26/06/18 - 09:24:54

Assistência promove encontro de capacitação com profissionais

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju promoveu nesta segunda-feira, 25, o I encontro com os funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança e Santa Maria e do Centro de Referência da Assistência Social (Creas) Maria Pureza. Realizado no auditório do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), a ocasião faz parte do projeto ‘Teias Invisíveis’, e teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam nas unidades da Assistência Social através da reflexão sobre suas práticas trabalhistas.

Esse foi o primeiro de três encontros que serão realizados com os funcionários das três unidades da Assistência Social. O foco da capacitação é tornar o atendimento voltado aos usuários dos serviços de Sistema Único de Assistência Social (Suas), cada vez mais humanizado. Segundo a secretária da pasta, Rosane Cunha, desde o início do ano a secretaria vem promovendo ações que visam dar uma atenção especial tanto aos usuários dos serviços como também aos profissionais que atuam nas instituições da Assistência.  “Essas atividades que estamos fazendo com os nossos funcionários é uma maneira de qualificar os nossos serviços. Com esses encontros, cada um vai sair com um olhar especial sobre as suas práticas de trabalho, e isso vai contribuir para garantir um melhor desempenho na promoção dos nossos projetos e ações destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade”.

De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho, Maria Luci Silva, essa capacitação é um importante instrumento que vai ajudar tanto desenvolvimento profissional como pessoal. “Aqui, eles participam de dinâmicas onde cada um vai fazer uma viagem no seu interior e repensar sobre suas práticas no trabalho, em sua vida social. Com essa oportunidade estamos ajudando a estimular o atendimento eficiente e mais humano, que é o nosso maior propósito”, explica.

A visitadora do programa Criança Feliz, Claudia Pereira, aprovou a iniciativa da Assistência. Para ela, os encontros vão ajudar alguns profissionais a perceberem o quanto os usuários das instituições de assistência do município necessitam de um trabalho inovador e atencioso. “Ações como essas são muito bem-vindas. Muitos profissionais precisam sair das suas caixinhas, do comodismo. Estamos trabalhando nesses equipamentos de assistência para estender as nossas mãos à essas pessoas fazendo com que elas alcance os seus objetivos”, observa.

O encontro contou com parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O coordenador de Arte e Educação, Rivaldino Santos, levou para o primeiro dia da capacitação diversas atividades que fizeram os participantes refletirem. “Eu costumo dizer que o humano está perdendo a sua capacidade de ser humano. Estamos tão envolvidos na correria do dia a dia que muitos de nós param ao menos para olhar o outro. Essa tarde vai contribuir nesse processo de conscientização de que essas pessoas precisam desses profissionais que aqui estão, e que eles necessitam atender  essa demanda profissional e humano”, destaca.

Fonte e foto: Ascom Assistência