21/06/18 - 10:47:47

Vereador Elber Batalha presta solidariedade ao médico Almir Santana

Em seu último discurso deste semestre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna do parlamento na manhã desta quinta-feira, 21 de junho, para repudiar a humilhação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria de Saúde (SMS) ao médico e servidor Almir Santana.

De acordo com notícia divulgada no blog do ex-vereador e médico Antônio Samarone, o Dr. Almir Santana, como a lei permite, ‘tem dois vínculos públicos, com o estado e com o município de Aracaju. No início do ano, a gestão municipal resolveu lotar o doutor Almir no atendimento ambulatorial da rede básica. Guardando as proporções, seria como lotar Oswaldo Cruz numa Unidade Básica para fazer consultas individuais. Um decisão sem respaldo técnico administrativo’. “Essa colocação de Samarone é bastante pertinente, sem nenhum demérito aos médicos que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde. Mas, isso é uma absurda falta de sensibilidade por parte da SMS. Dr. Almir é referência na prevenção às DST’s em Sergipe e no mundo”, lembrou Elber.

O parlamentar ainda falou sobre as sanções que Dr. Almir Santana vem sofrendo por parte da SMS de Aracaju. “Cortaram o salário dele desde o início do ano, mesmo ele continuando trabalhando na atividade, como represália pelo fato de se recusar a ir. Dr. Almir Santana é um homem altivo, de caráter ilibado e que conquistou seus espaços pela conduta e história de vida de trabalho. A SMS o coloca numa situação de desmerecimento e humilhação. Mas, quero parabenizar a quem da Secretaria de Saúde do Estado teve a sensibilidade de requisitá-lo para que o projeto continue pelo estado e as pessoas que possuem o vírus HIV não fiquem desamparadas”.

Elber solicitou que os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju assinem uma moção de solidariedade e apoio ao médico Almir Santana, por sua luta incessante pela saúde do povo sergipano.

Por Luciana Gonçalves

Foto: César Oliveira