Aracaju, 28 de março de 2024

Kitty revela dificuldades enfrentadas pelas ONGs quanto ao abandono de animais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

por Felipe Maceió

O abandono de animais foi tema do último discurso da vereadora Kitty Lima (Rede) antes do recesso da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A parlamentar falou sobre as dificuldades enfrentadas diariamente pelas ONGs de proteção animal em todo o Estado e comemorou a aprovação do Projeto de Lei Dezembro Verde, de sua autoria, uma campanha a ser desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para combater o abandono de animais na capital.

Fundadora da ONG Anjos, um centro de reabilitação de animais sem lar vítimas de maus tratos, Kitty detalhou os problemas que os protetores de animais enfrentam diariamente na assistência aos animais em situação de risco. “Poucas pessoas, poucas mesmo, abdicam de uma vida social para abraçar essa causa. Nós paramos literalmente as nossas vidas para salvar animais porque o poder público não cumpre com o seu papel, sequer dá um saco de ração. Nós temos um alto gasto mensal com as despesas que envolvem a alimentação dos animais, higienização, medicação, consulta e procedimentos veterinários, por exemplo. Eu gostaria muito que a população conhecesse a realidade de quem vive uma vida em função do bem estar dos animais, é uma luta diária”, disse.

A vereadora lamentou ainda o desconhecimento de parte da população quanto a atuação das ONGs e de protetores independentes de animais que criticam e menosprezam o trabalho que é realizado em benefícios da causa animal. “As pessoas que menosprezam o trabalho que fazemos não conhecem a nossa realidade, não sabem o que passamos no dia-a-dia para cuidar de animais rejeitados pela população e esquecidos pelas gestões municipal e estadual. São inúmeros animais deixados em nossas portas porque Estado e município não possuem abrigos nem um centro de reabilitação para acolher aqueles que são vítimas de maus tratos”, pontuou.

Kitty reforçou a importância do Castramóvel como política pública de controle populacional de cães e gatos e de combate à zoonoses, em atuação na capital graças ao PL da Castração, projeto de sua autoria. “A atuação do Castramóvel é importante justamente por conta desse controle que ele promove. A problemática envolvendo o grande número de animais abandonados no país só vai ser resolvida por meio da castração. Se a conscientização é o primeiro passo para resuzirmos o abandono de animais, a castração é o segundo”, esclareceu a vereadora.

Dezembro Verde

Foi pensando justamente na conscientização da população em relação aos prejuízos decorrentes do abandono de animais que a vereadora Kitty Lima criou o projeto de lei Dezembro Verde, aprovado na última semana pela Câmara Municipal de Aracaju. O projeto é, na verdade, uma campanha que será desenvolvida pela prefeitura de Aracaju todos os anos durante o mês de dezembro, período em que o número de animais abandonados aumenta devido as festas de fim de ano e o período de férias. “A gente precisa conscientizar a população quanto a gravidade que é o abandono de animais. São cerca de 30 milhões de animais abandonados em todo o país, um número assustador que nós precisamos agir urgentemente para reduzi-lo, e o primeiro passo é a conscientização”, explicou a parlamentar, que agradeceu o apoio dos demais colegas da Casa e que torce agora para a sanção do projeto.

“Conseguimos aprovar esse projeto na Câmara graças a compreensão dos vereadores que perceberam a importância dessa conscientização devido às sérias consequências oriundas do abandono de animais, principalmente à saúde pública. Espero que o prefeito Edvaldo Nogueira sancione esse projeto porque não há motivos para não fazer”, espera Kitty.

Foto César de Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também