Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

RESULTADOS DE PESQUISAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não é prudente analisar pesquisas de nenhum dos institutos. Seja qual for. Conteúdo e forma não são confiáveis. De repente estão inseridas no contexto de ‘fake news’ e terminam por levar valores falsos que influenciam o eleitorado. Assim, como notícia inverídica pode até anular eleição, não poderia ser diferente em casos de números alterados que influenciam o eleitor.

Sem dúvida a melhor pesquisa é para consumo interno. Ela trás a mais real fotografia do momento e serve de análise para manter ou mudar estratégias. Quando se leva ao espalhafato midiático, existem apenas balões no ar, que se perdem de acordo com a intensidade dos ventos.

Está exposta a mais recente avaliação da tendência do eleitorado neste momento e exibe um fato perceptível a olhos nus. A pré-candidatura ao Governo de Valadares Filho (PSB) começa a expor boa musculatura em todo Estado. Assim, não havia necessidade de se comprovar através de pesquisas, todas elas um tanto quanto exageradas e de pouca credibilidade.

De alguma forma, Valadares Filho começa ser observado como um nome que pode estar no segundo turno, sem que isso surpreenda a ninguém.

Apenas uma observação: os números expostos na pesquisa mais recente tentam desfazer análise de políticos mais experientes, de que candidaturas de pai e filho seria um risco. A avaliação mostra exatamente o contrário, o que se constitui em mais um ponto teoricamente complicado, numa visão de absoluta imprevisibilidade.

No resto, é seguir em frente…

PT QUER DEFINIR POSIÇÃO

Para alguns deputados da base aliada, o PT “está fazendo doce” para sair com chapa própria na disputa proporcional para deputados estadual e federal.

As demais legendas querem chapão para todos.

INDECISÃO TAMBÉM NA SIGLA

Pré-candidatos a federal do PT divergem. Preferem participar do chapão porque vêem mais chances de eleger ou reeleger apenas um.

Mas a tese da chapa própria começa a ganhar corpo entre tendências petistas.

SOBRE À VICE PARA ELIANE

O PT agora visa Eliane Aquino, que fora convidada para disputar a vice por Belivaldo Chagas, em conversa no sábado passado e ficou de avaliar a receptividade do eleitor.

Mas o PT prefere ter Eliane como pré-candidata à deputada federal.

OUTRO PROBLEMA A ANALISAR

Dentro da base aliada, há quem avalie que o PT está se preparando para o resultado do julgamento de processo do pré-candidato a senador, Rogério Carvalho.

Se ele não puder disputar, o nome de Eliane estaria à ordens.

AMORIM TERÁ DOIS PALANQUES

O senador Eduardo Amorim (PSDB) terá dois palanques em sua cidade, Itabaiana, em sua disputa pelo Governo do Estado. Isso está definido.

Maria Mendonça e o Valmir de Francisquinho não sobem ao mesmo palanque.

ENTREVISTA NA CHURRASCARIA

Maria Mendonça (PR) concedeu entrevista ontem, em uma churrascaria de Itabaiana. Foi serena com seu mais recente adversário, prefeito Valmir de Francisquinho.

Esperava que Valmir quando decidiu sair do grupo, o fizesse sem agressões.

AGRESSÕES VERBAIS EXISTEM

Segundo informações de radialistas de Itabaiana, o prefeito Valmir de Francisquinho tem acusado a deputada Maria Mendonça de “traição”, que teria causado a ruptura.

Isso Maria desmentiu na entrevista e lembrou que sempre apoiou Valmir.

MAS, A BRIGA CONTINUA

O prefeito Valmir de Francisquinho está entrando com ação na justiça para tomar o carro da Rádio Capital, emissora que pertence aos Teles de Mendonça.

O carro foi comprado em nome de Adailton Souza, vinculado a Valmir.

MAS HÁ UM PROBLEMA

Há um problema sobre essa ação de Valmir para tomar o carro, é que a Radio Capital já transferiu os documentos do veículo para a emissora.

Valmir alega fraude na transferência.

ZECA TEM INÍCIO DE INFARTO

O ex-deputado estadual Zeca da Bomfim sofreu ontem um início de infarto e se submeteu a cateterismo. Ele está na UTI do São Lucas.

Zeca está na pré-campanha de André Moura ao Senado.

PROPOSTA DE COLIGAÇÃO

O pré-candidato a deputado federal Coronel Rocha participou, em Brasília, da última etapa do “RenovarBr” antes das eleições e jantou com o senador Valadares (PSB).
Na ocasião houve proposta do PSB por uma coligação com a Rede.

EMBAIXADOR VEM A SERGIPE

O embaixador de Israel no Brasil, Yoffi Shella, chega a Aracaju dia 04 de julho, a convite do deputado federal Jony Marcos (PRB)

Reúne-se com empresários e a comunidade evangélica.

YOFFI FARÁ OUTRAS VISITAS

O embaixador israelense também fará visita às autoridades eclesiásticas e em seguida viaja ao alto sertão de Sergipe, para conhecer a região.

Retorna a Brasília no dia 06 de julho.

