Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Com “dubiedade”, Eliane não lidera o PT! Liderança se conquista, não cai do céu!

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT) entrou no “centro das atenções”, essa semana, por conta das especulações em torno de seu futuro político, mais precisamente para as eleições de outubro: se concorre a algum cargo eletivo e se será candidata a vice-governadora na chapa liderada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) ou se ajuda a legenda disputando a eleição para deputada federal. Ela tem evitado manifestações públicas a respeito e, visivelmente, quer “empurrar” esta decisão para mais adiante, mas essa posição inevitavelmente desperta uma série de reflexões.

Em primeiro lugar, se não fosse pré-candidata, Eliane Aquino já teria anunciado isso e encerraria o assunto. Então, mesmo sem se manifestar, ela não tem como negar que consente com todas essas manifestações em torno de seu nome. E, agora, partindo do princípio que vai disputar a eleição, o que a opinião pública espera dela é um posicionamento mais claro: se aceita o convite para ser vice-governadora ou se vai concorrer à uma cadeira na Câmara Federal. E por mais que este colunista respeite a memória de Marcelo Déda (in memoriam), há de se pontuar que a vice-prefeita seria a principal “condutora” do seu legado, atualmente.

E, se ainda estivesse entre nós, Déda certamente teria uma postura decidida, única e de liderança dentro do Partido dos Trabalhadores: já teria anunciado para que cargo disputaria e ponto final! Há de se respeitar o direito de escolha de Eliane Aquino, mas para quem chega a ser cogitada como uma possível “líder” dentro do PT, a pré-candidata vai de encontro a todo o contexto histórico quando tenta claramente “ganhar tempo” para fazer a melhor avaliação do cenário político ou até para entender o que lhe dá a melhor condição de voto.

Na noite da terça-feira (19), setores do próprio PT “ventilaram” nos bastidores do mundo político que Eliane Aquino teria anunciado no encontro que aceitaria disputar uma cadeira para deputada federal. Na manhã da quarta-feira (20), a vice-prefeita usa suas redes sociais para dizer que não se colocou como candidata para a Câmara dos Deputados. Que esta foi apenas uma “hipótese levantada” lá, e que “será avaliada no contexto das definições que o partido tomará para o pleito deste ano”.

Este colunista reforça o respeito que nutre por Eliane Aquino, mas questiona sim esse suposto comportamento “dúbio” dentro de uma legenda que costuma sempre se “auto afirmar”, se posicionar no cenário político. Essa “indecisão” de Eliane está incomodando alguns militantes e sua postura já começa a ser questionada dentro da própria legenda. Agindo desse jeito, ela dificilmente assumirá uma postura de líder dentro do Partido dos Trabalhadores. Até porque, mesmo sem impor nada, Eliane precisa entender que liderança não é cargo e que é algo que se conquista, com ações e posicionamentos. Não é algo que “cai do céu”…

Veja essa!

Mesmo negando que tenha definido ser pré-candidata a deputada federal, uma fonte que estava presente na reunião do PT confirmou Eliane na disputa e ainda disse: “vice ela já é! O PT precisa dela agora para ajudar os demais, para ajudar a legenda”.

E essa!

A mesma fonte ainda completou: “se fosse para disputar a majoritária, a gente até entenderia se ela disputasse o governo. Chega dessa história de ser sombra! Nós vamos para a disputa com Eliane para federal”.

Exclusiva!

Outra fonte do PT, que também estava na reunião, registrou: “Eliane é candidata a federal, mas não é o momento dela anunciar isso. Hoje ela tem sido cortejada pelo governador e por Jackson Barreto. Quando anunciar, ela perde tudo isso”.

Bomba!

Uma terceira fonte do Partido dos Trabalhadores, em conversa com este colunista, passou a informação: “dentro do PT, o anúncio da candidatura de Eliane para federal caiu como uma ‘bomba’ para o deputado João Daniel. E logo agora, durante o julgamento de sua possível inelegibilidade no TSE. Tem gente prestes a ‘explodir’ dentro da legenda”.

Assunto encerrado

Com a confirmação da pré-candidatura de Eliane Aquino para deputada federal, o PT praticamente encerra a discussões com os demais aliados sobre a eleição proporcional para federal e estadual: o partido vai de chapa própria!

13º salário

O governador Belivaldo Chagas anunciou que os servidores estaduais podem antecipar a primeira parcela do 13º salário a partir do dia 2 de julho, inclusive aposentados e pensionistas. O funcionalismo ou receberá de forma integral, negociando com o Banese, ou em parcelas, a partir da folha de pagamento de julho.

Atenção servidor!

