Aracaju, 29 de março de 2024

Sejuc não registra fuga no sistema penitenciário há um ano e quatro meses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

A Secretaria de Justiça e de Defesa doConsumidor (Sejuc) completa hoje, 27, um ano e quatro meses sem nenhuma fuga no sistema penitenciário, composto por nove unidades.  Isso corresponde a 16 meses ou 486 dias. Para o secretárioCristiano Barreto, “essa marca reflete o trabalho da direção do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e toda equipe que compõe a Sejuc, da parteadministrativa aos agentes e guardas prisionais”.

Desde que assumiu a pasta, em 9 de janeiro do ano passado atendendo a uma convocação do então governador Jackson Barreto, o secretário  Cristiano Barreto implementou um ritmo de um trabalho intenso, tem dialogado constantemente com os profissionais da Sejuc e firmou parcerias importantes com a Secretaria de Segurança Pública, através das Polícias Militar e Civil, Ministério Público Estadual e Poder Judiciário.

“O trabalho conjunto com essas instituições é de vital importância paratranquilidade do sistema penitenciário. Ao longo da nossa gestão, temos conseguido evitar fugas, graças ao trabalho do setor de inteligência do Desipe. Também, com o apoio da Polícia Militar, através do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP), estamos cumprindo 100%  das audiências ordinárias. E dentro das unidades, ocorrem as videoaudiências entre presos e o Poder Judiciário, não só como os magistrados sergipanos, mas de outros Estados”, pontuou o secretário Cristiano Barreto.

Mas essa marca importante, ele faz questão de frisar que o trabalho é incessante. “Vamos em frente. Eu tenho certeza absoluta que isso não é nada perto do que todos vocês tem a oferecer ao povo de Sergipe”, completou, ao assegurar que está muito feliz em fazer parte dessa história.

A história, a qual se refere Cristiano Barreto, não é somente com relação a não ter fugas no sistema, mas também aos avanços que teve a categoria na atual gestão. “Hoje, os agentes e guardas prisionais têm todos os equipamentos de proteção individual, os EPIs; cada um deles tem uma pistola ponto 40 para uso pessoal e foram devidamente treinados para isso. Destaco, também, o destravamento da carreira destes profissionais”, frisou.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também