Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

CBMSE promove Semana de Prevenção Contra Incêndio

8

O objetivo é comemorar o Dia Nacional do Bombeiro – 2 de julho, dando visibilidade às ações realizadas pela corporação

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realiza, entre os dias 2 e 6 de julho, em Aracaju/SE, a Semana de Prevenção Contra Incêndio. O evento conta com diversas atividades que envolvem simulado de combate a incêndio, exposição de materiais, apresentação da banda de música, ações de prevenção contra incêndio e pânico em edificações, Projeto Um Dia de Bombeiro, atividades esportivas e formatura militar com entrega de medalhas de mérito. O objetivo é comemorar o Dia Nacional do Bombeiro – 2 de julho, dando visibilidade às ações realizadas pela corporação.

A programação começa na segunda-feira (02), às 7h30, com um simulado operacional de incêndio no cinema do Shopping Jardins. Serão empregados um autobomba tanque (ABT), um autobusca e salvamento (ABS), duas unidades de resgate (UR) e um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Durante o teste, que simulará um princípio de incêndio em uma máquina de projeção de filmes, com duas vítimas com queimadura e parada cardiorrespiratória, será observado o cumprimento do protocolo de registro, despacho e atendimento da ocorrência. O objetivo é padronizar e otimizar as ações emergenciais do CBMSE nos incêndios em locais de reunião de público.

Ainda no Shopping Jardins, no dia 02/07, durante o horário de funcionamento local, será realizada uma exposição de equipamentos usados pelos bombeiros nas ocorrências de incêndio, salvamento e primeiros socorros. O público que visitar o shopping também poderá conferir, a partir das 16h, uma apresentação da Banda de Música do CBMSE.

As comemorações continuam na terça-feira (03), com uma Ação de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em Edificações a ser realizada nos centros comerciais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto. A ideia é levar informações e orientações de como buscar regularização junto ao CBMSE após a publicação da Instrução Técnica (IT) nº 42/2017, que trata da simplificação no processo de regularização de empresas classificadas como de baixo risco.

Os profissionais da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMSE distribuirão panfletos e realizarão um total de 200 vistorias de fiscalização em edificações comerciais, esclarecendo quais medidas a serem adotadas para regularização. Serão mapeados todos os pontos fiscalizados, criando-se um cadastro para o acompanhamento da condição de segurança das edificações. Tais ações preventivas estendem-se até o dia seguinte (04), nas cidades de Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória.

Na quarta-feira (04), a programação traz o Projeto Um Dia do Bombeiro, em que cinco personalidades sergipanas serão convidadas a vivenciar as experiências operacionais de um bombeiro no quartel central de Aracaju/SE. Elas participarão da passagem de serviço, da conferência e teste de materiais das viaturas e do combate a um princípio de incêndio, além de fazerem uma descida de rapel, ações de mergulho e outras atividades de resgate.

Já na quinta-feira (05), das 7h30 às 13h, na Associação do Banco do Brasil (AABB), o Corpo de Bombeiros promoverá partidas de futebol para o público interno, com o objetivo de confraternizar e integrar a tropa, além de destacar a importância da atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida dos profissionais que atuam nas diversas unidades da corporação.

A Semana de Prevenção Contra Incêndio encerra-se na sexta-feira (06), com uma formatura militar no quartel central de Aracaju/SE. Na oportunidade, serão entregues medalhas de mérito bombeiro militar ao comandante militar do Nordeste, O general de Exército Artur Costa Moura; ao procurador-chefe da 20ª PRT (Procuradoria Regional do Trabalho), Emerson Albuquerque Resende, e aos procuradores do Trabalho Raimundo Lima Ribeiro Júnior e Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga.

Fonte e foto assessoria

Leia também