Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Projeto Saúde do Homem leva prevenção e tratamento ao interior de Sergipe

6

Após três edições do Programa Saúde do Homem, que levou, através da sua unidade móvel, orientação, informações e avaliação médica para o público interessado nas cidades de Tobias Barreto, Pedrinhas e Itabaianinha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) totalizou atendimento a 138 pessoas. Os próximos municípios a serem contemplados com o programa são Pirambu e General Maynard, nos dias três e quatro de julho, respectivamente.

“Tivemos contato com pessoas que já fazem acompanhamento com medico, mas que necessitavam imediatamente de uma reavaliação. São pessoas com comprometimento cardiovasculares”, disse o coordenador Estadual de Saúde do Homem, Demétrio Sérgio dos Reis.

Ele explicou que a partir das próximas edições será ofertada uma roda de conversas. O objetivo segue no sentido de informar ao homem sobre os cuidados necessários com a saúde.

“A proposta principal da unidade móvel de saúde do homem é o diagnóstico precoce das doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração e aferição do colesterol, garantindo saúde integral ao público masculino”, observou Demétrio.

Nos municípios foram realizadas palestras de orientação, consultas e os participantes passaram primeiro pelo serviço de enfermagem e, logo em seguida, por avaliação médica. Para isso, a unidade móvel de saúde do homem esteve à disposição da população, oferecendo auxílio médico ao público masculino.

Demétrio comentou que o trabalho consiste em uma abordagem individual ou coletiva com homens e mulheres, convidando a população masculina a cuidar da saúde. “Após essa abordagem, encaminharemos o público para consulta de enfermagem e, em seguida, a consulta com o clínico cardiologista. Após o atendimento é realizado os encaminhamentos para rede municipal de saúde, quando se faz necessário”, atentou o coordenador.

“Estamos formando uma parceria com as universidades que têm curso de Medicina para atuar como um campo de estagio supervisionado de especialidades, voltado para a população especifica do homem’’, complementou. Ele disse que esse trabalho proporciona um atendimento eficaz e direto levando a população qualidade de vida e para isso, a unidade móvel esteve à disposição da população, oferecendo auxílio médico ao público masculino.

Por André Carvalho

Foto assessoria

Leia também