Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

TUDO FAZ PARTE DO JOGO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

É natural que o candidato governista, em qualquer Estado, seja a vidraça de adversários. Mesmo de quem já foi aliado. Faz parte do jogo. Afinal a oposição faz sua campanha sobre falhas da administração, em todas as áreas. Quem enfrenta um nome que representa o Governo, expõe ideias, se mostra mais capaz, excessivamente eficiente e exibe projetos que, certamente, vão consertar falhas em determinado segmento.

Mesmo que não mostre a mínima capacidade para isso.

Lógico que acusar é mais fácil que se defender. Dentro dessa lógica, tudo que se critica tem uma força maior de credibilidade. E esse comportamento é tão natural quanto legítimo. Pode até não dar certo, mas é a saída para a oposição se credenciar ao voto. O discurso político nem sempre é coerente com o comportamento de quem o faz e muito menos é obrigatoriamente inserido à prática.

Um fato novo na campanha majoritária deste ano: a proliferação dos grupos sociais na internet, sempre prontos ao que há de pior: enxovalhar, agredir moralmente, mentir de forma descarada e criar fatos não existentes. Isso inundou o mundo, chegou ao Brasil e disseminou nos Estados e municípios. Uma loucura! Ou uma tortura, como queiram. Sergipe participa de tudo isso. E se percebe quem é quem, a mando de quem está afiado para atingir a jugular de apenas um adversário.

Quem ainda não percebeu de onde partem os tiros mortais, passe a reconhecer nomes e tons, na forma que são endereçados e até no conteúdo. Lógico que sempre tem um lado que bate da cintura para baixo. Outros são duros, mas não tão asquerosos e mal pagos. Esses, se colocam como vermes a serviço de um bloco em que os sujos falam dos mal lavados.

Percebe-se que a sociedade está se distanciando das urnas. A corrupção é a causa maior, mas não fica por baixo todo esse nojo que se expõe contra adversários que um dia foram aliados e podem voltar a estar juntos já no segundo turno ou no próximo pleito.

CONVERSA SOBRE CHAPINHA

Deputados da base aliada trocaram conversas sobre a posição do PT se unir ao PCdoB para formação de chapinha na disputa por vaga na Assembleia.

Se acontecer, esses deputados ameaçam não votar no majoritário da sigla.

UM PROBLEMA A RESOLVER

Esse é mais um problema a ser resolvido pela cúpula da base aliada até às convenções, porque os deputados que tentam reeleição pretendem fixar posição sobre isso.

Por enquanto estão aguardando uma decisão.

AINDA SOBRE A VICE

A base aliada já discute o nome do vice-governador, embora não tenha desistido de Eliane Aquino (PT). Mas alguns nomes vêm sendo citados.

Ontem surgiu o nome do deputado federal Fábio Reis.

VAI PARA A REELEIÇÃO

Fábio Reis desconhecia a citação do seu nome e adiantou que está focado na reeleição. Fábio, aliás, é um dos nomes bem cotados pela base aliada para continuar em Brasília.

O deputado disse que ainda defende o nome de Eliane Aquino.

SOBRE POSIÇÃO DE ELIANE

Eliane Aquino mantém o silêncio sobre questão de candidatura, mas tem revelado a amigos que deseja disputar mandato proporcional para Câmara Federal.

Não voltou a conversar com Belivaldo Chagas.

PETISTAS QUEREM ELIANE VICE

Alguns petistas, mesmo ligados a Eliane Aquino, acham que ela deve disputar a vice. Admitem que, a essa altura, optar pela Câmara Federal é um risco grande.

Lembram que João Daniel e Márcio Macedo já têm estrutura montada.

UM TRABALHO PARA FEDERAL

Segundo uma fonte do PT, o deputado João Daniel e ex-deputado Márcio Macedo já trabalham a disputa pela Câmara há muito tempo.

Principalmente João Daniel que está em melhor condição.

SOBRE POSIÇÃO DO SENADOR

Pessoas próximas ao senador Valadares (PSB) acham que ele é candidato à reeleição, mas poderá optar pela Câmara Federal dependendo da disputa do filho ao Governo.

– Se sentir que Valadares Filho fica no segundo turno, pode acontecer.

BRENO ASSUME DIRETORIA

Breno Leite Soares, filho do ex-deputado federal Djenal Gonçalves, foi nomeado para a Diretoria Nacional de Auditoria do SUS (Devasus), do Ministério da Saúde.

Já toma posse no decorrer desta semana.

VAI REUNIR A MILITÂNCIA

Pré-candidato à reeleição, Belivaldo Chagas (PSD) vai reunir até sábado lideranças da base aliada para começar a discutir a pré-campanha na capital e interior.

O objetivo é determinar um ritmo que atinja todo o Estado.

REÚNE-SE COM LUPI AMANHÃ

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) viaja a Brasília para um encontro com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, amanhã. Em pauta, eleições de outubro.

Fábio anuncia que é candidato a deputado federal.

TRATA DE POSIÇÃO EM SERGIPE

Fábio Henrique aproveita e conversa com Carlos Lupi sobre a posição do partido em Sergipe e definirá o rumo que o PDT vai tomar.

