Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

TROPEÇO QUE DESFEZ PROCESSO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um erro do Ministério Público Eleitoral de Sergipe (MPE-SE) foi o ponto final para o processo contra deputados de Sergipe, na questão das subvenções. Foi “um tropeço” que levou à extinção do processo. Tudo que vinha assustando os parlamentares há aproximadamente quatro anos se diluiu. Virou canjica na véspera de São Pedro.

Talvez na incompetência ou no excesso de holofotes que tinha objetivo de exibir ação e beleza.

Beleza nem tanto, mais ânsia de mostrar serviços, mesmo que de forma equivocada, mas boa para os acusados. Durante o período muita expectativa e dúvidas, mas já no começo desta semana, todos os nomes que constavam do processo sobre subvenções tinham o fio de esperança na absolvição, passada por advogados, que já haviam detectado os chamados tropeços gritantes.

Há um porém: o placar foi apertado (4×3). Pelo menos três ministros não viram esses equívocos, entre eles o relator Luiz Fux, que antecipadamente deu seu voto pela condenação e deixou todos “com tudo no ponto”. No final venceu a defesa e recolocou parlamentares na via expressa da disputa pela reeleição. A maioria comemorou. A minoria também. A diferença foi que o fez de forma discreta e sem demonstrar euforia. Afinal, quem tem “MPE tem medo”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB), não escondeu o seu contentamento. Disse que comemorou o arquivamento do processo mais que todos eles: “ficaria constrangido e triste de ter que afastar colegas e amigos de suas atividades parlamentar”. Segundo Luciano: “torci por eles, mas do que pelo Brasil na Copa”.

Cabe agora aos deputados que passaram por esse drama iniciar para valer a campanha à reeleição, sabendo que os adversários não vão poupá-los das acusações nessa busca pelo caminho de volta.

EXTRA – MENOS DE UMA VÍRGULA

Está por “menos de uma vírgula” o apoio do PDT à candidatura de Eduardo Amorim. Segundo fonte da oposição Fábio Henrique e Amorim voltaram a conversar ontem.

Uma novidade: Fábio pode ser o candidato a vice-governador.

OPOSIÇÃO PREFERE UMA MULHER

A mesma fonte revelou, ainda, pedindo “off extremo”, que Eduardo gostaria de ter uma mulher como candidata a vice, que seria a deputada Silvia Fontes (PDT).

– Talvez seja essa a única vírgula que falte, disse.

ELIANE NÃO DEVE SER VICE

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) não será candidata a vice-governadora na chapa de Belivaldo Chagas (MDB), apesar de conversas e convites.

Eliane prefere disputar vaga na Câmara Federal.

PARA FICAR EM BRASÍLIA

Segundo informa setores da base aliada, Eliane deseja atuar por Sergipe em Brasília, onde tem familiares, dos quais ela sente falta.

Com o mandato, caso eleita, manterá o mesmo vinculo com o Estado.

QUEM SERIA O VICE?

Não há nomes ainda certos na mira da cúpula da base aliada, mas desde a semana passada que o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB), tem sido cotado.

Até o momento não houve nenhuma conversa.

SEM QUERER SE MANIFESTAR

Luciano Bispo não se manifestou sobre o assunto e, claro, deve ouvir o governador Belivaldo sobre o assunto, mas seu grupo o quer na Assembleia.

Haverá algumas conversas mais adiante.

COMEMORAM DISCRETAMENTE

Os deputados estaduais e federais comemoram com certa discrição a nulidade do processo pelo TSE, da questão sobre as subvenções.

Mas já traçam projetos para reiniciar a pré-campanha sem traumas.

EDUARDO RIBEIRO PREVIU

O advogado Eduardo Ribeiro previu o resultado há alguns meses. Disse que o processo era tão mal feito que seria cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Disse ainda que o MPF-SE teve ânsia de lixar os deputados.

EUNICE DANTAS NÃO FALOU

A coluna tentou contato com a procuradora Eunice Dantas mas não conseguiu. Tentava uma explicação sobre os erros anunciados.

Espera-se que a procuradora dê alguma entrevista.

EVALDO CAMPOS CONTESTA

O pré-candidato a deputado federal Evaldo Campos se mostrou indignado com a anulação do processo e disse que “estão celebrando a vitória da corrupção”.

E mais: “os urubus estão sobrevoando as lixeiras”.

GUSTINHO FAZ COMEMORAÇÃO

Aliados de Gustinho Ribeiro, pré-candidato a federal, foram às ruas de Lagarto, ontem, comemorar o arquivamento do processo que o mantém na disputa eleitoral.

Sua irmão, Polyana Ribeiro, está fora do próximo pleito.

JOÃO DANIEL E MILITÂNCIA

O deputado João Daniel (PT) também ficou aliviado. Disse que nesse espaço de tempo, muita gente perguntava se ele disputaria a reeleição ou seria cassado.

Ontem comemorou com amigos o resultado final em seu escritório.

ROGÉRIO JUNTO A BELIVALDO

O pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT) esteve ontem em Pedra Mole, ao lado do governador Belivaldo Chagas, que disputará a reeleição.

Demonstra que não há estresse com o PT na chapa da base aliada.