SOBRE FECHAR QUESTÃO

Jony Marcos disse que o PRB só não fecha questão sobre o apoio a Eduardo Amorim (PSDB), em consideração ao ex-prefeito de Estância, Ivan Leite.

Ivan vota na reeleição de Belivaldo Chagas.

IMAGEM NÃO É BOA

Membros influentes da base do Governo e da oposição condenam a posição de um líder político do Estado, “que não decide e nem sai de cima”.

Um deles disse que “esse jogo todos já conhecem”.

UM AVISO PARA O PPS

Deputados da oposição mandam recado ao PPS: para ter primeiro ou segundo suplente de senador, o partido terá que estar no chapão para federal e estadual.

O PPS não abre mão da indicação do primeiro suplente.

OPOSIÇÃO E VALADARES

Pelo menos dois líderes da oposição admitem que a pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) está crescendo no melhor momento em todo Estado.

Também acham que se o senador Valadares for para a reeleição prejudica o filho.

AINDA NÃO DECIDIU

O senador Valadares (PSB) não fala sobre disputar ou não o Senado. Já avisou que no momento foca na pré-candidatura do filho ao Governo e conversa com lideranças.

Está empurrando isso para o final de julho.

A HORA DO PÉ-DE-MOLEQUE

O senador Eduardo Amorim levou aliados, ontem, para comer o pé-de-moleque que sua mãe faz e já se tornou tradição em sua família.

Amorim comeu o bolo com Maria Mendonça e Valmir de Francisquinho.

Mas em mesas separadas e momentos distintos…

JAIRO ESTÁ NA BASE ALIADA

Deputado Jairo de Glória (PRB) confidencia que está na base de Governo e quer votar em Jackson Barreto para o Senado e em Belivaldo Chagas à reeleição.

Mas deixou claro: “só depende deles dois”.

Notas

STF permite sátira – Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar veículos de comunicação a fazerem sátiras e montagens com candidatos, bem como emitir opiniões favoráveis ou contrárias a políticos durante as eleições. Prevista numa mudança da lei eleitoral em 2009, a regra já havia sido suspensa pelo próprio STF em 2010.

0x0

Gleisi quer desculpas – A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que passou por processo de desconstrução de sua imagem nos últimos quatro anos e que merece um pedido de desculpas. “Quem é que vai me pedir desculpas por tudo que aconteceu?”, disse a petista em entrevista coletiva para falar sobre o assunto, em Curitiba.

0x0

STF arquiva investigação – A presidente do STF, Cármen Lúcia, abriu a sessão ontem com breve discurso sobre os resultados da investigação de suposta citação de ministros da Corte em áudio gravado por delatores da JBS. A apuração começou a pedido da ministra. Por falta de provas, Cármen disse que arquivará as investigações.

0x0

Pensa no plano ‘B’ – Tarso Genro saiu das sombras para dizer à Folha que acha que todo o PT e o próprio Lula “estão pensando no plano B, mas não verbalizam isso por razões óbvias”. Segundo Tarso, os petistas só não falam abertamente por ainda ter expectativa de reversão da condenação de Lula.

0x0

Jair é o favorito – O deputado Jair Bolsonaro (PSL) é o favorito na corrida à Presidência da República entre eleitores de Brasília, segundo pesquisa do Instituto O&P Brasil. Ele aparece com 23,4% das intenções de voto. Marina Silva (Rede) é a 2ª colocada com 10,8%. Já em 3º lugar vem o pedetista Ciro Gomes, com 7,9%..

0x0

Justiça condena Ciro – Segundo informa o blog da jornalista Andreza Matais, a Justiça do Ceará condenou o presidenciável Ciro Gomes (PDT) a pagar R$ 7 mil ao empresário e ex-prefeito Gaudêncio Gonçalves Lucena por reparação por danos morais por tê-lo xingado no Facebook. O episódio ocorreu em 25 de março de 2015.

Conversando

Fake news – Presidente do TSE, ministro Luiz Fux, avisa que o tribunal pode anular eleição se ficar comprovada que ela teve influência direta de fake news.

São João – Todos os parlamentares de Sergipe desembarcaram ontem. A maioria participa dos festejos juninos em cidades do interior.

Viaja cedo – O deputado federal André Moura (PSC) participa do São João no Estado, mas na segunda-feira cedo terá que viajar a Brasília, onde tem compromissos.

Em Lagarto – Ao lado de Jackson Barreto, o governador Belivaldo Chagas entregou ao Conjunto Jardim Campo, em Lagarto, a pavimentação granítica de várias ruas.

Forro do PT – Aconteceu ontem, na sede do PT, o ‘Arraiá Lula Livre’, com a presença de militantes e convidados, sem política na dança.

Sem foro – Ninguém deve ter foro privilegiado. O crime não pode distinguir ninguém em razão de cargo ou mandato que exerce. Bandidos estão em todos os lugares.

Fala em crise – Desde que se iniciou a pré-campanha eleitoral que não se fala em crise. A impressão é que o País vive em sua absoluta plenitude social e econômica.

Só com chapão – Dois deputados estaduais da base aliada ao Governo abandonarão o barco se o chapão não for formado.

Muito tempo – Deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) diz que o PDT é um partido importante, aliado de muito tempo: “torço que continuemos juntos”.

Leia também