Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

A QUESTÃO DO SALÁRIO EM DIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Belivaldo Chagas (PSD) conseguiu resolver o que mais se temia: pagar ao servidor no espaço de 30 dias e evitar o parcelamento de salários, principalmente dos aposentados e pensionistas. Ninguém acreditava que os salários seriam postos em ordem. A oposição já preparava discursos sobre isso. E estava certa. Nenhum nome que tentasse a reeleição a governador teria êxito deixando o servidor ao Deus dará.

Sergipe – como vários outros Estados do Nordeste – depende do Governo, que emprega a grande maioria dos seus habitantes. O atraso salarial provoca o caos e mexe com a economia, porque reduz o poder de compra. Onde não circula dinheiro há uma estagnação do crescimento e cria problemas sérios no consumo e na quitação de compromissos financeiros, o que forma uma ‘bola de neve’ e se chega ao risco de se chegar a uma crise profunda.

Belivaldo também elegeu a saúde como prioridade de sua gestão. Reduziu o número de reclamação sobre atendimento em hospitais públicos, mesmo que ainda haja muito que fazer para chegar próximo ao ideal. Não exibe uma pré-campanha movimentada e nem apegada ao exibicionismo, mas se paga em dia e cuida da saúde, já é um bom começo para quem pretende se manter no Governo.

Uma gestão para agradar ao povo não precisa de ilustrações exuberantes, basta mostrar que sabe fazer o dever de casa, que vai aparecer bem na fita. Agora, o foco será na área da Segurança Pública para retirar Sergipe desses altos índices de violência,  e do medo que deprime a sociedade. E isso requer urgência para que se consolide na estrutura administrativa em formação.

O governador Belivaldo Chagas vem surpreendendo com um estilo simples, cauteloso e transparente de administrar o Estado, o que pode provocar mudança no discurso da própria oposição, que terá de propor ações que superem um projeto novo que vem sendo posto em execução. Lógico, ainda há muito tempo pelo frente e o pleito só vai se definir nas urnas. Que o resultado seja o melhor para o povo.

CARTA PSICOGRAFADA NAS REDES

O jornalista Nubem Bomfim publica em um grupo carta psicografada por Divaldo Franco em que diz “Déda pede para ter cuidado com Jackson Barreto”.

A carta teria sido enviada por um amigo baiano.

QUEM É DIVALDO FRANCO

Segundo dados biográficos, Divaldo Franco é um “apóstolo do Espiritismo”, com mais de cinquenta anos devotados à mediunidade e a caridade.

Há mais de sessenta anos é considerado um importante orador espírita.

ELIANE FICA MUITO IRRITADA

Viúva de Marcelo Déda, Eliane Aquino ficou indignada com a publicação da carta e considerou “patético isso”. Repassou a amigos e familiares de Déda.

Sugere que “entrem com ação contra essa baixaria”.

NUBEM BOMFIM EXPLICA

Nubem Bomfim diz que não integra a assessoria do deputado André Moura, não tem vínculo empregatício e não está subordinado a ordens e determinações do parlamentar.

– Presto consultoria na área de elaboração de projetos, diz.

SOBRE ELIANE AQUINO

Nubem acha que Eliane Aquino tem todo o direito de se indignar com a utilização da imagem de Marcelo Deda e aproveito a oportunidade para me solidarizar com ela.

– O fato de ter postado o documento não significa que a autoria desta carta seja minha.

– Não concordo com os fatos que foram narrados

BELIVALDO VAI À EDUCAÇÃO

Governador Belivaldo Chagas (PSD), hoje como governador, despachou ontem da Secretaria da Educação, onde discutiu problemas e ações da Pasta.

Almoçou na lanchonete de Maria, como fazia quando era secretário.

SENADOR VALADARES RELEMBRA

O senador Valadares (PSB) ainda fala da chamada “mala preta” para compra de votos e insiste nisso. Essa mala está superada. Ninguém anda mais com esse objeto suspeito.

Autores de transações financeiras descobriram outros meios.

DEPUTADOS FORAM A BRASÍLIA

Apesar de ainda não ter sido pautado o julgamento da ação que recorre contra o processo sobre subvenção, pelo menos cinco deputados viajaram a Brasília.

O clima entre os parlamentares é de tristeza.

CONDENADOS PERDEM MANDATO

Segundo um advogado que acompanha o caso, falando em off, quem for condenado no TSE perde o mandato imediatamente.

O advogado está otimista e diz que o ministro Fux foi precipitado com seu voto.

REUNIÃO COM BELIVALDO

Pré-candidatos da base aliada estiveram reunidos, segunda-feira, em casa do deputado Fábio Mitidieri, com Belivaldo Chagas. Trataram sobre a pré-campanha.

Decidiram que devem ir às ruas e defender as candidaturas.

MITIDIERI ABRE O VERBO

O deputado Fábio Mitidieri abriu o verbo ontem, e disse que os “tão falados recursos que seu colega André Moura diz ter trazido”, serão mostrados por ele.

Avisa que os recursos para o São João ainda não chegaram.

FALA TAMBÉM DE VALADARES

Fábio Mitidieri também espalhou brasa em relação aos Valadares e fez questão de mostrar a relação deles com o Governo Temer “até há pouco tempo”.

