Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

José Aderval Aragão lança biografia do médico José Carlos Prates

8

Em noite festiva e muito prestigiada, o médico e escritor José Aderval Aragão lançou o livro “José Carlos Prates: a anatomia de uma vida dedicada à medicina”. O lançamento aconteceu na última sexta-feira, 15, no Auditório da Reitoria da Universidade Tiradentes (Unit) e contou com a presença de diversos profissionais da classe médica, além do próprio biografado José Carlos Prates.

Também prestigiaram o lançamento da obra, o presidente da Academia Sergipana de Medicina, Roberto César do Prado; a presidente do Conselho Regional de Medicina, Rosa Amélia Prudente; o coordenador de medicina da Unit, Richard Cabral; a vice-presidente da Academia de Letras de Aracaju, Jane Guimarães; o empresário Albano Franco, dentre outros.

O livro é a sexta publicação do escritor José Aderval Aragão, que falou um pouco sobre o motivo de ter escolhido o nome de José Carlos Prates. “Prates é uma referência na anatomia brasileira e mundial. E o objetivo é deixar registrado a história de vida e de trabalho de um homem que se dedicou à medicina e à anatomia. Eu sempre digo aos meus alunos que todo estudante de medicina precisa, um dia, conhecer o professor Prates”, ressaltou Aderval.

Durante a solenidade, o médico José Carlos Prates também foi homenageado pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese) com a comenda Dr. José Augusto Soares Barreto. O distintivo foi entregue pelo tesoureiro da Somese, Francisco Guimarães Rolemberg, que representou a instituição.

“Agradeço ao Dr. Aderval pela coragem e determinação de escrever a minha biografia. Confesso que quando ele me ligou há uns três anos pedindo para escrever a minha biografia, foi uma surpresa muito grande e eu não acreditei muito. Mas ele acabou fazendo. Esse livro conta uma parte da minha vida, dos quase 60 anos que tenho dedicado à anatomia. A gente vai trabalhando, fazendo as coisas e não tem ideia de tudo que já fez”, destacou Prates.

História

A obra conta a biografia de José Carlos Prates, um cirurgião geral e professor de Anatomia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O médico se apaixonou pela Anatomia e, aos 85 anos é considerado um ícone não só Brasil como também no exterior.

Natural de Piracicaba, onde se formou em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Prates foi para São Paulo (capital), onde trabalhou na Santa Casa de Misericórdia. E, já no primeiro ano de residência foi convidado pelo professor Renato Locchi para assumir a disciplina de anatomia humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, onde atua até hoje.

Por Catarina Gonçalves

Foto: Aragão Studio

Leia também