Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SUPERINTENDÊNCIA DO TRABALHO E PREFEITURA FIRMAM PARCERIA

5

Prédio onde funcionou Delegacia Regional do Trabalho será nova sede da Fundat

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) passará a ocupar a antiga sede da Delegacia do Trabalho, no Centro de Aracaju. A parceria foi firmada nesta sexta-feira, 22, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas com a superintendente regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, Celuta Krauss, que assinaram o termo de cessão do imóvel que passará a sediar o órgão municipal.

“Este é um momento importante, pois celebramos uma parceria muito significativa para a cidade. O prédio onde funcionou a Delegacia Regional do Trabalho abrigará agora a Fundat. Damos assim uma nova função a um prédio histórico e simbólico de Aracaju, ao mesmo tempo em que mantemos o seu principal caráter, que é a defesa do trabalhador. A Delegacia do Trabalho, que atua na proteção aos direitos dos trabalhadores, cede sua antiga sede para a Fundat, cuja principal atividade é preparar o cidadão para o mercado de trabalho e estimular a empregabilidade”, destacou Edvaldo.

O prefeito também pontuou que a utilização do prédio pela Fundat é um meio de manter o Centro da cidade ocupado. “A Fundat vai preservar um prédio que é ícone da defesa do trabalhador e também contribuirá para manter o Centro vivo, inclusive iremos estudar a viabilidade de revitalizar o prédio”, disse Edvaldo, frisando ainda que a mudança de sede da Fundação do Trabalho gerará economia para a Prefeitura, uma vez que não se terá mais despesas de aluguel.

A superintendente do Trabalho e Emprego, Celuta Krauss, ressaltou que se sente muito satisfeita, por saber que o “prédio estará em boas mãos”. “Nesta parceria, o maior beneficiado será o trabalhador. Estou muito feliz. Aquele prédio que sempre foi uma referência do trabalho, da cidadania e da busca da justiça social terá mantida a sua característica ao se tornar a sede da Fundat, que é uma instituição que tem atuação na mesma área, em defesa do trabalhador”, afirmou.

A sede da Fundat, hoje localizada na rua Pacatuba, passará a ocupar o prédio onde funcionou a Delegacia do Trabalho, no encontro dos calçadões João Pessoa e Laranjeiras. Todas as atividades da Fundação serão transferidas para o imóvel, entre elas a Agência do Trabalhador, a emissão da Carteira de Trabalho, o setor de formalização do micro e pequeno empreendedor e o CredPovo. Cerca de 100 pessoas são atendidas na Fundat diariamente.

Por Valter Lima

 

Leia também