27/06/18 - 07:54:28

Sema realiza retirada de árvores na avenida Francisco Porto

Preocupada com a segurança da população e em melhorar a arborização da cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou na manhã desta terça-feira, 26, a supressão de árvores na avenida Francisco Porto, a fim de serem substituídas por outras espécies saudáveis.

O principal motivo da retirada dessas árvores é o risco de queda e, consequentemente, os riscos de acidentes que elas oferecem à sociedade, devido ao seu tempo de vida, que já está ultrapassado. Mas antes da supressão, foi feita uma análise técnica pela Sema, a fim de verificar o estado de saúde de cada árvore que se encontra no canteiro, resultando na constatação de cerca de 33 árvores danificadas e que, por este motivo, foram suprimidas.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, explica que quando as árvores alcançam uma idade avançada necessitam ser substituídas, pois pela sua debilidade, que compromete o seu estado geral de saúde, aumenta o risco de cair. “São árvores que foram plantadas há mais de 40 anos, plantas exóticas, não adaptáveis às vias públicas e que ao longo do tempo não tiveram a devida manutenção. Estamos retirando hoje as árvores que realmente estão com riscos de queda, então estamos agilizando o máximo possível para retirá-las, principalmente por estarmos em época de chuva, período em que é mais propício ocorrer essa fatalidade”, esclarece.

Para a realização da supressão, a equipe da Emsurb foi dividida por toda a extensão da avenida, sendo seis equipes compostas por quatro podadores e três ajudantes. “Eu consegui espalhar as equipes para que pudéssemos tentar terminar hoje esse serviço, o mais rápido possível. É muito importante retirar logo essas árvores, porque é melhor a gente tirar, do que ocorrer algum acidente grave ou até mesmo uma tragédia”, afirma a coordenadora de podação e paisagismo da Emsurb, ThayanneLoer Santos.

A SMTT colaborou com a operação, orientando os motoristas e pedestres com o intuito de evitar que fossem atingidos por pedaços de árvores, e assim, facilitar o trabalho dos órgãos municipais. O coordenador de trânsito da SMTT, capitão Alexandre Cardoso, se reuniu com a equipe na última segunda-feira, 25, quando foi traçado o plano para auxiliar a operação e evitar possíveis problemas no tráfego. “Temos cinco equipes de agentes de trânsito dando apoio, onde dividimos o sentido oeste e leste da avenida Francisco Porto em meia via, e somente uma das faixas está funcionando, mas claro, estamos observando cuidadosamente cada ação, para evitar que carros ou pedestres sofram algum impacto. Aqui o que é obedecido é o comando dos nossos agentes, mesmo se o sinal estiver vermelho e a gente mandar passar, os motoristas não precisam ficar preocupados com os radares, pois estamos trabalhando em conjunto com a central e eles não serão autuados”, destaca.

Replantio

Após a supressão realizada pela equipe da Emsurb, a recomposição das árvores será realizada na manhã da quarta-feira, 27. No local, serão plantadas espécies de sibipiruna, mudas adaptáveis à arborização da capital e que oferecem segurança a quem transita pelo local, pois possuem tamanho ideal, acima de três metros, e uma copa que não prejudica a circulação de veículos e das pessoas.

A equipe de supressão da Emsurb junto com a da arborização da Sema, assim como o secretário da Sema, Augusto Cesar Viana, acompanharam a supressão analisando todo canteiro da avenida, observando as condições do solo e averiguando onde e como eles farão as covas para o plantio das mudas.

Após o replantio na avenida Franscico Porto, as equipes da Sema e Emsurb também realizarão essas mesmas intervenções na Hermes Fontes e Tancredo Neves.

Foto assessoria

Por Alliston Fellipe