Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Bolsonaro continua bem, Lula segue inelegível e Ciro não emplaca sem apoio!

No dia 1º de junho passado, este colunista alertou em um comentário logo após o término da greve dos caminhoneiros que afetou toda a produção nacional que aquele momento de instabilidade da nossa economia havia sido favorável, do ponto de vista político, para o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). E há lógica neste entendimento: boa parte do eleitorado dele é constituída por uma parcela considerável de brasileiros que já não acreditam mais nos “políticos tradicionais” que prometem muito durante as campanhas eleitorais e somem quando já estão no exercício de seus mandatos.

Parte do eleitorado de Bolsonaro é uma espécie de “voto de protesto”, algo que, diga-se de passagem, não deve ser desconsiderado. O atual presidente Michel Temer (MDB) está a frente de um governo bastante impopular, que até quando acerta não sabe convencer, não consegue agradar. Comunica-se muito mal com o povão! É um governo fragilizado e sem carisma! Por sua vez, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) passou por um impeachment, assim como o ex-presidente Fernando Collor; melhor nem falar dos bem questionados Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (MDB)…

Até um dos nomes da oposição que mais emergiram foi o do senador Aécio Neves (PSDB), hoje investigado até o “pescoço” pela Operação Lava Jato. Tudo isso desanima uma parcela importante do eleitorado a não votar ou apostar em um candidato que tenha posições mais firmes, mais extremistas. Some aí o fato de o ex-presidente Lula (PT), aquele que lidera em todos os levantamentos feitos, ser um réu condenado, alvo de outros processos e que se encontra preso sob a custódia da Polícia Federal em Curitiba (PR). Como questionar o eleitor de Bolsonaro?

Desde o início do ano que a esquerda brasileira e setores da imprensa atuam em sintonia para tentar desgastá-lo, mas continua muito bem avaliado e lidera em todos os cenários sem Lula, que segue preso e inelegível em 2018. Os adversários apostavam em uma queda de Bolsonaro até meados do ano e isso não ocorreu. Agora a aposta é por uma queda acentuada durante a campanha eleitoral. O tucano Geraldo Alckmin (PSDB), o petista Fernando Haddad (PT), Álvaro Dias (PODE) e o governista Henrique Meirelles (MDB) parecem não “empolgar” o “povão”.

Além de Bolsonaro, quem aparece em melhores condições na disputa são os pré-candidatos Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente. A acreana, como em toda eleição presidencial que disputa, continua sendo uma verdadeira incógnita. Ela sempre aparece bem nas pesquisas, mas não consegue despontar durante as campanhas eleitorais. Do outro lado o cearense é muito mais determinado e agressivo, politicamente falando. Tem um estilo mais dinâmico, mais do enfrentamento e trabalha abertamente para tentar reunir parte da esquerda brasileira em torno de seu projeto de chegar à presidência.

O problema está justamente aí: o Partido dos Trabalhadores segue focado em defesa do “Lula Livre” e do “Lula presidente” e ainda não efetivou o apoio a Ciro Gomes. Sem conseguir “costurar” essa política de alianças, o pedetista segue estagnado nos levantamentos. Ele tem consciência que precisa “somar” e tem buscado o apoio de várias legendas. Mesmo sem ter uma grande “coligação partidária” sustentando sua pré-candidatura, Bolsonaro já tem uma espécie de “voto consolidado” e, pelo visto, dificilmente não estará no 2º turno da eleição presidencial. Resta saber quem seria seu (sua) oponente…

Veja essa!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é um dos maiores defensores de uma aproximação do PSDB da pré-candidata Marina Silva. O tucano acha que o potencial da acreana é grande e não pode ser descartado, caso o também pré-candidato Geraldo Alckmin não seja efetivo junto ao eleitorado…

E essa!

Agora, como perguntar não ofende nunca, em Sergipe a REDE tem um discurso de dificuldade de aliança com a maioria das legendas. Caso o partido feche uma aliança com o PSDB para a presidência da República, como ficarão os militantes aqui no Estado?

Compromete

Em Sergipe, a principal liderança da REDE é o médico Emerson Ferreira. O partido conta ainda com nomes como os deputados estaduais Georgeo Passos e Moritos Matos e os vereadores Kitty Lima e Américo de Deus. Uma aliança com o PSDB lá em cima compromete completamente o discurso do partido aqui no Estado…

Agora o PSTU!

Também pré-candidata à presidência da República, Vera Lúcia (PSTU) chega nesta terça-feira (3) ao Maranhão, onde concederá uma série de entrevistas para veículos de comunicação de São Luís.

