida Rotary S/N – Centro, a partir das 17h. “Quem algum dia pensou em regionalização do turismo, redes ou qualquer coisa do gênero, sonhou que algo como esse acontecesse. Prefeituras de partidos políticos diferentes, em pleno período eleitoral, unidas em torno de um projeto único. Todos unidos pelo turismo sergipano e pela valorização e (re)conhecimento das nossas práticas culturais” ressalta o professor doutor e chefe do departamento de turismo e coordenador do programa de pós-graduação em turismo da UFS, Dênio Azevedo.

Durante o evento além das apresentações folclóricas a gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos: desde as delicias das marisqueira da Mussuca – Yépada, dosdoces de Santaninha, bricelets, queijadas de São Cristóvão as delicias das Ascamais de Indiaroba e também contará com a beleza do artesanato de cada município

Projeto

O intuito deste “Coletivo de Turismo e Cultura” é promover o compartilhamento da cultura local, a legitimação da identidade dos grupos, o envolvimento da comunidade com a prática turística, o aprimoramento das relações culturais entre turista e comunidade e a diversificação de atrativos turísticos na região do Polo Costa dos Coqueirais e Velho Chico.

A ideia do coletivo nasceu da necessidade de promover reflexão sobre a importância do desenvolvimento do Turismo Interno e das culturas regionais, seguindo particularmente o que cada município tem de atrativo turístico, cultural e principalmente com isso a troca de experiência, visando contribuir para o fomento do Turismo Cultural entre as cidades.

O Integre-SE possibilitará a promoção e divulgação do Turismo Cultural e Gastronômico como atrativo turístico para o estado de Sergipe, o que estimulará a criação de novos meios de hospedagem, articulação entre várias instituições públicas e privadas, divulgação, e comercialização dos produtos expostos, como também a geração de emprego e renda para as comunidades.

Fonte/Foto: Coletivo Integre-SE

 

 

 

Leia também