Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

A PARCERIA É MAIS UM SERVIÇO PRESTADO, DIZ BELIVALDO SOBRE IPÊS

8

“Essa parceria é mais um serviço que prestamos aos nossos servidores”, diz Belivaldo sobre convênio entre Ipes e Clinradi

Na ocasião, o governador ainda visitou as novas instalações do setor de pediatria do Ipesaúde

O que seria um dia rotineiro de consulta foi de grata surpresa para Léo Silva. Diagnosticada há dez com câncer de mama, a usuária do Ipesaúde diz que todo o tratamento foi realizado através do Instituto. “Anualmente, faço meus exames de rotina pelo Ipes e através das clínicas conveniadas. E essa notícia de hoje me deixa muito feliz! Tudo que vier para melhorar o atendimento e os serviços é sempre bem-vindo”

A boa notícia a qual Léo se refere é a assinatura de contrato entre o Ipesaúde e a Clínica de Radiologia e Imagem – Clinradi. O convênio assinado pelo governador Belivaldo Chagas, na manhã desta terça-feira (19), corresponde à prestação de terapias radiológicas aos pacientes do Instituto. Sendo a Clinradi referência entre as clínicas de radioterapia no Brasil, além de beneficiar os pacientes que não precisarão se deslocar para Lauro de Freitas, Bahia, o contrato representa um ganho significativo também na economia para o Ipesaúde.

“Nós temos, hoje, um Ipes com extrema qualidade e com preocupação total de atender seus beneficiários. Essa parceria é mais um serviço que prestamos aos nossos servidores. A Clinradi tem uma importância para Sergipe. Recentemente, fizemos um contrato para atender o paciente do SUS de modo geral e, hoje, esse contrato entre a Clinradi e o Ipesaúde para que os servidores públicos e seus familiares sejam atendidos por essa clínica”, declarou o governador Belivaldo Chagas.

Sendo a área da Saúde uma das prioridades na sua gestão, o governador Belivaldo Chagas vem adotando uma série de iniciativas para fortalecer a assistência aos pacientes oncológicos. Em abril, o governo do Estado inaugurou as novas instalações do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, onde foram entregues bunker e novo Acelerador Linear. Já no mês de maio, como foi destacado pelo governador durante a solenidade, através da Secretaria de Estado da Saúde, o governo de Sergipe celebrou convênio com a Clinradi, o qual possibilitará o incremento no número de procedimentos oncológicos prestados pela clínica a pacientes do SUS. Com investimento orçado em R$ 13.297.995,00, o contrato disponibiliza exames de ressonância e tomografia, com e sem contraste e sedação, e exame de PET SCAN. O contrato poderá permitir a realização de até 1.500 exames mês.

Beneficiados aprovam

Os pacientes oncológicos do Ipesaúde receberão o tratamento de radioterapia nas instalações da Clinradi. Para o diretor-presidente da Clinradi, médico Nivaldo Vieira, o convênio configura mais conforto e qualidade no tratamento. “É uma parceria inédita, uma parceria muito celebrada porque essa disponibilização é imediata e também com exames de alta tecnologia na Clinradi, exames como ressonância magnética, como o PET SCAN que é altamente seletivo para o diagnóstico de câncer e que, também, poderá servir de subterfúgio para o tratamento com a radioterapia. Então, temos aqui alta tecnologia interligada com a radioterapia que agora dispomos no estado de Sergipe e com a celebração de hoje vamos dispor para os pacientes do Ipes”, comemorou.

Josenita Matias dos Santos, que é dependente do marido servidor público, utiliza os serviços do Ipesaúde e recebe a novidade com satisfação. “Fico muito feliz porque nós usuários teremos acesso a mais atendimentos. Sobretudo, quem está fazendo tratamento contra o câncer e que já sofre com um longo tratamento que é muito custoso”, aprovou a usuária.

A usuária Maria Silvia Aragão também comentou a notícia. Dependente do filho que é servidor do Estado, a dona de casa acredita que o convênio vai trazer  um grande alívio para os pacientes em tratamento. “Tenho conhecidos que estão fazendo tratamento e sei da dificuldade que é. É muita gente esperando exames. Vai melhorar muito a vida deles”, declarou.

