Aracaju, 24 de abril de 2024
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Seed assegura atendimento de pauta reivindicatória de alunos de colégios

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Essas escolas serão contempladas com diversas obras de adequação em suas estruturas físicas e os recursos para execução dos serviços já estão disponíveis e autorizados pela Seed

Por Lucas Silva

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, dialogou nesta segunda-feira, 18, com representantes do movimento estudantil secundarista e dos alunos dos colégios estaduais “Professor João Costa” e “John Kennedy”, unidades escolares localizadas em Aracaju e integrantes do Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais.

Na reunião de trabalho, realizada no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o secretário Josué Modesto discutiu com as lideranças do movimento estudantil e apresentou os encaminhamentos cabíveis a todos os pontos das pautas reivindicatórias apresentadas pelos alunos desses dois colégios da Rede Estadual.

Segundo o estudante Lucas Costa, presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual Professor João Costa, dentre as demandas dos alunos da escola, as principais são a construção de uma quadra poliesportiva coberta e a revisão das instalações elétricas do prédio escolar, itens presentes também na pauta apresentada pelos alunos do Colégio Estadual John Kennedy.

De acordo com o secretário Josué Modesto, o Serviço de Edificações Escolares da Seed apresentará, já no próximo dia 4 de julho, um levantamento detalhado de todas as necessidades das escolas de tempo integral da Rede Estadual, com os respectivos projetos básicos das obras a serem executadas, os quais serão licitados, de imediato, pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

“Os recursos, da ordem de 13,2 milhões de reais, já estão disponíveis e, tão logo sejam concluídos os processos licitatórios, as ordens de serviço serão assinadas, também, de imediato”, garantiu aos alunos o secretário de Estado da Educação.

Prazos

Diretor do Serviço de Edificações Escolares (Sedes) da Seed, o engenheiro Valdir Pinto explicou aos representantes do movimento estudantil, durante a reunião, que todos os pontos apresentados pelos alunos nas duas pautas reivindicatórias entregues ao secretário de Educação, referentes a infraestrutura dos prédios escolares, serão atendidos pela Seed a partir do levantamento que está sendo finalizado pelas equipes do Sedes.

“Estamos verificando, em todas as unidades escolares do Programa de Ensino Integral, quais as necessidades de cada uma delas, para que possamos, de modo efetivo, atender as reivindicações da comunidade escolar. Se a escola demanda um refeitório maior, por exemplo, as equipes que estão em campo analisam se o prédio escolar comporta uma ampliação dessa área, elabora o projeto básica para execução da obra e o licitamos, essa é a finalidade do levantamento que estamos concluindo, e tanto o “João Costa” quanto o “John Kennedy” estão contemplados nessa ação”, detalhou Valdir Pinto.

O diretor do Sedes/Seed assegurou aos alunos que até o dia 5 de julho todos os projetos básicos dos serviços a serem executados nas escolas de tempo integral serão enviados para a Cehop, órgão responsável pela licitação dessas obras. “Serão executadas obras de adequação de refeitórios e cozinhas, laboratórios, banheiros, vestiários, enfim, é necessidade da escola, iremos atender”, frisou o secretário estadual de Educação.

Carga horária e calendário escolar

A discussão em torno da Circular Interna expedida pelo Departamento de Recursos Humanos da Seed, para orientar os gestores escolares quanto à otimização das horas ociosas de professores da modalidade de educação integral, das escolas que estão em fase de implantação do modelo, também pautou a reunião do secretário com representantes do movimento estudantil da capital.

O professor Josué Modesto explicou aos alunos não ter havido nenhuma imposição da Seed para o remanejamento de professores que atuam em regência de classe na modalidade de ensino convencional nas escolas que aderiram ao Programa Escola Educa Mais.

“Estamos formatando um novo documento orientador para encaminhar às escolas, contemplando as sugestões apresentadas pelos professores na reunião que tivemos na última sexta-feira (15), para que possamos esclarecer todas as dúvidas quanto às obrigações legais que devemos atender enquanto profissionais do Magistério da Rede Pública Estadual”, completou o professor Jorge Costa Cruz, diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Outro tema provocado pelos alunos durante a reunião foi a unificação dos calendários escolares da Rede Estadual, de modo que o ano letivo termine dentro do mesmo ano civil em que iniciou.

A diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Ana Lúcia Lima, explicou que aos estudantes que já há um plano de trabalho nesse sentido, desenvolvido pelo Departamento de Inspeção Escolar, que tem por meta a unificação e padronização dos calendários escolares de todas as escolas Rede até o ano de 2020.

Satisfeitos

Representante do movimento estudantil e diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Márcio Ângelo destacou a receptividade do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, “que prontamente recebeu os alunos, ainda na sexta-feira (15), no dia em que realizamos uma manifestação reivindicatória aqui na Seed, e agendou essa reunião com o professor Josué Modesto”.

“Somos gratos pela abertura para o diálogo que a Seed tem com as representações estudantis e pelos esforços que têm sido feitos para atender as demandas apresentadas pelos alunos. Não estamos aqui apenas para criticar, mas sim construir caminhos que possibilitem o atendimento de nossas reivindicações”, afirmou Márcio, ao final do encontro.

Segundo Lucas Costa, a reunião dos alunos com o secretário de Estado da Educação e demais gestores da pasta presentes ao encontro “foi muito positiva”. “Estamos confiantes de que nossa pauta será realmente atendida e continuaremos dialogando”, disse o presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual ProfessorJoão Costa.

De acordo com Gisele Braga, representante dos alunos do Colégio Estadual John Kennedy, o diálogo estabelecido com o secretário foi fundamental para que os alunos da escola pudessem apresentar demandas e cobrar os devidos encaminhamentos aos pleitos estudantis. “Diante do que foi exposto, nos sentimos contemplados em todos os pontos que apresentamos em nossa pauta”, garantiu a aluna.

Auxiliaram também o secretário Josué Modesto durante a reunião, a chefe de Gabinete da pasta, Rosilene Maria; o diretor de Administração e Finanças, Paulo Gonçalves; a diretora de Comunicação, Gleice Queiroz; o diretor do DRH, Jorge Costa; a coordenadora do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação, professora Joniely Moura; e os assessores do Gabinete professores Mário Resende e Marcos Nascimento.

Foto Maria Odilia

Assessoria de Comunicação da SEED

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