Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Em maio, foram vendidos 1.258 veículos novos em Sergipe

____________________________________________________________________________116

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.258 unidades, em maio deste ano.

O número de veículos novos aqui referido, diz respeito a soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, verificou-se queda de 15,6%, em relação às vendas de maio do ano passado. No comparativo com o mês imediatamente anterior, o último mês de abril, também se verificou queda, porém de 14,7%.

Mesmo com essas variações negativas, as vendas de veículos acumuladas no ano, janeiro a maio, em Sergipe apresentaram elevação de 2,1%, sobre o mesmo período do ano passado.

Vendas por segmento em Maio/2018

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.210 unidades, apresentando retração de 16,5%, em relação a maio de 2017. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, abril último, também se verificou queda, porém de 13,9%. No entanto, nos cinco primeiros meses do ano corrente, as vendas tiveram leve crescimento de 0,5%, em comparação com o mesmo intervalo de 2017.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 46 unidades, no mês analisado. Entre janeiro e maio deste ano, foram vendidas 258 unidades, registrando incremento de 80,4% nas vendas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, o segmento de ônibus comercializou apenas duas unidades no mês de maio. Já no acumulado do ano, as vendas chegaram as 20 unidades, situando-se 39,4% abaixo das vendas realizadas no mesmo intervalo de 2017.

Outros segmentos em Maio/2018

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.184 unidades, no mês em análise, assinalando queda de 12,2%, na comparação com o mês de maio do ano passado. Já em relação ao último mês de abril, a queda foi de 11,6%. No acumulado do ano, entre janeiro e maio, a queda chegou aos 14,3%, chegando a 5.722 unidades.

Núcleo de Informações Econômicas/FIES

Leia também