02/07/18 - 12:29:48

PLS da senadora Maria do Carmo está na pauta da Comissão de Educação

Propositura sugere que União, em parceria com Estados e municípios, promova feiras de ciência e tecnologia

Está na Pauta da Comissão de Educação, para votação em caráter terminativo, Projeto de Lei do Senado (PLS), da senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) estabelecendo que a União assuma a responsabilidade de promover feiras de ciência e tecnologia em escolas públicas de ensino médio, em parceria com Estados, Distrito Federal e municípios.

Maria do Carmo Alves considera importante a realização de feiras de ciência para o enriquecimento intelectual e cultural dos alunos e da própria comunidade. Com a participação da União, afirma a parlamentar sergipana, “os eventos poderão acontecer com frequência anual”.

No seu entender, para os Estados e para os municípios fica muito caro fazer uma feira dessa natureza. “É importante para os alunos mostrarem seus talentos, suas criações para a comunidade conhecer. Com isso, todos ganham”, afirmou Maria do Carmo, observando que as feiras são instrumentos intelectual e cultural e representam uma importante troca de experiência entre a classe estadual e a sociedade.

O relator do projeto na Comissão, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), é favorável. Ele defende que é preciso dinamizar o ensino de ciências no Brasil e aproveitar os espaços didático-pedagógicos para desenvolver nos estudantes não somente o gosto pelo método científico, mas, também, competências fundamentais para o trabalho, ligadas à inovação e ao senso crítico.

(DA Assessoria Parlamentar, com informações da Agência Senado)