Fábio já disse que se manterá na base aliada.

EDVALDO VAI A COLUMBIA

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) comunica hoje à Câmara que vai à Columbia (EUA) junto com vários prefeitos para participar de um curso de oito dias.

A vice, Eliane Aquino vai a Brasília. Assume o presidente da Câmara, Nitinho Vitale.

ABSTENÇÕES PREOCUPAM

A maioria dos deputados está preocupada com a ausência de eleitores. Uma pequena pesquisa feita em Capela, durante festejos juninos, aumentou essa agonia.

O número de pessoas que disse que não vai votar é alto.

CONVERSA COM COLLOR

Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC) conversaram com o presidenciável Fernando Collor (PTC), sábado à noite, na cidade de Capela, durante o São Pedro.

Collor teria achado Eduardo tímido em uma pré-campanha ao Governo.

NA FESTA DO MASTRO

Collor esteve na festa do mastro e se encontrou com o cantor Bel. Quando na banda ‘Chiclete com Banana’, Bel acompanhou toda campanha de Collor em 1990.

O presidenciável, ao lado da mulher Caroline, foi hospede de Sukita.

NÃO É CHEQUE EM BRANCO

Henri Clay acha que voto não é cheque em branco e não se pode admitir um distanciamento tão grande do parlamentar em relação às pessoas que representa.

Henri é candidato ao Senado na chapa liderada por Valadares Filho.

EMBAIXADOR EM SERGIPE

O embaixador de Israel, Yossi Shelley chega amanhã em Sergipe e cumpre agendas eclesiásticas e políticas. Recebe o título de cidadão sergipano na Assembleia.

Shelley viaja ao sertão a convite do deputado Jony Marcos.

Notas

Uma nova arma – Nas eleições de 2018, os políticos terão nova arma à disposição. Além da propaganda de rádio e TV, o TSE autorizou a propaganda eleitoral na internet. Faltando menos de dois meses para início da campanha oficial, pré-candidatos à Presidência apostam no potencial das redes sociais para se tornarem mais conhecidos.

0x0

Homicídio em voo – Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal investigam circunstâncias que forçaram piloto de avião executivo a fazer pouso forçado em um rio do sudoeste do Pará, em região de garimpos. Segundo os investigadores, o piloto da aeronave contou que houve dois homicídios em pleno ar, durante o voo.

0x0

Portabilidade do salário – Entraram em vigor as novas regras para portabilidade do salário. A partir de agora, o trabalhador poderá fazer o pedido de transferência dos recursos diretamente para a instituição pela qual deseja receber. Até agora, o pedido precisava ser endereçado ao banco no qual o empregador mantém conta-salário.

0x0

No mesmo bolo – Brian Alves Prado, um dos advogados de Temer, disse à Folha que o julgamento de Gleisi Hoffmann foi aceno sobre necessidade de se demonstrar o efetivo ato de ofício praticado pelo agente público que beneficiou uma empresa. “Em outros tempos, tínhamos a mera acusação e se colocava tudo isso num mesmo bolo”.

0x0

Preso por roubar cueca – O ministro Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), nega Hábeas Corpus a homem condenado por furtar uma bermuda de apenas R$ 10. O ministro do STF entendeu que não é possível aplicar princípio da insignificância por réu ser reincidente. NP – Cueca com dólares não teria problemas.

0x0

Temer em comemoração – Rejeitado por 79% da população, Temer tem adotado uma prática durante jogos da seleção: um assessor filma os momentos de comemoração dele, do seu gabinete e de sua família no Palácio do Planalto. Ontem, o presidente publicou em redes sociais vídeos celebrando a vitória do Brasil sobre o México.

Conversando

Até sexta-feira – O governador Belivaldo Chagas (PSD), que disputa a reeleição, tem até sexta-feira para participar de solenidades em municípios.

Em viagens – Pela exiguidade de tempo, Belivaldo vai passar esses próximos quatro dias em viagens por cidades de interior para entrega de benefícios.

Vai à reeleição – O senador Valadares (PSB) já está decidido: será mesmo candidato à reeleição. Pelo jeito, nada a tratar sobre Câmara Federal.

Bate boca – Ex-governador Jackson Barreto (MDB), em ritmo de pré-campanha ao Senado, tem evitado bate-boca com adversários.

Volta firme – Comemorações de São Pedro rolaram até o sábado passado, com festas pelo interior e em Aracaju. As festas juninas voltaram firmes, pelo menos esse ano.

Quer retornar – Marcio Macedo disse, em Glória, que quer retornar à Câmara Federal para fazer muito mais pelo Estado de Sergipe.

Volta a aparecer – O pré-candidato a deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) voltou a aparecer com mais intensidade depois do arquivamento do processo das subvenções.

Com discrição – Pré-candidato a governador, o senador Eduardo Amorim (PSDB) está conversando com discrição e não tem aparecido com euforia pelo interior.

Sobre imposto – Deputados que votaram pela aprovação da reforma trabalhista enviam mensagens entre si comemorando a decisão definitiva do STF sobre imposto sindical.

Leia também