02/07/18 - 10:39:53

Quedas lideram número de atendimentos realizados pelo Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu durante a semana de 25 de junho a 01 de julho 5.539 chamadas e realizou 795 atendimentos, através das Unidades de Suporte Básico (USB) e Suporte Avançado (USA).  As quedas lideraram a assistência pré-hospitalar, com 145 casos, 30 a mais que o número registrado na semana anterior, conforme estatística divulgada pela Sala de Dados e Informações do Samu.

Na sequência às quedas aparecem como causa do atendimento as colisões entre carros e motos com 23 registros, seguidas de agressão com 17 casos e acidente com motocicleta que somaram 12 casos. Ainda de acordo com a Sala de Dados e Informações, as Unidades de Suporte Básico realizaram 626 atendimento enquanto as de Suporte Avançado assistiram a 169 usuários.

Nesta semana, o número de trotes chegou a 719. “Ainda que a gente tenha registrado uma queda nos números, é importante salientar que o trote é uma prática irresponsável, que coloca em risco a vida de quem realmente precisa do serviço. É bom lembrar que a pessoa que for flagrada passando trote para o Samu poderá responder judicialmente”, alertou a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Maria Lúcia Santos.