Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

VALADARES NÃO É ADORNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O nome do deputado federal Valadares Filho (PSB), que está pré-candidato ao Governo do Estado, começa a provocar preocupação. Já não podem tratar esse seu objetivo como “coisa de menino”, para tentar desqualificá-lo. Valadares cresce em cidades do interior e provoca uma onda do litoral ao sertão. Já não vale a análise de que terá campanha difícil, quase impossível, porque não tem grupo. Isso é balela que se expõe pelo volume que sua pré-candidatura toma.

A presença do seu nome na disputa já sinaliza que haverá segundo turno. Há quem aposte que ele “está dentro”. Mas também tem quem duvide que ele entre. Este “está dentro e está fora” pode provocar um frenesi de levar às nuvens, favorável a um candidato que apareceu praticamente de repente e chamou a atenção do eleitorado até pela ousadia. As opiniões se dividem, é claro, e a maioria de políticos e analistas vê o deputado numa final de segundo turno.

Lógico que ainda há nebulosidades na formação de sua chapa e até dificuldade para uma composição mais consistente. Não dá para eliminar uma questão que já deveria ter sido definida: a posição do pai, senador Valadares (PSB), ainda mantendo em segredo se estará presente à chapa majoritária, como candidato à reeleição. Esse é um dos focos da candidatura do deputado ao Governo. Se Valadares pai anunciar candidatura a deputado federal, abrem-se as porteiras para coligações.

Estrategista, o senador Valadares sabe muito bem disso, mas como aparece sempre em boa posição nas avaliações eleitorais, deve imaginar que tem suporte suficiente para deixar o filho no Governo e retornar à Brasília para mais oito anos. É complicado e aparentemente impossível, mas o senador sabe montar estratégias que derrubam avião, mesmo que seja o dele.

Independente disso, Valadares Filho não é um adorno, ou um detalhe em uma eleição difícil, mas um pré-candidato que pode mudar ou ampliar o cenário político atual.

EXTREMA DIREITA NÃO PAUTA

O deputado Fábio Mitidieri disse que ‘jamais’ retiraria sua assinatura da CPI sobre a Lava Jato. “Não será um site de extrema direita com inverdades que irá me pautar”.

– Por mim, a Lava Jato pode durar 100 anos, pois sou ficha limpa, disse.

ESQUEMA PARA AS DELAÇÕES

Mitidieri assinou requerimento para criar CPI e investigar denuncias de esquema nos acordos de delação. “Tem delator que não delatou nada de novidade e está solto”.

– Enquanto tem gente que quer falar e não consegue ser ouvido, explicou.

Para Mitidieri, “a Câmara tem que investigar isso sim”.

RETIRARIA COM ALTERAÇÕES

Mitidieri antecipa que, “de toda forma, sobre essa polêmica da CPI, eu só retiraria a assinatura se o requerimento fosse alterado”.

Ao contrário disso, “mantenho a assinatura”.

VALADARES RETIRA NOME

Já o deputado federal Valadares Filho (PSB) retirou o nome da CPI, por decisão da bancada, que preferiu sair em bloco por razão de mudanças no texto.

A decisão ocorreu na noite de terça-feira.

COISAS DA CAMPANHA

O pré-candidato ao Governo, Eduardo Amorim (PSDB), fechou com o marqueteiro Júnior Aragão para fazer sua campanha. Aragão trabalhava para Rogério Carvalho.

Rogério teria esvaziado o trabalho de Aragão, que estava com ele há anos.

AINDA COISAS DA CAMPANHA

Segundo notícia que circula entre grupos, o pré-candidato ao Senado Rogério (PT) tirou de Aragão o comando das redes sociais e aprofundou a crise entre os dois.

Teria passado para uma jornalista que já trabalha na pré-campanha.

TEM RECEBIDO PRESSÃO

Segundo deputado da base aliada, o presidente do PDT, Fábio Mitidieri, tem recebido “muita pressão” do próprio grupo, para migrar para a oposição.

A deputada Silvia Fontes já teria sido convidada para ser vice de Eduardo Amorim.

DETALHE SOBRE DISPUTA

O mesmo parlamentar avaliou que Fábio Henrique disputando a Câmara Federal, com Silvia Fontes tentando a reeleição, “será difícil eleger os dois”.

E Silvia não abre da candidatura, a não ser para disputar a vice.

ENTREVISTA DE FÁBIO

Fábio Henrique disse em entrevista a Rio FM, que ainda não definiu em quem votar. Se em Belivaldo Chagas (PSD) ou Eduardo Amorim (PSDB).

Pelos elogios que fez ao governador, deixou a impressão que será nele.

DEFINIÇÃO DE POSIÇÃO

O PDT ainda não bateu o martelo sobre sua posição e agora a definição depende da deputada Silvia Fontes, que pretende integrar chapa majoritária.

Fábio aproveitou que estava no sertão e fez contatos políticos.

ELIANE FICA EM SILÊNCIO

Vice-prefeita Eliane Aquino (PT), convidada para disputar a vice de Belivaldo Chagas, resolveu ficar em silêncio até a realização das convenções.

Está cansada com as interpretações que cada um faz dependendo das conveniências.

PUBLICAÇÃO DA CARTA

A publicação de suposta carta psicografada por Divaldo Franco, anunciando um “pedido de Déda”, provocou irritação dentro do Partido dos Trabalhadores.

A suposta carta pode terminar em processo.