– O senador Valadares foi quem atuou na Codevasf durante o governo Temer.

SOBRE LIBERAÇÃO DE RECURSOS

Líder do Governo, o deputado federal André Moura já disse que a liberação de recursos para as Prefeitura será feita até dia 30 de junho sem problemas.

Só não vai receber a prefeitura com problema de certidão.

MARIA MENDONÇA E ROMPIMENTO

A deputada Maria Mendonça dará entrevista amanhã em uma churrascaria de Itabaiana. A informação é que ele falará da traição do prefeito Valmir de Francisquinho.

Será a primeira vez que a deputada se manifesta…

LAÉRCIO NÃO TEM AVALIAÇÃO

Deputado federal Laércio Oliveira (PP), que disputa a reeleição, não tem uma avaliação do quadro sucessório, porque está preocupado com a sua campanha.

Tem gostado do trabalho de Belivaldo, que é “muito focado e mostra decisões”.

TRAVESSIA POR FEIRA É VISTA

Semana passada, em cidade do interior, Laércio foi cumprimentado por um cidadão porque atravessou a feira livre e foi cumprimentado por pessoas sem problemas.

– Parabéns, o senhor atravessou a feira e ninguém lhe xingou, disse-lhe.

FORRÓ NO ARRAIA DO LULA

O PT vai começar a ‘ariar a fivela’ amanhã, no já intitulado ‘Arraiá do Lula’. Vai reunir todos os segmentos do partido e comemorar o São João.

Será na sede do partido às 17 horas e não terá hora para acabar.

GOVERNO ENTRA COM AÇÃO

Sergipe entrou com recurso na justiça que obriga a Caixa Econômica Federal a fazer a operação do Finisa (R$ 560 milhões), sem uma nova operação.

Pernambuco e Piauí entraram com o mesmo recurso e já receberam.

Notas

Eliane não disputa a Câmara – Eliane Aquino se antecipa e posta: “antes das análises apressadas, esclareço que não me coloquei como candidata à Câmara Federal na reunião que ocorreu no PT ontem. Essa foi hipótese levantada lá, e que será avaliada no contexto das definições que o partido tomará para o pleito deste ano”.

0x0

Silvio fala sobre candidatura – Durante a reunião petista, na noite de ontem, Silvio Santos falou que a tendência Movimento PT iria defender uma candidatura estadual [ele próprio] e outra federal, cuja opção seria Eliane Aquino. Rogério Carvalho e Márcio Macedo não participaram da reunião e ficou de ser marcada uma outra da Executiva.

0x0

MDB se retira de CPI – Após encontro ontem, o MDB da Câmara decidiu retirar o apoiamento para a CPI sobre supostas irregularidades nas delações premiadas. A grande maioria da bancada entendeu que a redação do requerimento ficou genérica – sem fato determinado – o que acabou gerando dúvidas sobre o caso.

0x0

Pela absolvisão de Gleise – Edson Fachin votou pela absolvição de Gleisi Hoffmann pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ministro entendeu por enquadrá-la na “falsidade ideológica para fins eleitorais” [caixa dois]. PGR não provou que Gleisi recebeu R$ 1 milhão para manter diretor da Petrobras.

0x0

Decreto sobre etanol – O projeto de decreto legislativo que autoriza a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis foi aprovado no plenário do Senado por 47 votos favoráveis e dois contrários. Atualmente, essa venda direta é proibida por uma resolução ANP. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

0x0

Ciro dá ‘show’ em Minas – O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, se irritou ontem e criticou o formato de painel do 35º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte (MG). Ciro considerou um“absurdo” se deslocar para ir a um evento pagando sua própria passagem e ter pouco tempo para se pronunciar.

Conversando

Para oposição – A base aliada conta com a participação do PDT no bloco, como já foi definido, mas não terá o que fazer caso Fábio Henrique migre para a oposição.

Apenas postou – Jornalista Nubem Bomfim está possesso com a notícia de que ele teria produzido carta psicografada de Marcelo Déda. Diz que apenas postou em um grupo.

Festejos juninos – Deputados e senadores por Sergipe viajaram a Brasília e participam de sessões na Câmara, apesar dos festejos juninos. Retornam amanhã.

Collor em Capela – O senador Fernando Collor estará em Capela no sábado, dia 30, para participar do São Pedro. Sukita prepara uma recepção movimentada para ele.

Venda de atenol – Senador Valadares apresentou relatório favorável a projeto que permite a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis.

Retiram apoio – Após repercussão negativa junto à sociedade, deputados retiram apoio para criação de CPI contra a Lava Jato, diz a revista Voto.

Sem motivo – O pessoal da base aliada diz que não há motivo para o PDT sair do Governo. Acha que a legenda está muito bem prestigiada.

Boa notícia – O secretário da Fazenda, Ademario Alves, deu boa notícia aos servidores: a antecipação do 13º Salário. Além da possibilidade de pagar dentro do mês.

Tudo vai parar – Aracaju para a partir de sexta-feira, com o jogo do Brasil contra Costa Rica e os festejos juninos que animam todo o Estado.

Leia também