Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

APERTO TOTAL NA CONCORRÊNCIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As eleições deste ano ainda pode ter alguma surpresa. Mas nada que altere o quadro em termos de nomes. Neste momento todos travam embate de bastidores para conquistar novas adesões. Não há divulgação sobre quem vai aderir a quem, além desses que já estão no conhecimento do eleitor. Tudo corre em sigilo rigoroso. Maior que chamados segredos de justiça. Só virão à tona na realização das convenções e, certamente, com surpresas.

Mas, enquanto as convenções não chegam, todos se movimentam. Não apenas os candidatos majoritários, mas também os proporcionais, que tentam conquistar eleitores. Entretanto há muita dificuldade em obter votos [isso mesmo: obter] em razão do alto preço dessa mercadoria que, mal usada, é instrumento para contemplar corruptos. Há uma chiadeira sobre a inflação do produto eleitoral, mas quem não tiver bala na agulha (repito) deve desistir de ir à caça.

Não há dúvida de que o arquivamento do processo sobre as subvenções, que manteve no páreo deputados que poderiam perder direitos eleitorais, provocou mudança nos projetos de pré-candidatos, porque apertou a concorrência. A maioria dos que tentam mandato imaginava menos dificuldades, mas enfrentar quem vai à reeleição é bem mais complicado, sem que seja impossível.

Entretanto, o que mais preocupa hoje, a candidatos a todos os mandatos, é a ausência de eleitores às urnas. Não há muita animação para ir ao voto, apesar do mercado infame. A sociedade está desacreditada em razão do crescimento da corrupção e da indiferença com que se comportam os políticos aos problemas das cidades e Estado, sem contar com a subserviência às elites que manuseiam parlamentares e gestores ávidos por dinheiro.

FH CONFIRMA FEDERAL

Sexta-feira pela manhã, no seu programa Balanço Geral, Fábio Henrique (PDT) confirmou que é pré-candidato a deputado federal, acabando com qualquer especulação.

Fabio se afastou da TV Atalaia para cumprir a lei eleitoral.

BELIVALDO COM ZÉ FRANCO

Pré-candidato à reeleição, Belivaldo Chagas almoçou ontem com o ex-prefeito de Socorro, José Franco, em sua chácara naquela cidade.

A informação é que não trataram de política.

Os dois são amigos desde quando foram deputados.

FICARAM DE ORELHAS EM PÉ

Apesar de se tratar de um almoço cordial, o grupo político liderado por Fábio Henrique (PDT) ficou de orelhas em pé e não viu a visita com bons olhos.

Há dúvida de que Zé continuará na oposição.

HÁ ALGUMA COINCIDÊNCIA

Zé Franco convidou Belivaldo há algum tempo para almoçar em Socorro e aconteceu ontem, exatamente quando se noticiou que Fábio poderia ser vice de Eduardo.

– Realmente é muita coincidência, disse um aliado de Belivaldo.

SERVIDORES TRABALHAM

Decreto do governador determina que o expediente na segunda-feira, data do jogo da seleção brasileira, será de 07h as 10h e das 15h as 18h.

Não vai poder faltar, mesmo com a vitória sobre o México.

FRUSTRA ALGUNS PROJETOS

Arquivamento do processo das subvenções contrariou alguns pré-candidatos que faziam cálculos na certeza de que os parlamentares envolvidos não pudessem disputar.

Tem gente avaliando se vale a pena entrar essa disputa.

PARTICIPAÇÃO PETISTA

Pelos calculos de alguns políticos, o PT terá dificuldade em eleger outro Federal, com a presença do deputado João Daniel na disputa para reeleição.

O mesmo acontece pela presença de Adelson Barreto (PR).

LEVAR ELEITOR ÀS URNAS

Segundo um analista político, as eleições de outubro desse ano vai eleger aquele que conseguir levar o eleitor às urnas. Há dificuldade para isso.

Diz que principalmente na disputa pelo Governo em segundo turno.

PAULINHO OU A MÃE?

Apesar de livre para disputar a reeleição, o deputado estadual Paulinho Hagenbeck pode lançar a mãe, Marta Hagenbeck, para tentar mandato na Assembleia.

Marta, inclusive, deixou a Secretaria de Ação Social de Laranjeiras.

FUNDO DESTINADO ÀS MULHERES

O TSE decidiu deixar claro que recursos do Fundo Eleitoral destinados às campanhas de mulheres devem ser usados no interesse delas.

E proibiu a doação dos valores a outros políticos.

PODE ACEITAR A VICE

A pré-candidata a deputada estadual Janier Mota (PR) foi sondada para ser a vice de Eduardo Amorim (PSDB), mas a princípio prefere disputar a Assembleia.

Mas, se houver insistência do bloco ela aceita a vice. Depende de Amorim.

EM CONVERSA COM FH

O grupo da oposição, entretanto, está em conversa avançada com o PDT e ele realmente pode ser o candidato a vice e a mulher, deputada Silvia Fontes, à reeleição.

Mas ainda se analisa impedimentos.

PDT QUER UM FEDERAL

A direção nacional do PDT Nacional não impôs nada ao diretório estadual em Sergipe, mas quer que Fábio Henrique dispute vaga na Câmara Federal.

Inclusive já o incluiu para receber recursos de campanha.

