Aracaju, 28 de março de 2024

MESA DIRETORA DA CMA PRECISA RECONHECER OS ERROS, DIZ KITTY

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

O requerimento de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota) que solicitava a instauração do processo de destituição dos membros da mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), biênio 2017/2018, gerou uma grande discussão durante a sessão da Casa desta quarta-feira, 20. A vereadora Kitty Lima (Rede) foi um dos parlamentares que demonstrou apoio à iniciativa, alegando desconhecimento dos membros quanto ao regimento da Casa e as constantes falhas na condução dos trabalhos.

Durante a votação do pedido feito à mesa diretora para que ela inserisse o requerimento à pauta de votações da Casa, Kitty demonstrou sua insatisfação em relação aos problemas que vêm ocorrendo constantemente em função da falta de conhecimento e experiência dos demais membros da mesa no comando das sessões na ausência do vereador Nitinho (PSD), presidente da Câmara.

“A mesa diretora vem falhando muito e isso é fato. Eu não quero que pareça que é uma guerra contra o presidente da Casa, não é. Estão evidenciando muito o nome de Nitinho e, para mim, as coisas não devem ser levadas nesse sentido. A mesa diretora, como um todo, vem falhando e isso vem afetado negativamente os trabalhos. Se a gente precisa de uma informação e Nitinho não está presente para nos dar, ficamos sem uma resposta porque nenhum dos outros membros sabe nos orientar corretamente. A mesa diretora da Câmara de Aracaju precisa reconhecer seus erros e se comprometer em respeitar o regimento interno”, disparou a parlamentar.

Na terça-feira, 19, a presidência da Câmara e os demais vereadores acordaram em não realizar o grande expediente nesta quarta-feira para que ocorresse a análise e votação da pauta do dia, para que nesta quinta-feira, 21, fosse discutida a extensa pauta da lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Porém, um atraso para o início da sessão irritou os parlamentares.

“É uma falta de respeito total com os vereadores. O presidente Nitinho alegou que teve um compromisso e não pôde abrir a sessão, mas onde estavam os demais membros da mesa diretora para dar prosseguimento aos trabalhos? Ficamos mais de 30 minutos com a sessão suspensa e ninguém soube nos informar o motivo. O presidente deixou om plenário para receber o grupo de uma categoria aqui na Câmara, mas por que os outros membros da mesa não deram prosseguimento à sessão? A mesa não se resume a Nitinho, e aí eu gostaria de chamar a atenção dos outros componentes quanto a responsabilidade deles na ausência do presidente”, criticou Kitty.

Ainda de acordo com a vereadora, “por diversas vezes as sessões aqui da Câmara foram abertas por mim ou pelos vereadores Américo de Deus e Cabo Amintas, por exemplo, porque dava o horário para a abertura dos trabalhos e nenhum membro da mesa estava presente em plenário. Falhas como essa precisam ser evitadas, e o primeiro passo para isso é reconhecê-las para então corrigi-las. O funcionamento desta Casa está sendo afetado e não podemos fechar os olhos para esse problema, a mesa diretora está deixando a desejar”.

Ao fim do debate acerca do assunto, o requerimento foi rejeitado pelo plenário.

“É uma pena que as coisas tenham que acontecer dessa forma. É interessante que a população perceba que isso não afeta apenas a dinâmica dos trabalhos da Câmara de Aracaju, atinge diretamente a vida dela porque estamos, ou pelo menos deveríamos, estar atuando aqui em benefício de toda a cidade. Mas a realidade é que essa mesa diretora tem dificultado nosso compromisso com a população de Aracaju”, lamentou Kitty.

Foto Gilton Rosas

Por Felipe Maceió

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também