Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Prefeito Marcos Santana recebe nova superintendente do IPHAN em Sergipe

7

A quarta cidade mais antiga do Brasil recebeu na manhã desta quarta-feira (27), a nova superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Sergipe, Catarina Aragão. A visita técnica teve por finalidade o reconhecimento do patrimônio arquitetônico e vistoria dos prédios que passarão por reforma no município. O prefeito Marcos Santana acompanhou a comitiva.

“A nova superintendente do IPHAN veio conhecer in loco os prédios e estamos com muita esperança de que as coisas vão acontecer a partir da liberação dos recursos. Nós estamos fazendo a nossa parte, e em alguns casos até de forma supletiva, assumindo as despesas de alguns projetos complementares, para que não ocorra nenhum tipo de problema na execução. O prédio da antiga prefeitura é um dos prédios que sofrerá obras de adequação, junto com ele o balcão corrido, a Casa de Cadeia e Câmara, a antiga Estação Ferroviária, a Igreja do Amparo, Igreja do Rosário e o Museu de Arte Sacra. O objetivo também é garantir à acessibilidade para os visitantes”, falou o prefeito.

A Superintendente do IPHAN em Sergipe, Catarina Aragão destacou o compromisso do prefeito Marcos Santana com a cidade e com o patrimônio arquitetônico local. “Mais que uma visita técnica esta é uma visita de reconhecimento pela importância do complexo arquitetônico e civilizatório de São Cristóvão para o IPHAN. Para além da superintendente do IPHAN estou muito feliz com o cuidado, a preocupação e com o zelo com que o prefeito Marcos Santana tem para com a cidade e o quanto isso tem modificado o local. Estamos tentando viabilizar o quanto antes, para que o tramite siga de forma possível. Quanto às questões mais urgentes como a sede antiga da prefeitura nós estamos tentando viabilizar com outros órgãos para darmos andamento ao projeto”, pontuou.

Participaram da visita: Cynara Ramos (chefe de divisão do Iphan); Edílio Lima Soares (atual superintende do Iphan em Sergipe); a chefe de serviço da Casa do Iphan em São Cristóvão, Kleckstane Farias e o secretário municipal de Infraestrutura Thiago Souza.

Da assessoria

Foto: Danielle Pereira

Leia também