FOI GRANDE EQUÍVOCO

A publicação da carta psicografada logo por Divaldo Franco foi um equívoco ou um erro, como queiram, porque o fato é paroquial. Não faz o menor sentido.

Precisa-se buscar a autoria da suposta carta.

PRÉ-CANDIDATURA DE DINÁ

Diná Almeida (Podemos) anunciou a sua pré-candidatura a deputada estadual, com o apoio do marido, Diógenes Almeida, prefeito de Tobias Barreto.

Aconteceu na Luandê FM, programa ‘Gata Amarrada’.

TSE NA PRÓXIMA SEMANA

O advogado Marcio Conrado informou, ontem, que não está em pauta o julgamento da ação de apelação dos deputados de Sergipe, no processo das subvenções.

Pode ser agendado para a próxima terça-feira.

PARTIDO CULPA JACKSON

PDT não esconde que faz oposição a Jackson Barreto (MDB), pré-candidato ao Senado. Acha que parte dele o veto para que Silvia Fontes seja candidata a vice de Belivaldo.

O PDT não apoia JB e vota em André Moura (PSC) ao Senado.

ENCONTRO DE PRÉ-CANDIDATOS

O PPS realizou ontem encontro de pré-candidatos a estadual e federal para avisar que aguarda uma definição sobre a indicação do vice ou do suplente de senador.

Clóvis já avisou a Amorim e a André que o apoio depende disso.

APOIO ESTÁ CUSTANDO CARO

Suplente de vereador de uma cidade do interior disse a um pré-candidato a deputado que o apoiava, tinha 400 votos e garantia a transferência para quem o procurou.

Preço pelo pacote: R$ 40 mil. O pré-candidato não topou.

UM DETALHE DOS FUNDOS

O Fundo Partidário para campanha eleitoral só será liberado depois das convenções, em agosto, através de uma série de garantias de cada candidatura.

As lideranças que garantem apoio querem o pagamento agora, imediato.

Notas

Nunca é demais lembra – O neurocirurgião Rilton Moraes condena a repercussão do que chama de assédio ocorrido na Rússia. Diz que “nunca é demais lembrar que as pessoas que mais acusam de criminosa a ação imbecil de alguns brasileiros contra uma moça russa, são as que consideram arte uma criança tocar um homem nu”.

0x0

Amorim e relatório – Senador Eduardo Amorim (PSDB) anuncia no twitter que teve importante vitória no Senado Federal, ontem. O senador, pré-candidato a governador de Sergipe, apresentou relatório da Medida Provisória, que trata diretamente do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

0x0

CPI há fato determinado – Destacado por Rodrigo Maia para analisar o requerimento da CPI da Lava Jato, o corregedor da Câmara, Evandro Gussi (PV), já tem seu parecer. Ele disse a O Antagonista que “há fato determinado para a abertura da CPI”. Segundo Gussi, “fato determinado não precisa ser necessariamente um fato verdadeiro”.

0x0

Lula envia mensagem a Gleisi – O ex-presidente Lula enviou carta à presidente do PT, Gleisi Hoffmann após absolvição da petista ontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Na mensagem, Lula afirma que pela 1ª vez o Supremo reage diante da indústria das delações e desmoraliza “o discurso e a prática da Lava Jato”.

0x0

Delegados firmam acordo – O STF decidiu ontem que a Polícia Federal também poderá firmar acordos de delação premiada. Até então as colaborações firmadas apenas pelo Ministério Público. O julgamento terminou em 10 a 1. Apenas o ministro Edson Fachin divergiu. Ele é o relator da Lava Jato no Supremo.

0x0

Proibir disparos de cima – A Defensoria Púbica do Estado do Rio de Janeiro pediu à Justiça, em caráter liminar, decisão que proíba disparos a partir de helicópteros da polícia. Uma operação realizada no Complexo da Maré, durante a manhã, resultou em seis suspeitos baleados e mortos e um adolescente atingido por bala perdida.

Conversando

Revela nomes – O empresário Albano Franco (PSDB) revela o nome dos seus pré-candidatos a deputado federal e senador, mas ainda silencia sobre o Governo.

Viaja a Lisboa – Albano Franco viajou hoje a Lisboa, onde participa do aniversário de 80 anos do empresário João Carlos Paes Mendonça.

Um abraço – Deputado João Daniel (PT) deu um abraço na presidente do seu partido, Gleisi Hoffmann em nome de toda militância petista de Sergipe.

Porque rompeu – Hoje pela manhã a deputada Maria Mendonça concede entrevista para explicar a causa do rompimento com o prefeito Valmir de Francisquinho.

Boa conversa – O pré-candidato a deputado federal José Carlos Machado está conversando com a deputada Maria Mendonça e avança possibilidade de apoio.

Festejos juninos – Todos os parlamentares de Sergipe que estão em Brasília retornam hoje para participar dos festejos juninos no final de semana.

Maior reforma – Jackson Barreto (MDB) diz que quando foi governador de Sergipe, teve a honra de entregar a maior reforma da história do Hospital Regional de Itabaiana.

Continua morna – A campanha no interior continua morna, com o eleitorado indiferente ao pleito e sem candidato definido ao Governo do Estado.

Eis a diferença – Segundo Ricardo Noblat, Cristiano Ronaldo viaja com o preparador físico. Neymar, com o cabeleireiro. Eis a diferença.

Leia também