Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Forró Caju 2018: tudo pronto para a maior festa de Aracaju

9

A cidade recebe nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho mais uma edição do Forró Caju. Para que o evento aconteça de forma organizada, a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais, não tem medido esforços para oferecer todo o respaldo necessário e garantir a realização de um dos festejos mais aguardados pela população local e turistas. O trabalho conjunto das secretarias é de suma importância para que os seis dias do evento sejam um sucesso e contribuam para manter viva a tradição junina da capital.

Emsurb

À Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) cabe a realização da coleta de lixo, a limpeza de toda a área do evento e, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Vigilância Sanitária, a fiscalização de pontos de vendas de alimentos e bebidas, organizando o comércio ambulante nas áreas internas e externas da festa.

Assistência Social

Já a Secretaria Municipal da Assistência Social fará parte do evento com o intuito de mobilizar a população quanto ao enfrentamento à exploração do trabalho, abuso e exploração sexual infantil. Durante alguns dias da festa, ações de panfletagem e mobilização da comunidade também serão realizadas.

A Assistência também se responsabilizará pelo camarote da acessibilidade que, este ano, disponibilizará 40 vagas para pessoas com deficiência e outras 40 para os acompanhantes.

Semdec

A segurança do público na área interna do Forró Caju será responsabilidade da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que irá disponibilizar 200 guardas municipais por noite para realizar o trabalho ostensivo e evitar possíveis ocorrências no evento.

Os GM’s ficarão distribuídos em postos elevados para facilitar a observação; contarão com um ônibus de monitoramento – que será equipado para colaborar com o trabalho durante a festa -; com 16 câmeras de segurança, que irão registrar imagens de toda a praça de eventos; e irão realizar revistas nos portões de acesso à festa.

Além disso, diariamente a Defesa Civil atuará através de 62 pessoas, entre brigadistas e bombeiros civis, para monitorar a lotação e a segurança dos camarotes e das demais estruturas do Forró Caju.

SMS

Para que os festejos ofereçam o suporte adequado para o bem-estar do público, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contribuirá oferecendo os serviços do posto médico avançado, onde haverá médicos, enfermeiros e profissionais de apoio para assistir quaisquer eventualidades de urgência e emergência no local. Na ocasião, a parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), possibilitará a remoção de pacientes de baixa e alta complexidades, caso haja necessidade.

Nos dias da festa, a secretaria irá atuar ainda com a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como o HIV, a sífilis e as hepatites, na qual o Programa Municipal de IST/Aids, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), promoverá ações de prevenção para o público.

Além disso, a SMS contará ainda com os serviços da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa), da Diretoria de Vigilância em Saúde, que irá realizar ações de inspeção de vendedores ambulantes e dos produtos comercializados, com o intuito de verificar as condições sanitárias do que será vendido aos consumidores.

SMTT

Durante os festejos, a população também deverá ficar atenta ao tráfego nos arredores da Praça Hilton Lopes, onde a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará mudanças. A partir das 18h, o acesso à praça de eventos Hilton Lopes será bloqueado e, às 18h30, os veículos que estiverem na área interna do evento sem autorização poderão ser removidos do local. Pontos de táxi e de transporte coletivo também serão disponibilizados.

Durante todos os dias de festa, a população poderá contar com a oferta normal da frota de coletivos antes de depois dos shows, além de 12 ônibus de linhas normais que funcionarão, neste período, das 0h às 4h da manhã.

Secom

Em todos os dias de festejos, a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) estará presente para registrar e transmitir as principais informações sobre tudo o que acontecerá durante o evento. Diversos conteúdos fotográficos, audiovisuais e textuais serão disponibilizados ao público através do site oficial da Prefeitura e de suas redes sociais.

Da assessoria

Foto Lizia Martins

Leia também