Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Especialistas dizem que 50% e 75% dos transtornos mentais surgem até os 18 anos

6

Impulsividade, hiperatividade e falta de atenção.  Todos os seres humanos apresentam algum desses sintomas, mas para algumas crianças e adolescentes a manifestação é tão intensa, e frequente, que atrapalha o desenvolvimento. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) prejudica as atividade de rotina e geram muitos prejuízos no âmbito familiar, escolar e social.  Há uma estimativa de que uma, em cada quatro a cinco crianças e adolescentes, no mundo,  apresente algum tipo de transtorno mental. No Brasil, há o indicativo de 7% aos 20% de registros nessa faixa etária. Especialistas dizem ainda que de 50% e 75% dos transtornos mentais surgem até os 18 anos .

Segundo a psicóloga Petruska Passos (CRP19/636), o diagnóstico de TDAH tem crescido, assim como a massificação de medicalização para hiperatividade e desatenção, principalmente em crianças do sexo masculino. “O diagnóstico do TDAH enquanto transtorno só pode ser diagnosticado por um profissional especialista da saúde. Será um psicólogo ou um pediatra que irá enquadrar o comportamento infantil em vários âmbitos da infância: na escola, em casa, no ambiente social onde ela convive. Uma criança hiperativa não necessariamente tem TDAH. Uma criança desatenta não necessariamente tem TDAH”, explicou Petruska.

Entre as principais causas, a psicóloga aponta o “estresse tóxico” na primeira infância (de zero a seis anos), quando acontecem traumas contínuos leves ou grandes e a diminuição do espaço do brincar, concreta e temporalmente. “As crianças, que tem muita energia, se tornam inquietas em espaços cada vez mais protegidos e limitantes. Isso deixa a criança em um nível, aparentemente, mais agitado do que o comum. Entretanto, essa agitação é normal e saudável. Então, é fundamental diferenciar TDAH enquanto transtorno da impulsividade da agitação infantil necessária ao desenvolvimento e crescimento humano que faz parte do processo de curiosidade e aprendizagem com o mundo à sua volta”, concluiu.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) será tema de mais uma edição do projeto “Navegando em Ideias”, no dia 19 de junho (terça-feira), às 19h, no Petit Café Bistrô (Rua Dom Bosco, 496, bairro Suíssa, próximo à Igreja do Salesiano).  A roda de conversa contará com a participação da psicóloga Vanessa Lobato Miranda de Farias (CRP19/2914); da pedagoga e psicopedagoga clínica Elaine Sibaldo Torres de Lira, médica com residência em pediatria e neurologia infantil, Ana Gabriela Passos do Prado e terá a coordenação de Thércia Tamilles de Souza Mota, graduanda em Psicologia e integrante da Liga Acadêmica de Psicopatologia. A entrada é gratuita.

Fonte e foto Assessoria Petruska Passos

Leia também