Aracaju, 28 de março de 2024

NOVA DIRETORIA DO SINTASA EMPOSSADA PARA GESTÃO 2018/2024

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Em solenidade prestigiada por representantes de várias entidades sindicais e de classe, a nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) – eleita no pleito eleitoral realizado no dia 20 deste mês, com 79,72% dos votos – tomou posse na tarde desta segunda-feira, 25, tendo como presidente reeleito Augusto Couto.

Coube à interventora judicial Luana Mendonça conduzir o evento solene, bem como devolver o comando do Sintasa ao presidente. Designada pela juíza titular da 1ª Vara da Justiça do Trabalho para acompanhar o novo processo eleitoral do sindicato, após anulação do pleito de março, ela ficou responsável pela administração da instituição de 1º de maio até esta segunda-feira (25).

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no período de intervenção, o presidente fez questão de agradecer à Luana Mendonça e homenageá-la entregando flores. “Agradecemos, primeiramente, a Deus por esta vitória, afirmando que o sindicato está de portas abertas. Pode vir oposição, não oposição, que vamos acolher, sendo filiado ao sindicato, sem diferença de tratamento”, destacou Augusto.

LUTA CONTINUA

Mais uma vez, o presidente ressaltou que há uma série de metas, reivindicações da categoria que serão dadas continuidade. “A partir de agora, é vida que segue. Vamos trabalhar, mostrar serviço. Já vamos retomar nossas atividades. Temos atos à vista, a exemplo da mobilização do SAMU, categoria que sempre trabalhamos juntos. Daqui para frente é isso, só lutar, correr atrás das coisas que ficaram paradas, as negociações, os acordos coletivos”, informou.

De acordo com o presidente, em breve, o Sintasa conversará com dirigentes da Administração Estadual. “Temos aí a negociação com Governo do Estado, a equiparação das gratificações dos servidores estatutários, dos auxiliares de Enfermagem que estavam no nível básico para o nível médio. O sindicato já foi convidado pelo governador para dialogar, mas hoje não podemos ir. Contudo, procurarei saber da situação”, afirmou.

Além de agradecer a confiança dos filiados em mantê-lo à frente do sindicato, Augusto agradeceu a presença de todos os presentes na posse, em especial, aos representantes das instituições. “O Sintasa e eu como presidente sempre tivemos uma vasta amizade com várias entidades. Agradeço a todos que vieram. Nos orgulhamos muito de ter essas pessoas aqui hoje nos prestigiando. Isso é importante, mostra nossa atividade no meio político, da sociedade, e nosso importante papel”, disse.

MOVIMENTO SINDICAL

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE), entidade da qual o Sintasa é ligado, marcou presença na posse. “Com certeza, este resultado da eleição é fruto de um trabalho bem feito, que vai ter continuidade, porque a categoria assim quis. Augusto teve cerca de 80% dos votos e isso mostra o que ele tem feito dentro da categoria dele. Ele é muito importante para o sindicato”, destacou o presidente da CTB/SE, Adêniton Santana.

O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed-SE), representado pelo secretário-geral Luiz Carlos Spina, compareceu também ao evento para prestigiar a nova Diretoria. “A gente veio para parabenizar o presidente. Apesar das brigas, das lutas, das intervenções judiciais, foi-se provado que estava tudo certo, que ele estava correto. Então, isso é uma vitória, uma conquista do setor sindical e a gente tem que sempre apoiar os integrantes dos sindicatos que agem corretamente”, ressaltou Carlos Spina.

GESTÃO PROFÍCUA

O secretário-geral do Sindmed-SE deseja ao Sintasa uma gestão profícua, melhorando sempre. “O Sindmed tem uma história dentro do setor sindical e a gente acompanha a luta de Augusto em todos os hospitais, brigando pelo seu pessoal e sempre saindo vitorioso, sempre achando as melhores soluções”, ressaltou.

Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), Diego Rafael da Silva ficou feliz com a vitória da chapa 1 e fez questão de comparecer à posse. “O próprio Augusto nos convidou e ficamos muito felizes com o convite. Em vários momentos, as duas entidades irão estar trabalhando em conjunto, em benefício da assistência, da qualidade prestada a sociedade”, enfatizou.

Importante instituição sergipana, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) foi representado pela presidente Ivânia Pereira. “O Sintasa é um sindicato classista, filiado a nossa Central de Trabalhadores e não poderia deixar de estar aqui. É um momento importante para a classe trabalhadora. Estamos aqui hoje para fortalecer o Sintasa e dizer que estamos juntos nesse momento de luta”, informou.

PRESENÇA DA CLASSE POLÍTICA

A Federação dos Sindicatos de Servidores e Funcionários Públicos do Estado de Sergipe é outra entidade que apoia o Sintasa e prestigiou o evento. “Augusto Couto é o nosso parceiro, amigo, aliado, que vinha fazendo um grande trabalho à frente do sindicato. Quiseram tomar o sindicato na tora, mas nós que fazemos parte da federação apoiamos Augusto desde o início desta luta. E agora viemos cumprimentar nosso amigo pela grande vitória merecida. Não poderíamos ficar de fora”, disse.

Coordenador Estadual da Central Dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Raimundo Nonato reconhece também o grande trabalho desenvolvido pelo presidente do Sintasa. “Estou aqui hoje nesta solenidade, porque sei do empenho de Augusto à frente do sindicato. E não é de hoje. Agora, ele tem mais uma oportunidade de mostrar que é o melhor, o mais importante para a categoria da Saúde de Sergipe. O pessoal confia, acredita nele, votando nele”, afirmou.

Além de representantes sindicais, de conselho, a posse da nova Diretoria teve a presença da classe política, como o representante do vereador de Aracaju Isac Silveira, e do próprio vereador Seu Marcos. “Vim parabenizar Augusto, a chapa eleita com quase 80% dos votos válidos, e desejar que a nova Direção faça uma boa administração para todos os sindicalizados da área da Saúde que precisa muito”, informou Seu Marcos.

Foto/Texto: Tati Mello

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também