Descredenciados I

O governo federal, através do Ministério da Saúde, descredenciou Unidades de Saúde da Família em todo o Brasil, inclusive em Sergipe, pelo não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica. Em síntese, os municípios não teriam cumprido com os requisitos mínimos para a constituição de uma ESF.

Descredenciados II

O município de Aracaju teve 20 equipes descredenciadas; em São Cristóvão foram 13; Carmópolis, Japaratuba, Japoatã, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro perderam duas equipes cada; Carira, Lagarto, Laranjeiras e São Domingos perderam uma equipe cada.

Exigências

A formação de uma equipe de saúde da família deve ter, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Exclusiva!

Chegam informações dos bastidores da Secretaria de Estado da Saúde que assustam! Os débitos acumulados de todas as últimas gestões podem estourar e, até onde se tem conhecimento, o atual gestor da Pasta parece não saber o que fazer. Um parlamentar governista resumiu: “o secretário atual está perdido na Pasta!”…

A fumaça do Evaldo I

Este colunista jamais irá questionar a capacidade e o conhecimento jurídico do advogado Evaldo Campos, mas suas posições recentes sobre o arquivamento do processo contra os deputados estaduais, pelo TSE, no caso das verbas de subvenção, merece uma reflexão.

A fumaça do Evaldo II

Como brilhante criminalista que o é, cansou de conceder entrevistas defendendo clientes em casos de grande repercussão e sempre exerceu seu trabalho com retidão, defendendo a “fumaça do bom Direito” para seus contratantes.

A fumaça do Evaldo III

Desta vez, seja lá como advogado, observador, cidadão, brasileiro, Evaldo condenou o julgamento feito pelo TSE. Tem-se mostrado “indignado”, “revoltado”, “ferido”. Nega a absolvição dos deputados exaltando a Procuradoria e não aceita o término do processo. E a tal “fumaça do bom Direito”, Evaldo Campos?

PRE/SE errou!

Muita gente tenta esconder o óbvio, inclusive alguns setores da imprensa: o processo dos deputados estaduais em BSB foi arquivado graças a um erro processual, um “deslize” da Procuradoria da República em Sergipe. É reconhecer o erro e tentar minimizá-lo e não escondê-lo. No mais é “mimimi”…

Sempre existiram

Outra verdade que não quer calar: as verbas de subvenções existiram por muitos anos na Assembleia Legislativa. Existia, inclusive, uma lei estadual que lhe contemplava. E enquanto era aplicada, nem Evaldo, nem a PRE/SE e nem ninguém chegou para questionar. Agora o assunto vem à tona. É a eleição chegando…

Conscientização

Antes de ficar questionando decisões judiciais no rádio, o brasileiro Evaldo Campos, assim como este colunista e muitos outros deveriam incentivar o eleitor a escolher melhor seus candidatos e ir às urnas votar. Muita gente acha que a solução é se abster. Quem se omite na apresentação não pode questionar a representação…

O povo decide!

Outra observação deste colunista: se o deputado é culpado ou inocente neste processo do TSE, vale frisar que não existem mais verbas de subvenção e que é o povo quem decide. O eleitor vai decidir na urna com a sua consciência. Ele vai avaliar quem fica ou quem deixa a Copa do Mundo…

Nilton Vieira Lima I

“Pelo anunciado em toda a imprensa e não contestado, houve uma grande falha da multi televisiva procuradora da república Eunice Dantas, colega de MPF do doutor Evaldo, já aposentado, mas, exercendo brilhantemente o múnus do exercício  da advocacia privada. Com certeza, se a senhora procuradora estudasse mais a fundo o caso e desse menos ou nenhuma entrevista, com certeza o resultado seria outro”, desabafou o advogado Nilton Vieira Lima.

 Nilton Vieira Lima II

“No momento que o país vive, dificilmente os ministros do TSE fariam “algum favor” em caso deste tipo se não houvesse uma certeza jurídica. Os ministros agiram dentro de uma falha do Ministério Público Eleitoral e atenderam os argumentos seguros e dentro da lei e jurisprudência lançados pelo advogado. O resto é pura lorota, inveja e mimimi”, feito o registro.

Venâncio Fonseca I

Entrevistado sobre o tema “subvenções” pelo radialista George Magalhães, na FAN FM, o deputado Venâncio Fonseca (PSC) disse que o advogado Evaldo Campos “prevaricou” sobre o assunto. “Dr. Evaldo é um grande jurista, tem excelente oratória, mas prevaricou. Foi diretor jurídico da Assembleia durante a gestão de Antônio Passos e nunca alertou os deputados sobre as subvenções”.