HELENO LIVRE PARA O PLEITO

Heleno Silva (PRB) está elegível para disputar as eleições. Ele foi julgado e absolvido pelo STJ e ontem pela manhã no TRF5, em Recife.

Heleno perdeu prazo num processo de inelegibilidade, mas conseguiu reverter.

JAIRO VAI PARA EDUARDO

O deputado Jairo de Glória (PRB) está próximo de anunciar apoio a Eduardo Amorim, segundo informou o ex-prefeito Heleno Silva.

As conversas já estão muito adiantadas…

NÃO VAI RETIRAR LEGENDA

Heleno Silva também garantiu que o PRB não deixará de dar legenda à pré-candidata a deputada estadual Adriana Leite, vice-prefeita de Estância.

No município, o partido não acompanhou a decisão de apoiar Amorim.

PPS BATE O MARTELO

Eduardo Amorim e André Moura confirmaram que primeiro suplente de senador, na chapa majoritária, será mesmo uma indicação do PPS.

Ao reafirmar o compromisso, PPS fecha composição com a oposição.

NOME DE CLÓVIS APARECE

O presidente regional do PPS em Sergipe, Clóvis Silveira, circula entre membros da legenda como o nome preferido para disputar a primeira suplência.

A decisão pode ser tomada em reunião do Diretório.

RESOLUÇÃO SOBRE FUNDO

O TSE vai baixar resolução informando que o Fundo de Campanha não pode ser repassado de um candidato para outro. Quem o fizer responde depois…

Um candidato a Federal não pode repassá-lo a quem disputa Estadual.

ELEVADOR DA HEMODIÁLISE

O Secretaria da Saúde explica que o elevador do Huse está parado, porque a peça foi comprada a uma empresa, e por ser importada, demorou muito a chegar.

A informação é de que o elevador funcionará ainda esta semana.

Notas

Julgamento de Lula – Edson Fachin libera para julgamento no plenário do STF o recurso de Lula contra a decisão que arquivou pedido de liberdade. O ministro havia decidido levar o recurso ao plenário do Supremo depois de parecer da Procuradoria, mas nesta quinta pediu a inclusão do processo na pauta de julgamentos.

0x0

Termina sem acordo – A segunda reunião do STF sobre a tabela de preços mínimos de frete, realizada nesta ontem, terminou sem acordo. Diante do impasse, o ministro Luiz Fux, relator do caso na Corte, informou ter mantido para 27 de agosto uma audiência pública sobre o assunto, somente após a qual irá proferir uma decisão.

0x0

Ministro responde críticas – Segundo Radar, da Veja, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, foi duramente criticado por minimizar os assédios de brasileiros na Rússia na segunda-feira. Em sua página no Facebook, Lummertz, já tarde da noite, respondeu às críticas com desbocado meme do desenho “Beavis and Butt-Head”.

0x0

Jornalista desacata ministros – Jornalista e suplente de deputado federal pelo Paraná, Paulo Martins, utilizou bancada do Jornal do SBT para chamar ministros do STF de “palhaços”. Mais tarde, no facebook, ele complementou: “pode me processar, estou nem aí, processo de vagabundo pra mim é medalha aos 12 min do vídeo”.

0x0

Ação contra fake news – O portal Imprensa diz que circulação de notícias falsas, as fake news, no período eleitoral vem preocupando muita gente. O STF e algumas entidades já se manifestaram sobre o assunto. Ontem, 24 empresas jornalísticas se uniram para combater a disseminação de notícias falsificadas na campanha eleitoral.

0x0

Disputa ainda está aberta – O Ibope informa que a taxa de eleitores sem candidato ao Planalto é alta: 41%. Esse bloco divide-se entre os 33% que planejam desperdiçar o voto e os 8% que não têm ideia do que fazer com ele. Os dados revelam que, a apenas quatro meses da eleição, a disputa pela Presidência está aberta. (Blog do Josias)

Conversando

Com o Pros – Marcio Macedo teve reunião com dirigentes nacionais do PROS e o PT já está com calendário para discutir a situação política em cada unidade da Federação.

Fake News – Está começando a se montar um cerco contra a divulgação de fake news em todo País neste período eleitoral. Sergipe não ficará por fora.

São Pedro – Os deputados por Sergipe que tiveram processo anulado ontem no TSE passaram a ser devotos de São Pedro.

Sentem firmeza – A maioria dos deputados silenciou com o resultado do TSE, mas comemoraram junto com amigos e familiares. Agora sentem firmeza nas candidaturas.

Sentiam isso – Desde que entrou em pauta que os deputados comentavam que o processo poderia se anulado. Era a expectativa que se tornou realidade.

Está bem – Eduardo Amorim (PSDB), pré-candidato a governador, reafirmou ontem que está bem disposto a animado para disputar as eleições.

Chega amanhã – O pré-candidato a presidente da República, Fernando Collor, chega amanhã em Capela e participa dos festejos de São Pedro naquela cidade.

Cela isolada – O ex-ministro de Governo de Michel Temer, Geddel Vieira Lima, está em cela isolada no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por indisciplina.

Contra retorno – Empresários são contra a aprovação, pelo STF, do retorno da contribuição sindical. A Acese inclusive se manifestou.

Leia também