Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

“Mobilidade urbana e transporte da capital” é tema de seminário proposto por João Daniel

6

A mobilidade urbana tem se tornado um tema recorrente quando se debate os atuais problemas das cidades relativos ao desenvolvimento urbano, em função do seu crescimento. Não apenas tratar essa questão, mas buscar soluções que facilitem o deslocamento das pessoas no meio urbano, possibilitando uma cidade mais humana e menos desigual, é o desafio para governantes e a sociedade civil. Com o objetivo de discutir essa questão, o deputado federal João Lula Daniel (PT/SE) apresentou requerimento à Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara, da qual é vice-presidente, para que o assunto fosse debatido de maneira ampla, envolvendo os diversos agentes envolvidos nessa questão. O seminário, com o tema “Mobilidade urbana e transporte da capital”, será realizado nesta sexta-feira, dia 6, às 8h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

O seminário terá como foco a cidade de Aracaju e visará a caracterização do problema em sua visão mais ampla da questão da mobilidade e cidadania. “Construímos esse seminário a partir de uma demanda que nos chegou através da preocupação dos taxistas. Mas essa é uma questão que envolve os diversos atores da nossa sociedade e, por isso, decidimos ampliar esse debate, convidando representantes de diversos segmentos para que, juntos, possamos pensar maneiras de se encontrar soluções para o problema da mobilidade que atinge diretamente a nossa capital”, explicou o deputado João Daniel.

Para o seminário foram convidados a participar o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Aristóteles Fernandes; Cleber Nascimento, da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax/SE); o geógrafo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, membro da ONG Ciclo Urbano, José Waldson Costa de Andrade; o professor do curso de Arquitetura e urbanismo da universidade Tiradentes (Unit), Ricardo Soares Mascarello; representante do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Jack Lopes Correia; Ministério Público estadual, com a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Euza Missano; Ministério Público do Trabalho; Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), além de representantes da Câmara de Vereadores de Aracaju e da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Por Edjane Oliveira

Leia também