Venâncio Fonseca II

Para o deputado, o advogado Evaldo Campos, além da prevaricação, está “com um pouco de inveja do sucesso dos colegas de profissão e frustrado do ponto de vista político por não ter conseguido se eleger”. “Se contratado fosse por qualquer um dos deputados, a tese de Edvaldo Campos seria outra completamente diferente”.

Francisco Gualberto I

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco Gualberto (PT), ocupou a tribuna na tarde dessa segunda-feira (2) para solicitar do presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (MDB), que intervenha durante a votação dos projetos, nesta terça-feira (3), caso algum parlamentar descumpra o pacto firmado, anteriormente, quando da apreciação dos 17 vetos governamentais aos projetos de autoria dos parlamentares.

Francisco Gualberto II

Ao fazer uso da palavra, Gualberto fez um apelo. “Amanhã votaremos muitos projetos de autoria do Executivo e de iniciativa dos parlamentares e quero lembrar que, há pouco tempo, nós tivemos uma série de dificuldades com os 17 vetos governamentais que chegaram aqui na Casa. Fizemos uma dura negociação para convivermos com aqueles vetos para termos o menor desgaste possível”.

Pactuação

“Fizemos um pacto para que nessa legislatura nenhum deputado apresentasse projetos ou emendas que nós sabemos que são inconstitucionais para fazer política e o companheiro ter que votar contra e findar se expondo. Têm projetos que só podem ser de iniciativa do Executivo, mas o parlamentar apresenta e o líder diz que é inconstitucional. Nós combinamos que não faríamos isso, pactuamos isso e solicito que o presidente, caso verifique algo neste sentido, que suspenda e intervenha para que esta pactuação seja respeitada”, completou o deputado Francisco Gualberto.

Falando nisso

A Associação dos Militares do Estado de Sergipe (AMESE) e a comissão de policiais militares e bombeiros reformados estão convocando todos os militares estaduais reformados e reservistas, além dos pensionistas, para se fazerem presentes e acompanharem a votação do projeto de lei que garante a preservação do direito de recebimento do subsídio com base no posto/graduação superior (direito adquirido), nessa terça-feira (3), na Assembleia Legislativa.

João Daniel I

Em reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município de São Domingos, o  deputado federal João Lula Daniel (PT) esteve reunido com produtores de mandioca, donos de casa de farinha, diretoria e filiados do STR. O encontro foi uma oportunidade de ouvir as demandas e debater com eles a problemática do trabalho nas casas de farinha.

João Daniel II

De acordo com o parlamentar, o objetivo é encontrar uma solução para essa questão que atinge a cadeia produtiva da mandioca, tão importante para a economia da região Agreste e o estado de Sergipe. Também participaram da reunião representantes do município de Lagarto, a secretária estadual de Agricultura, Rose Rodrigues; o secretário municipal de Agricultura de São Domingos e Lagarto, Anderson e Flamarion Déda, respectivamente; o vereador Everaldo, de São Domingos; a presidenta do STR, Rilva; entre outras lideranças.

Eduardo Amorim I

Atendendo ao convite do prefeito Everton Lima, o senador Eduardo Amorim (PSDB) esteve no município de São Miguel do Aleixo para acompanhar a entrega de uma patrulha mecanizada, além da assinatura de ordens de serviço para a pavimentação de dois povoados e reforma do mercado. A patrulha mecanizada com implementos agrícolas é fruto de emenda de quase R$ 150 mil destinada pelo parlamentar e vai beneficiar o homem do campo.

Eduardo Amorim II

São Miguel do Aleixo sempre recebeu a atenção do senador Eduardo. Foram mais de R$ 1,9 milhões solicitados para a Saúde, obras e aquisição de equipamentos. Agradeço a recepção do povo do Aleixo. “Estamos entregando esse trator e queremos trazer muito mais benefícios para o Aleixo. Parabéns ao prefeito Everton Lima pela gestão que vem realizando em São Miguel do Aleixo, proporcionando mais desenvolvimento e um novo tempo ao para o povo do Aleixo. A porta do gabinete em Brasília está aberta, conte conosco sempre”, salientou Eduardo Amorim.

Everton Lima

O prefeito agradeceu o empenho do senador Eduardo Amorim para garantir recursos que beneficiam o município de São Miguel do Aleixo. “Só temos a agradecer ao senador Eduardo Amorim por trazer esses recursos para o Aleixo. Desta vez fomos contemplados com uma patrulha mecanizada, que vai ser essencial para os produtores rurais. São Miguel do Aleixo vive um novo tempo e, com certeza, o senador é um dos responsáveis por isso”, destacou Everton Lima.