Este colunista faz a pergunta que não quer calar: em outras oportunidades, o governo enviou para a Assembleia Legislativa uma proposta de “abono” em caso de negociações dos servidores com o Banese, assumindo o pagamento dos juros. E agora? Quem “antecipar” essa 1ª parcela, terá esse benefício? Com a palavra o governo…

Coronel Rocha

Pré-candidato a deputado federal, o Coronel Rocha (REDE) estava em Brasília (DF), essa semana, participando da última etapa do Renova BR (seminário de renovação política) antes das eleições e participou de um jantar a convite do senador Valadares (PSB). Comenta-se que REDE e PSB ainda podem formalizar uma aliança para o pleito deste ano.

Alexandre Figueiredo

O pré-candidato a deputado federal Alexandre Figueiredo (MDB) esteve presente na tradicional “guerra de Buscapé”, no município de Estância, a convite do amigo e ex-vereador da cidade, Fabrício Soares, e de outras lideranças locais. Alexandre Figueiredo tem circulado bem em alguns bairros da capital e em muitos municípios do interior do Estado.

Goretti Reis I

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) apresentou a indicação solicitando ao Governador que determine ao comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe sob chefia do Coronel Marcony Cabral, que efetue a promoção imediata da sargenta Eliana Costa da Silva a subtenente.

Goretti Reis II

“Perdemos a sargento Eliana para o crime no dia 31 de maio, nada mais justo que seja homenageada com essa promoção a subtenente. Ela trabalhou 20 anos na Alese e cumpriu com primor sua missão. É o mínimo que pode ser feito como reconhecimento por parte do comando desta renomada instituição, a quem dedicou parte de sua vida no exercício da sua profissão. Ela deixou esposo e dois filhos”, disse Goretti aguardando que sua indicação seja acatada o mais rápido possível.

Marcio no IPES

O vice-presidente nacional do PT e pré-candidato a deputado federal de Lula, Marcio Macedo, participou da solenidade de assinatura do contrato entre o Ipesaúde e a Clínica de Radiologia e Imagem – Clinradi, assinado pelo governador Belivaldo Chagas, para a prestação de terapias radiológicas aos pacientes do Instituto.

Importância do convênio

Na ocasião, Marcio ressaltou a importância do contrato para atender com rapidez e qualidade os beneficiários do Ipesaúde. “Fico feliz em ver o Ipesaúde se modernizando cada vez mais e ampliando os seus serviços para a melhoria do atendimento aos seus beneficiários. Com certeza este convênio trará mais qualidade de vida a muitas pessoas”, disse.

Maria do Carmo I

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) vê na criação de camarões e ostras uma excelente oportunidade de trabalho e renda para a população do Baixo São Francisco, considerando que a população vem sofrendo, desde a última década, com as graves degradações do Rio e necessita de uma nova motivação econômica para a região.

Maria do Carmo II

Para Maria, esse projeto poderá viabilizar economicamente outras populações ribeirinhas do Estado de Sergipe, criando novas perspectivas, a partir desses produtos que possuem boa aceitação no mercado sergipano.

Eduardo Amorim I

O senador Eduardo Amorim (PSDB) fez um alerta à Procuradoria da República, ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, ao Conselho Estadual de Saúde e aos sindicatos representativos dos profissionais de saúde para a responsabilidade de fiscalizar recurso da ordem de R$ 51 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, destinado ao custeio para manutenção de Unidades Básicas de Saúde.

Eduardo Amorim II 

Segundo ele, é uma boa notícia, mas é necessário informar claramente que esse é um “dinheiro extra”, ou seja, não são recursos destinados ao custeio das ações de Média e Alta Complexidade Hospitalar. “Não são recursos a serem contabilizados para compor os 12% que, constitucionalmente, é de responsabilidade do Estado. E aqui é importante que se diga que o Governo de Sergipe não está cumprindo essa obrigação desde janeiro deste ano”, informou Eduardo.

André Moura I

Tramita no Congresso Nacional Medida Provisória 827/18 que altera e regula atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias e os deputados federais André Moura (PSC), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), relator da matéria, se reuniram com a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) para construção de entendimento entre o governo federal e a categoria que tambem busca reajuste salarial e alteração da data-base.

André Moura II

De acordo com André Moura, é indispensável o papel desses profissionais na saúde. “Eles têm acesso amplo à população, cuidam, levam prevenção, conhecimento e inspeções de saúde que aliviam as unidades dos SUS”, afirmou André. A MP 827/18 é considerada pela categoria uma vitória desde a derrubada dos vetos, fruto da mediação do deputado André com o Executivo e os agentes. Na Medida também está previsto jornada de 40 horas semanais, delimitação das atividades e obrigatoriedade na atenção básica de saúde pelo SUS.