“Tudo que venha beneficiar é importante. Desde janeiro, quando me aposentei do Estado, tenho realizado exames e consultas. É importante sempre cuidar da saúde, e mais ainda depois de uma certa idade. Fico muito satisfeita, porque os pacientes têm essa opção. Veio em muito boa hora”, destacou Maria Vanira Alves, de 64 anos.

Ipesaúde

Para o diretor-presidente do Ipesaúde, Cristian Oliveira, o convênio firmado representa mais qualidade nos serviços prestados pelo Instituto, além de mais conforto aos pacientes oncológicos. “A partir de hoje, dia 19 de junho de 2018, os beneficiários do Ipes são agraciados com esse novo serviço aqui na cidade de Aracaju. O Ipesaúde, através de chamamento público, credencia essa clínica privada para prestação de serviços aos seu 110 mil beneficiários especialmente aqueles com doença oncológica. Muitos benefícios importantes, que não se restringem somente à Clinradi”, afirmou.

Um dos benefícios importantes aos quais se refere o presidente é a entrega das novas instalações do setor de pediatria do Ipesaúde. Além da assinatura do convênio firmado com a Clinradi, o governador visitou as novas instalações do setor que foi transferido do pavimento superior para o térreo, o que facilitará um melhor atendimento das crianças, bem como dos acompanhantes, médicos, enfermeiros e profissionais de saúde.

“A pediatria estava hospedada em um espaço inadequado e inacessível, no sentido de critérios de acessibilidade que são requisitos fundamentais em qualquer órgão e espaço público, principalmente de saúde”, comentou Cristian Oliveira. Sobre sua primeira impressão do novo espaço para atendimento infantil, o governador disse estar muito satisfeito.

“De primeiro mundo! Tudo isso feito com amor e com carinho, é exatamente dessa forma que o Ipes tem trabalhado hoje. Tenho destacado o trabalho do doutor Christian, que tem sido um grande gestor que trabalha com o coração e com a razão, quando tem que agir de forma dura, age sim em nome do amor à gestão, mas tem a sensibilidade de fazer uma obra tão importante como essa. Você chega aqui no setor de Pediatria do Ipesaúde hoje e não deixa a desejar em absolutamente nada no que diz respeito a qualquer espaço da iniciativa privada. Portanto, parabéns a Christian e a todos que fazem o Ipes”, avaliou o governador.

Localizado na sede do Instituto, as instalações consistem em cinco consultórios, fraldário e área para crianças. Recentemente, também foi inaugurado o novo Centro de Atendimento do Ipesaúde, localizado à rua Campos, na sede do Instituto. A dona Rilza Leal, mãe do pequeno Daniel de 6 anos, aprovou o novo espaço. “Ficou ótimo. Está mais bonito e aconchegante. É importante, principalmente para as crianças que enquanto  esperam o atendimento se divertem um pouco”.

Entre as ações que fortaleceram os serviços oferecidos pelo Ipes, estão o sistema de marcação de consultas e exames, ouvidoria e cadastro que passou a ser centralizado, com capacidade para atender os cerca de 700 beneficiários que passam pela instituição diariamente.

As unidades regionais de Itabaiana, Lagarto, Propriá e Estância e do Centro Odontológico em Aracaju foram reformadas com investimento de cerca de R$ 1.600.000,00. De 2015 a 2017, as unidades regionais passaram de 33 para 103 mil atendimentos, o Centro de Reabilitação de 23 para 69 mil e o Centro de Endocrinologia e Diabetes atendeu 82 mil beneficiários no período. Já o Centro Odontológico inaugurado em agosto de 2017 contabilizou mais de 40 mil atendimentos.

Entre novas ações que ampliam a qualidade e os serviços prestados pelo Instituto, também está em tramitação na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo, que vai permitir que o Ipesaúde firme convênio com os municípios sergipanos e suas câmaras municipais, permitindo que os servidores e dependentes possam se cadastrar como beneficiário.

“Outra ação muito importante é que no dia 3 de julho, o Ipesaúde inaugurará seu novo serviço de pronto atendimento, dando a resposta que os beneficiários do Ipes precisam no pronto atendimento, que será localizado na esquina da rua Nossa Senhora das Dores com a avenida Desembargador Maynard e, que no prazo de 40 dias depois, teremos uma nova UTI com dez leitos novos para os beneficiários do Ipesaúde”, anunciou o diretor-presidente do Ipes.

ASN – foto Victor Ribeiro

Leia também