25/06/18 - 08:50:05

Gestores da Secretaria de Educação se reúnem com representações estudantis

Após serem discutidas, as reivindicações apresentadas pelos alunos foram atendidas pela Seed, que assegurou agilidade na execução das obras e serviços requeridos pelo movimento estudantil

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, e o superintendente executivo da pasta, professor Everton Siqueira, dedicaram a maior parte de suas agendas de trabalho desta quinta-feira, 21, para dialogar com o movimento estudantil. Com isso, receberam em audiência, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Aracaju, representações de alunos e de grêmios escolares de oito escolas da Rede Estadual localizadas na Grande Aracaju.

Em momentos distintos, os gestores da Seed estiveram reunidos com alunos e professores do Colégio Estadual Nelson Mandela e representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e, em um segundo encontro, com representantes da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) e membros dos grêmios estudantis dos colégios estaduais “Governador Augusto Franco”, “17 de Março”, “Barão de Mauá”, “Professor Paulo Freire”, “Professor Gonçalo Rollemberg Leite” – localizados em Aracaju -, “João Batista Nascimento” e “Antônio Fontes Freitas”, – localizados no município de Nossa Senhora do Socorro.

Com pontos de pauta muito semelhantes entre si, os representantes de alunos desses oito colégios estaduais reivindicaram, principalmente, serviços de reparo e de manutenção da estrutura física das unidades escolares nas quais estudam e adequações que se fazem necessárias à otimização do espaço escolar, para atender as necessidades das comunidades escolares.

De acordo com o secretário Josué Modesto, a Secretaria de Estado da Educação tem buscado fortalecer o diálogo com todos os segmentos sociais envolvidos no processo educacional de modo a incluir no planejamento da pasta as sugestões que são apresentadas pelos que “fazem a escola” e, assim, contemplá-las prioritariamente.

Segundo o professor Modesto, “a Seed está com recursos em conta” para iniciar a execução de uma série de obras e serviços de melhorias, adaptações e adequações para atender às necessidades padrões das escolas de tempo integral.

“O Serviço de Edificações Escolares (Sedes/Seed) conclui, até a próxima semana, a elaboração dos projetos básicos das diversas obras que serão executadas em 38 unidades escolares de Educação Integral, após o devido levantamento das necessidades reais de cada uma dessas escolas feito junto à comunidade escolar. Estamos finalizando o planejamento para executar, ainda este ano, uma dotação orçamentária de mais de 13 milhões de reais, em obras de infraestrutura”, destacou o secretário de Estado da Educação.

Prazos

O diretor do Serviço de Edificações Escolares da Seed, engenheiro Valdir Pinto, assegurou aos alunos, nas duas reuniões, que até o próximo dia 5 de julho todos os projetos básicos das obras de melhoria da estrutura física das escolas em questão terão seus processos licitatórios iniciados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), que deverá conclui-los no prazo legal mínimo de 60 dias. “Licitadas, as obras terão Ordem de Serviço assinadas de imediato”, frisou.

Protagonistas, os alunos apresentaram também outras demandas além das relacionadas à infraestrutura física das escolas, como poder participar mais ativamente da gestão escolar e a manutenção de canais de diálogo permanentes com equipes diretivas e gestores da Seed.

“Agradecemos aos gestores da Seed pelo espaço aberto para ouvir e discutir com os alunos da Rede Estadual suas necessidades e pelos encaminhamentos que são dados as nossas pautas, sempre atendidas. Estamos aqui para colaborar e buscar construir juntos uma educação pública cada vez melhor”, enfatizou a presidente da União Sergipana de Estudantes Secundaristas (USES), Lizandra Dawany.

Auxiliaram o secretário de Estado e o superintendente executivo da Educação, a chefe do Gabinete da pasta, Rosilene Maria; a diretora do Departamento de Educação, professora Ana Lúcia Lima; o diretor de Recursos Humanos (DRH/Seed), Jorge Costa Cruz; o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Fábio Leite; a diretora de Comunicação, jornalista Gleice Queiroz; o diretor da Coordenadoria de Informática, Alexandre Veras; o assessor Especial do Gabinete, Marcos Nascimento; e coordenador do Núcleo de Segurança da Seed, José Ferreira Júnior.

Foto Janaina Santos

Assessoria de Comunicação da SEED