Falando nele

Ainda sobre André Moura, ele convidou o presidente da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Rodrigo Sergio Dias, que visitará Sergipe na próxima segunda-feira (25), para anunciar investimentos para todo Estado. O ato será a partir das 8 horas, na sede da Funasa em Aracaju.

Mais recursos

Serão assinados convênios com municípios que devem receber caminhões compactadores de lixo, recursos a serem aplicados na ampliação de sistema de abastecimento de água, kits para os Conselhos Tutelares de 59 Municípios. Além de assinatura dos convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF.

João Daniel I

O deputado federal João Lula Daniel (PT) esteve reunido, em Brasília, com o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza. Preocupado com a indefinição em torno da liberação, o parlamentar foi se inteirar sobre o andamento do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), solicitado pelo governo do Estado junto à Caixa para a aplicação em projetos de infraestrutura relacionados às estradas.

João Daniel II

Durante a reunião, o deputado foi informado que não há nenhuma restrição, nenhum problema por parte da Caixa, que apenas aguarda a autorização do Tesouro Nacional para a liberação. No Plenário da Câmara, João Daniel fez um apelo para que o governo federal faça a liberação imediata do Finisa para Sergipe, “pois trata-se de um empréstimo importante para Sergipe, que vai viabilizar a recuperação das estradas estaduais. Portanto, que o governo federal resolva urgentemente essa questão”, completo o parlamentar.

Emília Corrêa I

A vereadora e pré-candidata ao Senado da República, Dra. Emília Corrêa (Patriota), protocolou requerimento denunciando a falta reiterada de zelo da Mesa Diretora da Câmara Aracaju (CMA), em cumprir seu dever regimental de iniciar e coordenar os trabalhos legislativos.

Emília Corrêa II

“No último dia 14 de junho de 2018, ocorreria a audiência pública sobre a execução orçamentária a ser demonstrada pelo Secretário de Finanças, Sr. Jeferson Passos, porém os membros da Mesa Diretora não se fizeram presentes a sessão e deixaram seus pares sem informações oficiais necessárias, quebrando, assim, a relação harmônica com o Poder Executivo”, destacou.

LRF

Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal  determina que a referida audiência pública só poderia ocorrer até o último dia do mês de maio. O que não foi cumprido pelo Poder Executivo e tampouco pela chefia do Poder Legislativo local que falhou em seu dever de fiscalização. De acordo com Emília, tais omissões violam o cumprimento das obrigações regimentais de cada cargo da Mesa Diretora e obstruem o regular funcionamento dos serviços legislativos.

Desrespeito

“É inadmissível a forma desrespeitosa que alguns membros do Legislativo Municipal vêm dispensando aos seus pares. É preciso por um fim a forma como as atividades regimentais são atropeladas. Os aracajuanos merecem um Poder harmonioso e, acima de tudo, respeitoso e comprometido com o coletivo”, concluiu.

Iran Barbosa I

O vereador Iran Barbosa (PT) rebateu, com veemência, as desculpas que surgem, a todo instante, para tentar justificar a falta de respeito ao direito à revisão nos salários dos servidores públicos  e ao reajuste no piso salarial do magistério do Município de Aracaju. Iran analisou os argumentos utilizados para a negativa do reajuste, denunciando as suas inconsistências.

Iran Barbosa II

Desde o ano passado que o parlamentar insiste nesta cobrança, com fundamento na Constituição Federal, na Legislação brasileira e na  situação financeira do Município.

“Fiz uma análise histórica de qual o comprometimento da receita corrente líquida de Aracaju, em relação ao investimento com folha de pessoal, ao longo dos últimos 16 anos, e observei que o nosso município nunca ultrapassou os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Iran Barbosa III

“Isso significa que, mesmo nos anos em que houve reajuste salarial, as finanças do município não ficaram comprometidas e assimilaram os percentuais de aumento”, explicou Iran, rebatendo a desculpa largamente utilizada, relacionada aos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal com Folha de Pessoal.

Kitty Lima I

A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve reunida com o diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, para discutir uma pauta de reivindicações que abrange a aplicação da lei de combate aos abusos sexuais contra mulheres no transporte público da capital, o transporte de animais domésticos nos ônibus coletivos e a lei da meia passagem aos domingos para os usuários do sistema de integração da Grande Aracaju.

Kitty Lima II

Em vigor desde fevereiro deste ano, a lei municipal nº 5.012, de autora da vereadora Kitty Lima, impõe uma série de medidas de prevenção e combate ao abuso sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo. A parlamentar cobrou do Setransp o cumprimento à legislação, uma vez que as iniciativas previstas ainda não saíram do papel.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também