Márcio Macedo I

O vice-presidente nacional do PT e pré-candidato a deputado federal de Lula, Marcio Macedo, participou da inauguração do estádio de futebol Editon Oliveira da Silva, no município de Nossa Senhora da Glória, e durante a solenidade, o prefeito da cidade Chico do Correio, enalteceu a importância de Marcio para o sertão.

Márcio Macedo II

“Quando Marcio estava como deputado federal, encaminhou para Glória mais de R$ 6 milhões em emendas parlamentares para serem investidos na melhoria e no crescimento da cidade. Marcio é um grande companheiro e estarei ao seu lado do início ao fim”, disse o prefeito.

Estância I

Foram 31 dias de festa com programação todos os dias, os festejos juninos em Estância, o “São João Mais Cultural do Brasil”. Quem mora na cidade ou visitou o município durante seus festejos teve o privilégio de desfrutar de muita cultura e intensas festividades com uma programação que contemplou atividades na cidade, no Arraial Zé Taquari, montado na Praça Barão do Rio Branco; assim como na zona rural, com a edição do Forró no Campo; além de shows com artistas locais e nomes do cenário musical na Salva Junina (31 de maio) e véspera de São João (3 de junho).

Estância II

Para o secretário municipal da Cultura e Turismo, Manoel Messias, realizar essa grande festa só foi possível devido ao equilíbrio das finanças do município. “Realizamos 31 dias de festa na cidade de Estância em função do esforço da administração do prefeito Gilson Andrade e da Vice-prefeita, professora Adriana Leite em equilibrar as finanças públicas no momento de crise econômica e investir na preservação da cultura e esse esforço fez com que o dinheiro circulasse no comércio”.

Manoel Messias

“O São João foi positivo do ponto de vista cultural com o fortalecimento dos nossos grupos folclóricos, dos nossos fogueteiros e os nossos músicos, festividade de fazer inveja a todos os demais municípios com a nossa programação cultural”, expressou o secretário.

OAB I

O prazo para envio de trabalhos para o III Concurso Cultural de Pintura, Desenho e Poesia da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, está acabando e os alunos de escolas públicas, do ensino fundamental e médio do Estado, poderão enviar as obras só até esta sexta-feira (6). Idealizado pela Comissão dos Direitos da Infância, Adolescência e Juventude, o concurso é destinado não só aos estudantes de escolas públicas, mas também às crianças e adolescentes que estão inseridas em projetos de entidades do terceiro setor e da sociedade civil organizada.

OAB II

Sob o tema “Os 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Olhar por meio da arte”, a competição visa criar um espaço de interlocução entre a OAB/SE e a comunidade estudantil, a partir da compreensão prévia do público infanto-juvenil sobre os direitos das Crianças, Adolescentes e da Juventude.Para participar, as crianças e adolescentes devem enviar desenhos, pinturas ou poesias que relacionem o tema central à Família; à Liberdade Religiosa; ao Gênero e Violência; ao Meio Ambiente; à Proteção dos Animais; e à Cidadania e Igualdade.

 Exploração Sexual I

Representantes de instituições da sociedade civil organizada e movimentos sociais, atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, professores e pesquisadores acadêmicos da área, além de representantes do poder público e integrantes do trade turístico se reúnem nesta quinta-feira (4) para participar do II Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes decorrente da Atividade de Turismo. O evento acontece das 8h às 13h no Orion Hotel em Aracaju.

Exploração Sexual II

A atividade integra o Projeto de Elaboração e implantação do programa de Comunicação e Prevenção a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes decorrentes de atividades turísticas, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado em parceria com a Quanta Comunicação e Consultoria, o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e a rede Ativacidade, financiado pelo PRODETUR, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A abertura do seminário será feita de forma lúdica, com a apresentação de um trecho do espetáculo “Mala Sem Alma”, do Coletivo Teatro de Mala.

Contextualização

A peça aborda de maneira sensível e profunda o drama da violência sexual vivenciado por milhares de crianças e adolescentes brasileiros, trazendo à tona aspectos como a relação entre a violência sexual e a vulnerabilidade social e os traumas vividos pelas vítimas em decorrência do crime. O espetáculo tem roteiro e direção de Ewertton Nunes. Após a abertura oficial do evento, o coordenador do projeto, Anderson Rafael Nascimento, irá apresentar as principais ações realizadas ao longo dos últimos meses em Sergipe.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também