PEDIDO PARA PAPO COM PSB

O presidente do PDT, Carlos Luppi, manteve contato com Fábio Henrique e pediu que ele se aproximasse do PSB, em razão do apoio ao presidenciável Ciro Gomes.

Essa composição seria de interesse de Luppi.

COM BELIVALDO NÃO FICA

O PDT, entretanto, não retorna mais à base aliada, segundo um membro do partido. Mas pode perder vários cargos que ocupa no Governo, inclusive boa parte em Socorro.

Fabio e Silvia não participam mais de eventos com Belivaldo.

AINDA NÃO HOUVE CONVERSA

Segundo o pré-candidato a governador pelo PSB, Valadares Filho, ainda não houve conversa com o PDT, mas deverá acontecer na próxima semana.

– As nossas agendas ainda não permitiram, disse.

RECLAMAÇÃO SOBRE O 90

Pré-candidatos a deputado federal criticam a candidatura de Valdevan 90, que preside um Sindicato em São Paulo onde mantém domicílio eleitoral.

Um deles pergunta: Por que Valdevan não disputa por São Paulo?

E lamenta: “a legislação não é coisa séria e permite isso”.

VALADARES VAI À REELEIÇÃO

Um aliado e amigo do senador Valadares (PSB) informou ontem que ele está decidido a disputar a reeleição. Não pensa na Câmara Federal.

Valadares circula por todo Estado e se anima com pesquisas.

PROJETO CANAL DE XINGÓ

O projeto básico de engenharia do Canal de Xingó ainda não existe e não há sinal dele. Quer dizer: o canal ainda é uma utopia sem perspectiva.

Se o projeto fosse concluído hoje, a licitação para construção se daria em 2019.

CABO ZÉ ESTÁ NA UTI

O ex-prefeito de Lagarto José Raimundo Ribeiro (Cabo Zé) enfartou na quinta-feira e está na UTI do Hospital São Lucas. Fisicamente está bem mas o coração vai mal.

Vai se submeter à cirurgia a qualquer momento.

Notas

Ciro quer apoio de artistas – A campanha de Ciro Gomes está procurando o apoio de artistas para impulsionar as redes sociais do candidato do PDT, publica O Globo. Entre os artistas que já foram procurados estão: Wesley Safadão, Caetano Veloso, Beth Carvalho, Patrícia Pillar, Beth Faria, Fagner e Tirulipa — filho do palhaço Tiririca.

Defesa de Lula quer Segunda Turma – A defesa de Lula afirmou ontem que sua reclamação deve ser julgada pela Segunda Turma do STF e pediu a Alexandre de Moraes que faça a “correção”. Moraes, que é da Primeira Turma, foi definido como relator da reclamação dos advogados do petista contra a decisão de Edson Fachin.

0x0

Queda na venda das indústrias – O recuo nas vendas impulsionou uma queda de 10,2% no Indicador de Nível de Atividade (INA) em maio, comparado a abril. O índice é medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

0x0

Fachin valida delação de Duda – O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) validou ontem a delação de Duda Mendonça, publicitário da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Ano em que o candidato petista saiu vitorioso pela 1ª vez na corrida pela Presidência da República na ocasião.

0x0

Collor confirma candidatura – O senador alagoano Fernando Collor anunciou nesta sexta (29) sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PTC. Em sua conta em uma rede social, Collor confirmou a informação. “Conto com Alagoas, com esse pedaço de chão bom, generoso das Alagoas para que tenhamos sucesso nesse processo”.

0x0

Continua inquérito sobre portos – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou a PF a continuar as investigações no inquérito que apura suposto pagamento de propina ao presidente da República, Michel Temer, pela edição do decreto dos Portos. Não se trata de uma prorrogação do inquérito.

0x0

Artimanhas de Marco Aurélio – O jornalista José Nêumanne revela as “artimanhas do ministro Marco Aurélio Mello, que concedeu habeas corpus ao multicondenado ex-deputado Eduardo Cunha, mas não tira réu da prisão, servindo apenas para ministro do STF exibir suas armas no combate contra prisão após 2.ª instância

Conversando

Divide opinião – O arquivamento do processo das subvenções pelo TSE, dividiu a opinião de eleitores e os grupos na internet falaram muito sobre o assunto.

Vão à reeleição – Deputados que foram beneficiados com o arquivamento já recomeçam a trabalhar suas campanhas para reeleição.

Eleição cara – A campanha eleitoral proporcional, principalmente para deputado federal, será muito cara. O voto foi inflacionado e está às alturas.

Cheio de gás – A vereadora Emilia Corrêa (Patriota) está trabalhando a sua pré-candidatura ao Senado pelo partido e se sente um “balão cheio de gás”.

Muita garra – Emilia Correa é defensora pública e exerce o seu mandato na Câmara Municipal com muita garra e sempre em defesa da comunidade.

Pensa em festa – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) nesse momento só pensa em festa. Só a partir da próxima semana pode falar sobre sua posição política.

Com Collor – Gilton Garcia vai a Capela neste sábado para cumprimentar o senador Fernando Collor, pré-candidato a presidente da República.

Ordem de serviço – Belivaldo Chagas esteve ontem na Barra dos Coqueiros e em Socorro para liberar recursos e dá ordens de serviços.

Todo mundo – O Supremo Tribunal Federal (STF), no fundo, está soltando todo mundo para também libertar quem for preso e integre o PSDB e DEM.

 

Leia também