Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Eleição cara

Candidatos acostumados a comprar apoio político vão gastar muito dinheiro nas eleições deste ano. Pelo menos é o que garantem alguns chefes políticos do interior de Sergipe. Segundo eles, quem não tiver o que gastar terminará desistindo da empreitada, pois, se insistir, perde a eleição e fica endividado. E por que será tão caro para se eleger deputado estadual ou federal? Porque os “donos” dos votos estão cobrando uma fortuna pelo “curral” e, assim mesmo, muitos os vendem para mais de um interessado. A inflação é provocada por pré-candidatos endinheirados, que estão botando preço nos redutos eleitorais já apalavrados. Naturalmente, vender votos é crime, porém jamais essa prática deixou de acontecer, principalmente nos grotões do Nordeste, onde a classe política ainda enxerga os eleitores como bois encabrestados à disposição de quem pagar mais. Lastimável!

Pai e filho

Pesquisa do Instituto Dataform aponta os Valadares – pai e filho – liderando as corridas para o governo de Sergipe e o Senado. Vavazinho aparece com 14,8%, enquanto o senador tem 13,3%. Segundo a consulta, o pré-candidato a governador Eduardo Amorim (12,3%) está em segundo lugar, seguido por Belivaldo Chagas (6,8%), Dr Emerson (3,2%), Mendonça Prado (2,7%), Márcio Souza (1,2%), João Tarantela (1,0%) e Milton Andrade (0,2%). Os votos nulos, brancos e abstenções somam 46,4%.

Eleitor insatisfeito

Assim como no governo, na disputa para o Senado os votos brancos, nulos e abstenções lideram com 54%, sem contar os eleitores indecisos (11,3%). A segunda colocação está com o pré-candidato Jackson Barreto (6,4%), seguido por André Moura (6,0%), Heleno Silva (2,8%%), Rogério Carvalho (2,3%%), Sônia Meire (2,2%%), Henri Clay (1,0%) e Alessandro Vieira (0,8%). Registrada no TRE sob o número SE-07967/2018, a pesquisa do Dataform foi realizada de 15 a 19 último, ouviu 1,2 mil eleitores, tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Forró com política

O PT sergipano realizou ontem, o “Arraiá do Lula Livre”. Prestigiada por todas as tendências do partido, a festa também marcou o lançamento na Internet da plataforma “Elas por Elas”. A iniciativa visa construir um programa de governo voltado para políticas públicas de mulheres, juventude e combate ao racismo. Segundo a direção do PT, esta plataforma é um projeto para o empoderamento e estímulo à participação das mulheres na política. Bom!

Susto

Vítima de um pré-infarto, o ex-deputado estadual Zeca da Silva (PSC) segue internado no Hospital São Lucas, em Aracaju. Ele sentiu-se mal ontem, tendo os médicos que o atenderam identificado obstrução em uma artéria, submetendo-o a um cateterismo. Zeca passa bem e deve receber alta a qualquer momento.

Governo terrorista

E o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) anda preocupado com o futuro dos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde. De acordo com ele, o governo não oferece qualquer segurança aos trabalhadores, que temem perder os empregos em 2019, quando a fundação será extinta. O deputado lembrou que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) prometeu uma solução para o caso, porem não cumpriu a palavra empenhada. Segundo Gilmar, “um governo que promete e não cumpre é terrorista”. Crendeuspai!

Censura golpeada

O Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o trecho da Lei Eleitoral que proibia sátira contra políticos em época de eleição.  Em seu voto, o ministro Celso de Mello disse que “o riso deve ser levado a sério e junto ao humor são verdadeiras metáforas da sociedade. São renovadores, esclarecedores e por isso que são temidos pelos detentores do poder”.  Segundo a ministra Cármen Lúcia, “todos os tiranos temem o imaginário”. Certíssimo!

Dez a zero

Policiais de Sergipe e Alagoas mataram, ontem, Jonathas dos Reis Assunção, vulgo “Pai”, e Renato Reis de Godoy. O primeiro é acusado de ser o autor intelectual do assassinato do capitão Manoel Alves de Oliveira, 42 anos, que comandava a Companhia da Caatinga. A Secretaria da Segurança Pública informou que os dois reagiram à ordem de prisão e morreram no confronto. Em abril passado, outros oito acusados pela morte do capitão também foram abatidos por, segundo a Polícia, terem reagido à prisão. Para sorte dos policiais que os enfrentaram, os 10 bandidos fuzilados tinham péssimas pontarias. Marminino!

Pela vida

E quem está em campanha contra o aborto é o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC). Ele acaba de participar, em Brasília, do Seminário “Em defesa da vida e da família”, promovido Câmara Federal. O parlamentar discorda de quem “pretende fazer da morte de uma criança um direito humano. Esta questão é absurda e eu vou lutar até o fim pelo direito à vida”. Então, tá!

Sergipe na Copa

Os jornalistas sergipanos Jorge Henrique e Kleber Santos estão fazendo uma excelente cobertura da Copa, na Rússia. Diariamente, ambos publicam no Jornal da Cidade uma página sobre o maior evento esportivo do mundo. As fotos jornalísticas de Jorginho (veja a cobertura fotográfica no facebook de Jorge Henrique Oliveira) ilustram o bem elaborado texto de Kleber. Hoje, os dois estão em São Petersburgo, cobrindo o jogo do Brasil com a Costa Rica. Esta é a terceira Copa que os coleguinhas participam. Bola branquíssima!

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Diário da Manhã, em 27 de setembro de 1918.

Resumo dos Jornais

Leia também