Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PRIMEIRO APORTE DE INVESTIMENTO VENTURE CAPITAL É FEITO EM SE

Evento em Aracaju vai estimular novos negócios inovadores

Empreendedores, investidores e parceiros da inovação empresarial participam, em Aracaju, do evento “Inove-se”, ação de incentivo ao empreendedorismo. Promovido pela empresa Paggcerto, em parceria com o Banco do Nordeste, o evento irá compartilhar detalhes sobre o Fundo Criatec 2 e estimular negócios inovadores em Sergipe. A atividade será realizada amanhã (4) a partir das 19h, no Radisson Hotel, na Orla da Atalaia.

O evento marca um fato inédito entre as empresas locais. Segundo informações do Banco do Nordeste, este é o primeiro aporte de investimento venture capital feito no estado.

A coordenadora de marketing da empresa, Gabriella Coutinho, espera facilitar o caminho para outros empreendedores. “A ideia é que eles tenham um ímpeto maior ao saber que uma empresa sergipana conseguiu esse investimento. A gente sabe que não é fácil, é um processo demorado e complicado. Então o compartilhamento dessa experiência vai dar força e esclarecimento para os empresários, e o Banco do Nordeste vem atuando como um simplificador”.

O evento contará com apresentação de representantes do BNB, Sebrae, Bozano Investimentos (gestora do Fundo Criatec 2) e Paggcerto, além de mesa redonda para esclarecer dúvidas.

Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Sergipe, Antônio César de Santana, o foco do evento e desse modelo específico de investimento é espalhar boas ideias de inovação empresarial. “O BNB, por meio do aporte de recursos à empresa Paggcerto, demonstra valorizar e reconhecer iniciativas inovadoras nos diversos segmentos econômicos.  Serve de modelo para que outros empreendedores resolvam ousar e criar”, diz o superintendente.

A gerente do Ambiente de Mercado de Capitais do Banco do Nordeste, Sandra Lisbôa, ressalta a importância do programa Criatec. “O BNB participa de fundos de venture capital por reconhecer a relevância do apoio à inovação tecnológica e à geração de novos negócios, além de entender a contribuição que esse tipo de iniciativa tem sobre o empreendedorismo e o desenvolvimento da Região Nordeste. É uma grande satisfação ter uma empresa nordestina e sergipana investida pelo Criatec 2”, explica Sandra.

Fundo Criatec

O Fundo Criatec é um fundo de investimento de abrangência nacional, que possui, dentre outros cotistas, o BNB e o BNDES. Tem como objetivo obter ganhos de capital, por meio de investimentos de longo prazo em empresas brasileiras em estágio inicial, com perfil inovador e que projetem elevado retorno, com suporte gerencial e melhoria da governança.

O segundo fundo da série (Fundo Criatec 2) tem capital comprometido de R$ 186 milhões, com objetivo de investir em 36 empresas durante dez anos. Nos primeiros quatro anos, os gestores têm a missão de utilizar os recursos para investir em empresas inovadoras com faturamento líquido anual inferior a R$ 10 milhões, de forma a promover capitalização e crescimento acelerado.

A empresa

Focada na inovação de meios de pagamento, a Paggcerto desenvolveu uma aplicação que possibilita aos seus clientes utilizar o próprio smartphone como máquina para aceitar cartões de crédito. De modo prático e seguro, o cliente pode controlar suas vendas, emitir boletos, comprovantes e relatórios, dentre outros serviços. Assim, tal fatia do mercado, ao disponibilizar esta nova forma de pagamento aos seus clientes, tem a oportunidade de dar mais relevância ao seu negócio, ampliando sua carteira de clientes.

O investimento

O Venture Capital está associado a todas as classes de investidores cujo potencial de valorização e retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores esperam correr. Em geral, os fundos são direcionados para empresas de médio porte, que já tem faturamento expressivo, mas ainda precisam dar salto de crescimento.

Banco do Nordeste

Leia também