Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

DEPREDAÇÃO EM SÃO CRISTÓVÃO: SECRETÁRIO DENUNCIA À POLÍCIA

8

Vandalismo no canteiro da entrada do conjunto Luiz Alves, em São Cristóvão. A ação, que aconteceu no último final de semana, já foi relatada à polícia através de boletim de ocorrência prestado pelo secretário municipal de infraestrutura, Thiago Souza e equipe. Este foi o segundo ato contra o patrimônio público ocorrido no local em menos de mês.

Segundo o secretário desta vez o vandalismo foi maior, pois além da depredação do canteiro foram levados o brasão da Prefeitura de São Cristóvão e a placa de inauguração das ruas do conjunto. “Entregamos as ruas pontos no mês de abril, contemplando assim os moradores do Luiz Alves. Colocamos o marco inaugural, com a placa contendo informações sobre a obra e o brasão da prefeitura para marcar uma obra importante para nossa gestão, e principalmente, para os sancristovenses. Desta forma encontrarmos o local quebrado, com as placas roubadas nos deixou surpresos e ao mesmo tempo tristes, porque ali é uma obra feita com o dinheiro público, sendo este vandalismo um ato de desrespeito para com a toda a nossa sociedade”, disse Thiago.

Souza informou também que no mês de maio, poucas semanas após a obra ser entregue, uma parte do paisagismo feito no canteiro tinha sido danificada. “A primeira ação de vandalismo aconteceu justamente na retirada das plantas, deixando toda a área descuidada. Em poucos dias recuperamos e replantamos. Por ser reincidente o vandalismo no local é que levamos o caso à polícia. Estaremos acompanhando as investigações para tentarmos identificar a autoria da ação”, frisou Thiago.

Crime

Vale ressaltar que danificar patrimônio público ou depredar, ainda que parcialmente, é crime previsto no Código Penal. A lei nº 2.848/40, artigo 163, versa justamente sobre o assunto, ressaltando que o crime pode render pena que vai de seis meses a três anos de detenção (dependendo da gravidade do fato), além de pagamento de multa.

Por Jaime Neto

Foto: Márcio Garcez.

Leia também